Alguns materiais como ferro e aço, estão presentes em uma grande variedade de procedimentos industriais, de modo que demandam operações e utensílios capazes de tratá-los adequadamente.

Por isso, é importante conhecer mais sobre o corte de chapas constituídas desses materiais, que são importantes para a estruturação de diversos ambientes, sem falar no uso correto do tipo de aço mais indicado para cada situação.

No artigo que você acompanha a seguir, é possível ficar por dentro de alternativas disponíveis para o tratamento de objetos metálicos, conhecendo um pouco mais sobre um dos tipos de aço mais recorrentes e úteis no setor.

Corte a laser

O corte laser aço é um procedimento de alta tecnologia que permite a separação de partes por meio da incisão térmica.

Ao ser atingido pelo “raio laser” – um termo muito empregado em ficção científica e que já faz parte da realidade dos segmentos industriais contemporâneos – o material é superaquecido e, com isso, derrete ou evapora.

O corte se dá quando o feixe transpassa o material completamente, gerando uma separação. Isso pode ser feito de acordo com as demandas produtivas, com base em determinações geométricas específicas para que o processo possa gerar os resultados desejados.

O que é laser?

O laser é um feixe luminoso que significa “ampliação da luz por emissão estimulada de radiação” e que pode ser empregado em diversas demandas, tendo como objetivo a focalização da luz em uma única lente e numa determinada direção. A luz concentrada gera, portanto, o superaquecimento que possibilita o corte.

Ele é gerado por meio de um procedimento muito específico. As posições ocupadas pelos elétrons de carbono e de oxigênio no átomo são níveis energéticos ao redor do núcleo.

O soprador é responsável pela circulação de CO2 na câmara, onde os eletrodos estão conectados a uma fonte que possui alta tensão.

A energia do gás é aumentada por esses eletrodos, forçando os átomos do CO2 a mudarem de nível orbital, se afastando do núcleo.

Ao regressarem à posição anterior, os elétrons eliminam energia adquirida. Para “perder” essa energia acumulada, a emissão espontânea a libera na forma de luz, que é contínua e amplificada.

Com o uso de espelhos especiais, essa luz se torna concentrada no cabeçote do dispositivo e é guiada para emissão a partir de lentes com um único ponto de foco. Com isso, a energia é concentrada e pode ser disparada contra os objetos que se deseja cortar.

Vantagens do corte a laser

O Corte laser aço carbono tem uma série de vantagens, sendo a que mais se destaca a sua capacidade de precisão.

Vale lembrar que esse procedimento não deve ser conduzido de forma manual, pois envolve grande concentração de energia e possui um desempenho muito veloz, oferecendo riscos à saúde e à integridade do operador.

Geralmente, o corte é feito em mesas móveis que podem se locomover em três eixos, x, y e z. Enquanto os eixos x e y determinam as coordenadas do corte a ser feito, o eixo z corrige a altura da emissão de acordo com a distância entre o ponto focal e a superfície do objeto.

Isso porque deformações nas chapas e o próprio calor decorrente do procedimento podem gerar variações nesse aspecto.

Sendo assim, a maquina de cortar a laser é extremamente prática e eficiente, buscando sempre a precisão máxima e o mais elevado desempenho em segurança.

Existem diferentes modelos e eles podem variar de acordo com a potência, o tamanho, a aplicação, entre outros fatores, de modo que a avaliação da demanda antes da escolha do tipo mais correto é uma indicação que não pode ser deixada de lado.

Aço especial

Existem diferentes tipos de aço e alguns deles são mais indicados para determinados processos de produção. O Aço 4140, por exemplo, é usado para beneficiamento e possui nível médio de temperabilidade, sendo ligado ao molibdênio e ao cromo.

Ele pode ser encontrado na fabricação de componentes mecânicos em geral, pois apresenta alta resistência à fratura e à fadiga, de modo que é usado em:

  • Engrenagens;
  • Parafusos;
  • Porcas;
  • Anéis;
  • Eixos hidráulicos;
  • Cilindros.

É sempre fundamental conferir a procedência dos materiais empregados nas mais diversas atividades de produção industrial, especialmente as de usinagem, pois as peças devem apresentar precisão duradoura e gerar benefícios ao cliente final.