Com a crise econômica que o Brasil enfrenta, muitas empresas passaram a levar a sério algo que, até então, não era tido como tão importante: a produtividade.
Afinal, a partir do momento no qual os recursos se tornam escassos, é natural que os empreendedores busquem maneiras de fazer com que eles rendam o máximo possível.
No caso da indústria, isso se tornou ainda mais nítido, recursos como dinheiro, matérias-primas e, até mesmo, o tempo passaram a ser tratados com muito mais cuidado.
Isso, por sua vez, fez com que os gestores desse ramo da economia buscassem cada vez mais maneiras de otimizar a sua utilização, independentemente de se tratar de uma empresa de instalação e montagem de tubulação industrial ou alimentícia.
Quer aprender mais a respeito disso? Então continue lendo e confira algumas dicas para incrementar a produtividade da sua indústria e torná-la muito mais eficiente.
-
Invista na automação industrial
De acordo com analistas da área, a tendência é que, nos próximos anos, cada vez mais atividades industriais sejam entregues às máquinas.
Isso, por sua vez, acontecerá por meio da adoção de equipamentos como a esteira transportadora automatizada, que dispensa a intervenção humana. Em outras palavras, a automação industrial tende a se fortalecer.
Por mais que haja diversos motivos por trás desse fenômeno, é preciso ter em mente que as vantagens da adoção dessa tecnologia são os principais. Entre elas, estão:
-
Corte de custos;
-
Redução dos erros na linha de produção;
-
Melhora na padronização dos produtos;
-
Direcionamento dos funcionários a outras atividades.
Portanto, se você está em busca de maneiras para fazer com que a produtividade da sua indústria melhore, a automação é um caminho a ser considerado. Ainda assim, é preciso ter em mente que ela pode requerer algumas adaptações em sua estrutura, como veremos a seguir.
-
Tenha uma boa estrutura elétrica
Se você optar por adotar a automação em seu estabelecimento, é preciso ter em mente que contar com uma estrutura elétrica robusta é imprescindível.
O motivo por trás disso é o fato de que praticamente todos os equipamentos usados para automatizar tarefas dependem da eletricidade para funcionar, de modo que qualquer problema em sua distribuição afeta a linha de produção.
Para evitar que isso aconteça, recomenda-se contratar um profissional para elaborar e executar um bom projeto elétrico para as instalações.
Por meio de itens como um bom painel elétrico industrial, fiação de qualidade e a instalação de um gerador para o caso de imprevistos, é possível garantir um bom nível de eficiência na empresa.
-
Aumente a eficiência do transporte interno
Não é preciso ser especialista em logística para saber que a estrutura de transportes do Brasil deixam a desejar. Isso, por sua vez, encarece o frete de mercadorias, o que significa que elas também serão mais caras para o consumidor.
Apesar disso, nem todos os empreendedores consideram que o transporte de objetos no interior da indústria também tem que ser eficiente.
Do contrário, haverá uma perda de tempo considerável, e será preciso deslocar funcionários que poderiam se ocupar de outras funções para dar conta da tarefa.
A boa notícia é que há uma série de equipamentos que podem ser usados nesse sentido. Entre eles, está a esteira transportadora industrial, que, como o seu próprio nome diz, consiste em uma esteira que permite levar objetos de um local ao outro, sem depender da mão de obra humana.
Isso faz com que elas sejam usadas em muitos locais, como no caso dos aeroportos.
Por mais simples que esse equipamento seja, é preciso ter em mente que ele também requer alguns cuidados. Por exemplo: uma esteira industrial sempre tem um limite de peso e inclinação fixado pelo fabricante. Caso eles não sejam respeitados, pode haver desde problemas de eficiência até danos à sua estrutura.
-
Invista na manutenção preventiva
No Brasil, os empreendedores, de modo geral, ainda não abraçaram a cultura da prevenção. Na prática, isso significa que eles esperam que haja algum defeito explícito antes de contratar empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial para fazer os reparos necessários.
O problema disso é que, quando o conserto é mais demorado do que o previsto, a linha de produção fica desfalcada, o que, por sua vez, significa uma perda de eficiência.
Para evitar que isso aconteça, recomenda-se o investimento na manutenção preventiva. Nela, são feitas vistorias nos equipamentos periodicamente, independentemente de haver sinais de problemas ou não. Deste modo, qualquer defeito será detectado precocemente, facilitando sua solução.