indústria

As tubulações são, como o próprio nome já diz, tubos unidos que têm acessórios que fazem parte dos procedimentos industriais, usados nesse setor. Os tubos são empregados no transporte de fluídos, gases, óleos, vapores, lubrificantes e entre demais substâncias que integram a parte da fabricação.

Devido a essa função, é necessário adquirir materiais com boa qualidade e durabilidade. Contudo, ao efetuarem a instalação é preciso passa por duas etapas: a instalação e a montagem de tubulação industrial nas dependências da fábrica, além da instalação e montagem de tubulação industrial por fora das construções.

No processo interno são realizadas algumas etapas como:

  • Tubos de processo;
  • Transmissão hidráulica;
  • Instrumentação;
  • Drenagem.

No procedimento externo, são os tubos de transporte e distribuição. As empresas especializadas no serviço realizam o serviço dentro das regras técnicas para se garantirem no mercado atual, pois há uma política forte com relação ao seu corpo técnico.

Dessa forma, otimizando e dando agilidade aos recursos operacionais, com isso, mantendo o cumprimento dos cronogramas e especificações de cada cliente e estabelecendo parcerias a longo prazo.

As empresas de instalação e montagem de tubulação industrial oferecem processos de aperfeiçoamento em diversos âmbitos, são eles:

  • Treinamento de colaboradores;
  • Manutenção do maquinário;
  • Inspeção dimensional e visual da matéria-prima;
  • Fabricação seguindo as normativas em alta;
  • Processo de qualificação de soldadores e soldagem;
  • Inspeção visual de juntas;
  • Testes de líquido penetrante, hidrostático, radiográfico e rugosidade.

Além disso, as empresas podem contar com outros processos, como o polimento mecânico de tubulações internas e externas das máquinas de aço inoxidável – sanitário, acetinado, escovado, espelhado e brilhante.

Saiba mais sobre o tratamento de resíduos industriais

Assim como o tratamento de agua e esgoto serve como uma manutenção do lixo residencial, as indústrias também geram lixos que devem ser tratados.

Por isso e por conta das novas tecnologias, as empresas conseguem ter um tratamento de resíduos industriais melhor, e ter uma qualidade maior no serviço prestado.

Os maquinários usados no processo do tratamento de resíduos industriais são de alto padrão de tecnologia e tem eficácia. Eles são considerados componentes obrigatórios para empresas especializadas no serviço, pois precisam oferecer soluções que atendam as demanda de resíduos feitas por cada indústria.

O tratamento é efetuado em três fases: a primeira é relacionada ao tratamento mecânico – que há uma reação química, separando fisicamente os resíduos de acordo com seu tamanho, feito por usinas de triagem e reciclagem.

O outro é o bioquímico – processo onde resíduos são ingeridos por microrganismos, ou por organismos maiores, que quebram as moléculas maiores, formando uma mistura de substâncias e moléculas menores. O processo apresenta variações de pressão, temperatura ou acidez, tendo reações químicas nas substâncias.

No terceiro, chamado de tratamento térmico – os resíduos recebem quantidade de calor em grandes proporções e, quando alcança certa temperatura, tem mudança nos aspectos e redução de volume.

Entretanto, é preciso levar em consideração o descarte de lixo ou resíduos, pois muitos pontos podem influenciar o tratamento dependendo de sua aplicação no processo de produção.

Veja os aspectos de um projeto de instalação elétrica

Realizar um projeto de instalações elétricas, é fazer uma previsão desenhada da instalação colocando todos os detalhes possíveis.

O planejamento precisa conter uma localização de onde são os pontos de energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão dos circuitos, a carga de cada circuito e a total, os memoriais de cálculo, as listas de materiais e entre outros detalhes.

Assim, como uma empresa de manutenção que ajuda a manter o funcionamento dos maquinários, o projeto de instalação elétrico é essencial para a construção, pois ele se adéqua as demandas de cada projeto.

O projeto visa sempre a segurança das instalações, economia de recursos, o dimensionamento de modo correto e customizado para as necessidades de cada obra e, também, a previsão de consumo para o ter rendimento melhor.

Ele também efetua o cálculo da carga de todos os pontos, dimensionando a fiação e os disjuntores de maneira correta – pois quando projetado de forma correta não agrega problemas e acidentes.

A empresa especializada em projeto de instalações elétricas tem que contar com profissionais habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Atuando conforme as normas brasileiras em vigor: NBR 5410 para instalações de baixa tensão, NBR 14039 para instalações de alta tensão e NBR 10898 para sistemas de iluminação de emergência.