Metais dos mais variados tipos são muito usados no contexto da indústria.

Sua resistência à corrosão, a altas temperaturas e sua durabilidade são fatores que os tornam a primeira opção para a confecção de uma série de equipamentos, usados com diversas finalidades.

Entretanto, ao elaborar um projeto do tipo é preciso considerar que cada um tem características muito específicas.

Enquanto alguns são relativamente maleáveis, outros são rígidos; enquanto alguns são lisos, outros são ásperos; se uns se deterioram facilmente quando expostos à maresia, outros resistem a ela.

Isso significa que nem todos serão adequados para todos os projetos.

Por conta disso, é muito comum que sejam elaboradas ligas metálicas, que nada mais são do que uma mescla de diferentes substâncias, de modo a aproveitar as propriedades de cada uma.

Há, ainda, metais que podem ser usados tanto em estado puro quanto junto a outros.

É, por exemplo, o caso do ferro. Confira, a seguir, algumas das maneiras como ele é usado na indústria:

Placa de ferro

Existem inúmeros itens, industriais ou não, que podem ser feitos de metal. Estes materiais são usado para confeccionar mobílias, revestimentos de escadas, guarda-corpos e muito mais.

Todos estes objetos têm algo em comum: costumam ser fabricados a partir de chapas metálicas, que, graças à sua pequena espessura, podem ser facilmente fundidas ou manipuladas para assumir outros ângulos e formatos.

ferro laminado é uma das versões desse material.

Trata-se de uma chapa especialmente fina, que passa por um procedimento para que a sua espessura seja ainda mais reduzida.

Como este metal é conhecido por sua maleabilidade, este item pode servir de matéria-prima para a confecção de uma série de objetos – até mesmo itens de uso doméstico, como móveis ou painéis de revestimento de paredes.

Flange

Sistemas de distribuição de fluidos, como água e gás, são complexos.

É preciso montar uma estrutura subterrânea, que chegue a casas e estabelecimentos comerciais, levando o produto em questão com praticidade e segurança, sem que ele esteja contaminado.

Isso, normalmente, exige a combinação de diversos canos, que têm que ser conectados de forma que não haja vazamentos na ligação.

Para assegurar que tudo funcione adequadamente, usa-se uma peça chamada flange. Trata-se de um anel metálico que serve como conexão entre os canos e está disponível em diversos modelos, tais como:

  • Flange sobreposto;

  • Flange cego;

  • Flange orifício;

  • Flange lap-joint;

  • Flange soquete;

  • Flange rosqueado;

  • Flange com pescoço.

Vale ressaltar que alguns modelos, como o cego, também podem ser usados para interromper a rede de distribuição, mas de uma maneira que ela possa ser retomada e expandida posteriormente.

Devido à resistência requerida desta peça, ela é uma das que costuma ser feita de ferro.

Tubos de ferro

Se as conexões tubulares precisam ser resistentes, o mesmo pode ser dito dos tubos em si.

Além de servir para o transporte de fluidos, eles também são usados para criar estruturas de obras de construção civil e até mesmo para confeccionar produtos de uso doméstico, como brinquedos para parques infantis.

Por conta disso, o tubo galvanizado é extremamente popular.

Como ele recebe uma camada de zinco sobre sua superfície, ele oferece uma resistência acima da média a diversos elementos, inclusive a maresia.

Consequentemente, ele faz com que a estrutura fique em um bom estado de conservação por mais tempo.

Porém, tais benefícios são obtidos apenas quando o modelo certo de cano é escolhido: sua espessura, e, consequentemente, sua resistência à temperatura e à pressão, podem variar.

tubo din 2440, um dos mais usados do mercado, é um bom exemplo disso: sua espessura varia, fazendo com que diversos subtipos existam.

A escala começa no tubo 1/4 , o mais leve e fino de todos, e vai até o 8 – mais robusto e, consequentemente, mais resistente.

Ligas de aço

Além de serem usadas em estado puro, para fabricar uma série de objetos, substâncias férricas também podem compor ligas, estas empregadas na produção de diversos itens.

A mais conhecida delas é o aço, usado para fabricar desde canos até utensílios de cozinha.

Mais recentemente, uma de suas variáveis ganhou ainda mais destaque: a liga inoxidável.

Além de resistir mais aos efeitos da maresia, sua superfície extremamente lisa e livre de ranhuras dificulta a proliferação de bactérias, tornando-o uma opção mais higiênica do que outras ligas metálicas.