No ramo industrial são utilizados diversos materiais e peças que facilitam o cotidiano de produção. Por este motivo, nunca se deve subestimar a potência de uma peça no ramo da indústria, mesmo quando ela é pequena e parece “indiferente” para o funcionamento dos equipamentos.

Muitas dessas peças – principalmente as pequenas – possuem uma função vital para várias indústrias. Para se ter uma ideia, um pequeno parafuso pode fazer toda a diferença na estrutura e resistência de um equipamento maior.

Nesse contexto, as pequenas peças nos mais variados processos pode gerar uma inovação que oferece formas diferenciadas de produção, capazes de estimular os benefícios dos produtos e garantindo a segurança do negócio.

Confira no artigo a seguir mais informações acerca de algumas peças primordiais para o funcionamento das linhas de produção em uma indústria.

Sensor fotoelétrico

O sensor fotoeletrico, mais conhecido como sensor, faz com que o funcionamento básico gere a propagação da luz.

Esse item faz com que os objetos e medidores se encontrem nesse meio caminho do sensor. A luz mostrada neste item geralmente é o infravermelho.

Esse sensor é um dispositivo que detecta qualquer material por meio da difração, tendo diversas vantagens, como:

  • Acionamento sem contato físico;

  • Utilização em vários segmentos;

  • Durabilidade extremamente alta;

  • Precisão nas medições.

Outro sensor muito comum no segmento é o sensor de presença, responsável por detectar a presença de pessoas próximas ao local da indústria.

Esse processo é feito pelo reconhecimento da temperatura corporal ou por movimentos. Vale destacar que o aparelho deve ser configurado para as formas de vida que pretende detectar. Isso porque, dependendo da potência do sensor, é possível identificar até o movimento de pequenos animais.

O papel dos filtros na indústria

Existem muitas indústrias que só podem sobreviver utilizando líquidos ou gases totalmente filtrados e limpos, sem a presença de qualquer tipo de resíduo. Como atualmente é possível encontrar diversas máquinas no mercado que fazem esse procedimento, vamos abordar o item mais procurado na indústria.

O filtro coalescente, por exemplo, é um equipamento que foca em alta precisão.

Basicamente, a maior parte dos filtros normais tem como foco remover a parte “grossa” do resíduo presente no produto, deixando o material pronto para os mais diversos usos.

Quando uma indústria necessita de um material extremamente filtrado, que não apresente resíduos nem a nível subatômico, o tipo coalescente de filtro é o mais indicado.

Esse tipo de filtro tem como foco a limpeza do ar comprimido que é utilizado em várias indústrias, por isso, tem se tornado um material muito comum no mercado.

Compressores de ar na indústria

O aluguel de compressor de ar tem se tornado cada vez mais comum, principalmente pela maleabilidade na escolha dos modelos e da preocupação de manutenção ficar com a empresa que dispõe o produto para locação.

O compressor de ar parafuso é o modelo mais difundido dentro dos meios industriais e isso acontece devido ao equipamento ter baixo índice de manutenção, mesmo sendo indicado para trabalhos considerados “pesados”.

Um dos maiores benefícios desse equipamento é o tanto de acessórios que ele disponibiliza para acoplagem, podendo aumentar ou diminuir facilmente a sua rotação e adaptar para usos totalmente diversos.

Além disso a assistência técnica compressor Schulz é feita de forma rápida e eficiente, garantindo o funcionamento do equipamento por muito tempo.

Atualmente, esse modelo é indicado para qualquer tipo de indústria que necessite de um trabalho constante do compressor, normalmente em maquinas que trabalham 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Ou seja, um funcionamento muito comum em empresas que trabalham com produção em larga escala.

Diferentemente do que pode parecer, esse tipo de compressor aguenta de forma muito eficiente a produção por vários dias seguidos.

Como fazer a manutenção de peças?

Uma preocupação atual é em como fazer a manutenção dessas peças, sendo assim vamos ver um pouco sobre as manutenções mais presentes nas indústrias.

1. Conserto em placas eletrônicas

Atualmente, o mercado trabalha com diversos tipos de meios para fazer a automação ou a semi-automação de muitos setores que exigem uma inovação no ramo de placas trazendo maior modernidade e eficácia.

No entanto, o conserto placas eletronicas também tem crescido e se adaptado às novas tecnologias.

Basicamente, uma placa eletrônica é um item que realiza o controle, funcionamento, acionamento e demais funções de maquinários.

O seu conserto geralmente é focado em troca de peças e na realização de novas soldas para manter o equipamento em funcionamento.

2. Conserto em servo motor

Um servo motor é uma peça responsável por controlar o posicionamento de itens por meio de softwares. Assim, é um equipamento muito preciso que necessita de muita atenção.

A manutenção de servo motor é feita geralmente na principal placa chamada de Arduíno, responsável por computar, guardar e executar comandos muito precisos, facilitando a manutenção desse item que, em muitos casos, pode ser feito remotamente.