Os medidores são equipamentos extremamente essenciais para uma série de procedimentos dentro das fábricas e indústrias. Isso porque esses setores exigem atividades precisas e a utilização de substâncias e materiais em determinadas quantidades e dimensões que devem ser estritamente seguidas.

Conheça, no artigo a seguir, alguns desses utensílios tão importantes e saiba como eles funcionam na otimização de análises diversas e processos que buscam apontar medições precisas e de qualidade.

Multímetro

Multímetro minipa é um dos dispositivos mais utilizados em muitos segmentos industriais por realizar a função e três tipos diferentes de medições elétricas: voltímetro, amperímetro e ohmímetro.

Dessa forma, esse aparelho de medida elétrica é capaz de medir a corrente e a tensão elétrica, sejam contínuas ou alteradas (função do amperímetro).

Isso sem falar na medição da resistência elétrica, uma atividade indicada ao ohmímetro, e a capacitância, a frequência de sinais alternados e até a temperatura. Para selecionar a função a ser realizada, basta girar uma chave acoplada ao equipamento.

Existem diferentes tipos de multímetros disponíveis atualmente no mercado. O multímetro analógico como base nos galvanômetros, por exemplo, realiza a leitura através da força eletromagnética conduzida pelo ponteiro de marcação.

A sua versão digital, por outro lado, é composta pelo amplificador operacional e tem uma alta resistência de entrada como princípio.

Pressostatos

pressostato é muito utilizado na indústria de fabricação de máquinas diversas e sua versão eletrônica tem se tornado cada vez mais presente em diferentes setores dentro da área industrial.

Entre suas principais vantagens pode-se citar o display digital, um modelo que oferece a opção de ajustar pontos de chaveamento, sem falar em sua alta confiabilidade.

Com base em um sensor de pressão eletrônico, esse dispositivo é de manuseio intuitivo e executa tarefas de controle simples. Uma das maiores vantagens é que tanto seu ponto de comutação quanto seu ponto de reinicialização são ajustáveis de forma individual e de acordo com as necessidades de aplicação.

Pressostato diferencial apresenta elevado nível de resistência, além de fornecer dados precisos sobre os procedimentos onde ele será utilizado. Com a sua solicitação, é possível garantir um processo mais confiável, evitando assim uma série de riscos e prejuízos.

Entre suas principais características, estão:

  • Projeto mecânico e eletrônico;
  • Estabilidade duradoura;
  • Instrumentos exclusivos;
  • Eficiência na montagem;
  • Alta precisão;
  • Confiabilidade absoluta.

Seja no modelo mecânico ou no eletrônico, os pressostatos abrem e fecham um contato elétrico quando o setpoint de pressão é alcançado. Por isso, são utilizados nos mais variados processos industriais e técnicos existentes atualmente.

Vale lembrar que a utilização de cada modelo varia de acordo com as demandas de aplicação, de modo que é muito importante avaliar todas as necessidades existentes antes de realizar a escolha, evitando prejuízos e transtornos futuros.

Medidores de vazão

Os medidores de vazão são equipamentos que não podem faltar nas indústrias, especialmente naquelas que lidam com gases e fluidos em variados procedimentos de fabricação.

Isso porque é por meio da adequada medição de pressão que uma extensa lista de máquinas e operações industriais acontecem todos os dias no setor.

Medidor eletromagnético é um exemplo de alto desempenho e praticidade em grande parte dos casos. Além de ter um custo mais baixo se comparado com outros modelos de medidores, ele realiza a medição de vazão volumétrica.

Por isso, é indicado apenas para fluidos condutivos, algo que muitos especialistas na área ressaltam para evitar falhas e acidentes.

O tubo de medição desses dispositivo possui duas bobinas, das quais são instaladas estrategicamente nas partes superior e inferior. A medição da voltagem criada, por sua vez, é feita por dois eletrodos em versões básicas.

O revestimento que isola as bobinas pode ser de borracha, teflon, cerâmica, etc. São elas que criam um campo eletromagnético dentro do tubo, que, consequentemente, irá medir a tensão do fluido quando ele passar pela tubulação.

Vale lembrar que todo medidor deve ser aplicado com muita cautela e passar por manutenção periódica, pois isso vai possibilitar a obtenção de resultados mais confiáveis e precisa, garantindo uma produção de maior qualidade.

Isso sem falar que os reparos feitos continuamente evitam problemas mais sérios e também asseguram a vida de todas as pessoas que operam esses dispositivos diariamente.

O mais importante é utilizar medidores de qualidade e garantir a atuação de profissionais devidamente capacitados e com os conhecimentos técnicos adequados para a operação de cada tipo de equipamento.