Você sabe o que é a eletricidade? De modo geral, ela é um termo utilizado para se referir a todos os processos, químicos ou mecânicos, que geram algum fluxo ou carga elétrica.
De modo geral, essas cargas também podem surgir de vários tipos de ações da natureza ou feitas por intenção, como:
-
Relâmpagos;
-
Eletricidade estática;
-
Correntes elétricas em fios elétricos;
-
Transformadores, capacitores e painéis.
Atualmente, a eletricidade é um conceito presente em todo o mundo, mas, que ganhou destaque por aumentar a produtividade em várias indústrias.
Isso se deve por variados motivos, os quais iremos abordar ao longo deste artigo, então para manter-se informado leia até o final.
A importância da iluminação pública
A conta de energia não vem contendo somente o consumo real de algum local. Isso porque também existe uma pequena taxa que é cobrada, conhecida como CIP (Contribuição para Iluminação Pública), pela manutenção da iluminação pública.
A CIP é inserida, regulamentada e planejada dentro de um projeto de iluminação pública, que tem como principal objetivo entender a carência de cada região quanto a iluminação e responder adequadamente a essa necessidade.
De modo geral, a mudança ou implementação de postes de luz pode surgir devido a região ter constantes assaltos ou acidentes de carros por falta de visão.
Atualmente, o maior foco dos projetos são em áreas de mata e/ou interiores, que geralmente são pouco iluminadas e tem um alto índice de acidente com carros e motos no período da noite.
Esse é um ponto no qual a eletricidade é extremamente fundamental para o bem de comunidades inteiras.
Quais são os principais equipamentos?
Além de entender como funciona a eletricidade é preciso entender quais são os principais equipamentos que fazem o uso desse método para aumentar a produtividade em vários mercados. Acompanhe nos tópicos a seguir:
1. Painel elétrico: O cérebro da parte elétrica
O painel eletrico é, como dito, o cérebro de toda a estrutura elétrica de uma indústria.
Esse equipamento é o responsável por fazer a manutenção de qualquer estrutura conectada nela. Basicamente, o painel é responsável por interligar todo e qualquer circuito que deva trabalhar em conjunto e fazer, de forma precisa, a distribuição de energia entre eles.
Os principais meios afetados pelo painel elétrico industrial são as partes de iluminação, de tomadas e de emergência, pois são os mais cruciais para manter o funcionamento adequado de uma estrutura ou parte dela.
Na hora da construção desse painel a principal expectativa para esse equipamento é que ele faça também a distribuição da energia correta que cada cabeamento pode suportar, pois uma rede industrial necessita de vários tipos de fornecimentos diferentes pois trabalha com vários dispositivos de médio e grande porte.
Esse painel também é conhecido no mercado como quadro de distribuição. Esse item também tem a função de dividir os sistemas elétricos em subsistemas para facilitar a manutenção em caso de falhas e também distribuir as fontes de fornecimento de forma inteligente, fazendo com que se uma rede de distribuição cair não afete todo o sistema.
Geradores: Foco maior em produtividade
O funcionamento e utilização de um gerador é imprescindível atualmente. Isso porque a operação não pode parar, pois pode gerar uma perda absurda em lucro.
Para suprir o problema de quedas constantes de energia e/ou apagões, foram criados os geradores, que tem como função gerar energia elétrica por meio de processos químicos, mecânicos e, alguns modelos, por meios naturais.
Um gerador diesel, por exemplo, tem o seu funcionamento principal muito parecido com o de um motor de carro, que realiza a queima de um líquido apropriado (neste caso, o diesel) e se aproveita da combustão desse líquido por meio de um transformador que, como o nome sugere, tem a função de transformar a combustão em energia elétrica.
O diesel é o material adequado para esse tipo de gerador pois pode queimar a temperaturas muito mais elevadas que outros líquidos inflamáveis. Por esse motivo, esse é o modelo mais comum presente nas indústrias.
Um outro ponto que vale ressaltar é a atenção na manutenção grupo gerador diesel que tem como objetivo realizar avaliações periódicas para entender a necessidade da troca de peças, troca de diesel, limpeza do produto e etc.
Essa manutenção tem como objetivo manter o equipamento trabalhando em perfeito funcionamento além de evitar acidentes que são a principal preocupação por ser um dispositivo que trabalha com produtos altamente inflamáveis.