De modo geral, pode-se definir as válvulas industriais como ferramentas utilizadas para controlar, direcionar ou interromper o fluxo de fluidos gerais que circulam em uma tubulação.
Como muitas tarefas industriais envolvem o transporte de líquidos e gases, a utilização das válvulas é de suma importância para o funcionamento adequado e seguro do setor.
Existem vários Fabricantes de válvulas industriais, pois (como dito) este item é indispensável para a indústria atual ao regular o fluxo de gases ou fluidos, controlando tanto a entrada quanto a saída desses fluxos.
Importância e o uso de válvulas
Como foi possível perceber, este é um item de extrema importância industrial, pois diversas máquinas e estruturas industriais necessitam de válvulas para poder manter o seu funcionamento pleno.
De modo geral, ela pode ser encontrada em equipamentos como as tubulações e as caldeiras. O controle de pressão é outra importante função deste produto, auxiliando a monitorar as mudanças de temperatura e fluxo.
Os principais tipos de válvulas são:
-
Pneumáticas;
-
Solenóides;
-
Hidráulicas;
-
Manuais.
As pneumáticas são também conhecidas como válvulas direcionais, ou seja, direcionam o fluxo do fluido por meio das tubulações. Esse direcionamento pode variar de duas a cinco vias.
De modo geral, esse sistema funciona por meio de um acionamento eletro-mecânico realizando a mudança de via ou abertura da válvula quando é energizada.
Vale destacar que o modelo pneumático pode ser enquadrado como um subtipo de válvula solenoide.
Desse modo, a válvula solenoide funciona a partir da descarga eletrica em sua bonina. Porém, neste caso, o direcionamento e abertura é feito quando a carga elétrica atinge o fio localizado na bonina da peça, realizando o comando de abertura da peça.
Diferentemente dos modelos anteriores, mais utilizados para o controle de gases, a válvula hidráulica é destinada para o direcionamento de líquidos como água e óleo por meio de tubulações de um sistema hidráulico.
Já as válvulas manuais permitem uma vazão completa do fluído, ou seu total bloqueio por meio de um controle manual no qual um operador fica responsável por controlar a abertura do registro em que ela está instalada.
Entre muitos outros modelos de válvula. Comumente elas são divididas por sua função como uma valvula de retenção, que faz com que o fluxo possa seguir por apenas uma única direção, ou ainda modelos voltados para fluidos específicos como a válvula de disco, que tem como fim a passagem de fluidos abrasivos.
Para além disso, existem modelos como a válvula pistão, uma ferramenta reguladora utilizada para tubulações com fluídos que transportam sólidos em suspensão.
Cabe destacar que cada modelo de válvula corresponde a uma característica e demanda específica, assim, é importante consultar especialistas antes de realizar as instalações do item em sua tubulação de forma a garantir que será implementada a válvula correta e que melhor atende a sua demanda industrial.
Mais ainda, é preciso compreender a pressão e a quantidade de fluidos que percorrerão pelo ambiente para encontrar a válvula que melhor direcionará esse fluxo.
Filtros
Os filtros e purificadores são outros itens que estão presentes em diversos processos da indústria atual e são demasiado importantes.
O ato de filtrar é um processo muito conhecido, que serve para fazer a separação de sólidos ou impurezas de um material líquido ou até mesmo de fluidos que estejam suspensos no sistema.
Esse processo acontece por meio da passagem do fluído por um meio que seja permeável, que serve para separar o sólido do líquido.
Existem diversos tipos de filtração, as de maiores escalas são as laboratoriais e as de escala industrial. Um grande exemplo de uso de filtragem em uma indústria aparece no ramo alimentício, por exemplo, na produção de suco de frutas, óleos, leite, entre outros produtos.
O processo de usinagem com máquinas que necessitam ter uma grande produtividade como a produção de líquido de refrigerante e também produção de limalhas.
Esse processo de usinagem também acaba gerando uma névoa de óleo que pode ser um risco para a saúde de quem opera a máquina e um ônus ao meio ambiente.
Por isso existem os purificadores, que funcionam de modo a não mandar os resíduos ou efluentes direto para o meio ambiente e, assim, não causar problemas ambientais.
Nesse contexto, o Filtro Y é uma carcaça que é alinhada a um elemento filtrante, que na maior parte das vezes são usadas em tubulações. Serve principalmente para oferecer segurança contra sujeira e outras substancias que sejam indesejáveis nas tubulações.
Já o filtro cartucho foi criado em forma de cilindro poroso e permeável que pode ter diversas formas e dimensões.
De modo geral, o Filtro cartucho é montado em vasos de pressão que pode ter vários tamanhos e também pode ser feito de diversos materiais. Sua principal função é separar sólidos dos líquidos.