Os processos industriais necessitam de ferramentas e de equipamentos de alta resistência, para que o produto ou a obra construída sejam de qualidade e segura para seu determinado uso, como é o caso da rosca.

Para isso, há no mercado atualmente, uma gama de materiais que, por mais que sejam de uso geral, sua funcionalidade é específica e todas as peças são fundamentalmente importantes.

Os tipos de rosca disponíveis para compra no mercado

Uma delas é a barra roscada, que oferece firmeza para fixar as partes de materiais e equipamentos, assim como reparos na fabricação de peças automotivas.

Além de construção e industriais de outros tipos, como as indústrias: petroquímica, agrícola, elétrica, química, civil, entre outras.

Feita com acabamento em zincado branco e produzida com material de aço baixo, carbono e inoxidável, a barra roscada pode ser utilizada para os mais diversos fins.

Desde o encanamento até equipamentos elétricos, destacando-se pela sua durabilidade e segurança. As barras podem ser cortadas e dobradas com ferramentas tecnicamente simples.

Contudo, seu material e sua funcionalidade é forte e resistente, depois de adaptada da maneira que se precisa usar, atendendo a normas específicas internacionais, em polegada padrão, para equipamentos de uso geral.

Das várias aplicações que a barra roscada pode atender:

  • Instalação;
  • Fixação de equipamentos;
  • Fixação de tubos e torres de materiais metálicos;
  • Instalação de calhas para condução de cabos elétricos;
  • Acoplamento de equipamentos e flanges;
  • Dutos de refrigeração.

No mercado há também a rosca trapezoidal, que é uma barra reta formada por roscas. É usada na aplicação de quase tudo que é realizado na indústria, sendo usada, dessa maneira, de forma vertical ou horizontal.

A fricção da rosca trapezoidal é grande, executando força de tração ou compressão e transmite alto torque, ou seja, a força que é capaz de rodar objetos sobre o próprio eixo.

É produzida em alumínio e aço carbono, carbono com tratamento, de liga ou inoxidável, sendo altamente segura e de qualidade, resistente e adequada para as aplicações em gerais.

As roscas trapezoidais de alumínio, são mais necessárias em locais com alto risco de corrosão, pois apresentam a baixa oxidação.

As roscas trapezoidais em aço, são utilizadas mais comumente para transmissão mecânica de média e também baixa carga. Já a rosca trapezoidal de aço inoxidável, é a mais indicada para maquinários pesados com exposição a agentes químicos.

Estes em que os outros materiais não suportariam com tanta resistência. Das vantagens do uso da rosca trapezoidal tabela, podemos destacar as seguintes opções:

  • Montagem simples;
  • Fácil manutenção;
  • Há roscas trapezoidal de vários tamanhos, que atendem uma alta demanda e capacidade de carga.

Esses tipos de parafusos trapezoidais, são extremamente importantes. Seu uso é diversificado e muito útil, otimizando o trabalho e facilitando a força de torque para girar objetos. Pode ser usada em:

  • Elevador de cargas;
  • Prensa de fricção;
  • Elevadores residenciais, elevadores específicos para portadores de necessidades especiais;
  • Equipamentos para corte a laser;
  • Indústria em geral;
  • Sistemas de movimentação e posicionamento linear.

O parafuso trapezoidal possui uma tabela, para que seja mais bem avaliada pelo cliente e também pela empresa, a fim de que a compra seja satisfatória e, assim, possa suprir a necessidade da indústria.

É muito utilizada também a rosca transportadora de grãos helicoidal, para o transporte de cargas leves, produtos em pó ou granulados e cargas mais delicadas.

Na fabricação de sistemas que precisam de calhas ou tubos, é bastante usada para otimizar o trabalho, aumentando, dessa forma, a eficiência da produção e do transporte.

Nesse tipo de sistema, é utilizado bitolas (“medida pela qual uma obra será feita; modelo, padrão. Largura de via férrea”, segundo o dicionário) de tamanhos variados.

Estes para cada material que será transportado, variando de 1,5 polegadas para cargas menores até 12 polegadas para cargas maiores.

Há dois tipos de rosca transportadora, a rosca transportadora helicoidal calha e a rosca transportadora tubo. Diferem-se especialmente em sua estrutura, em que a rosca transportadora calha é aberta em formato “U”.

Pois impede o espalhamento dos grãos. Contudo, a rosca transportadora helicoidal tubular consiste num tubo em 80 graus completamente fechado.

Tornando-se extremamente efetivo, já que faz o transporte dos grãos ser mais rápido e evita a perda de material, valorizando o custo-benefício.