A retroescavadeira é uma máquina da indústria recomendada para serviços de terraplenagem. Esses serviços consistem no ato de terraplenar, ou seja, escavar ou encher de terra uma área, deixando o terreno plano.
Essa máquina tem capacidade para a movimentação de variadas quantidades de solo, possibilitando com maior praticidade o seu transporte, distribuição e compactação para atender aos projetos topográficos.
Na prática, é um dos principais elementos da engenharia de construção civil e é feita para a criação de obras de engenharia do solo (tais como barragens, estradas de ferro, rodovias, canais e valas).
Para criar as fundações de edifícios e estruturas, que são erguidas a partir de outros materiais, para o nivelamento das áreas em desenvolvimento de construção e a remoção de quantidades variadas de terra.
Desta forma, a retroescavadeira é uma importante máquina do setor da indústria, sendo utilizada para funções de segmentos industriais diferentes.
A retroescavadeira se destaca por ser um equipamento multifuncional
Ela possui duas caçambas, frontal e traseira, com funções distintas. A caçamba frontal é, geralmente, utilizada para nivelamento de terreno, carregamento de caminhões e transporte de material dentro da obra.
Mede cerca de 2m de largura e têm capacidade para aproximadamente 0.80m³ de volume. É também utilizada para espalhar asfalto, quando aplicada para a execução de pavimentação.
A caçamba traseira pode ser utilizada: para a escavação; para separar as quantidades de terra para carregamento de caminhões; para a demolição de construções como, por exemplo, paredes e pilares; e para o assentamento de tubos.
Essa caçamba de trás, possui várias dimensões diferentes e sua largura varia desde 30cm até 80cm com capacidades e formatos variados.
Além disso, a multifuncionalidade desta máquina pode ser atestada na implementação de ferramentaria adicional em sua estrutura, a fim de realizar a execução de uma série de serviços.
A execução desse trabalho é feita a partir da combinação da força do impacto e a sua frequência, além de que o martelo rompedor deve ter o peso indicado para cada modelo de retroescavadeira.
A fim de que o trabalho seja feito com qualidade. O Martelo Rompedor São Paulo, um dos itens mais utilizados e mais locados junto a máquina.
A utilização desse martelo atualmente, é usada como alternativa para demolição, substituindo o uso de explosivos. É utilizado para trabalhos mecanizados de demolição, desmonte, rompimento e quebra localizada.
Dessa forma, minimiza o risco desses serviços, além de obter um melhor controle do entulho que os resíduos geram.
As empresas de ferramentaria em SP e em outras diversas regiões do estado de São Paulo, oferecem variadas peças para esse maquinário da indústria. Os ponteiros desses rompedores, são divididos de acordo com sua especificidade:
- Ponteiro de ponta cônica: indicado para o rompimento de concreto, rocha e asfalto;
- Ponteiro H: indicado para a exploração de minas, abertura de fundação e de valas;
- Ponteiro V: é o tipo de martelo indicado para demolição e acabamento em declive;
- Ponteiro de ponta piramidal: indicado para o rompimento de cimento, rocha e asfalto;
- Ponteiro liso: indicado para a exploração de minas, rompimentos de grande porte e demolição.
A contraindicação para todos esses tipos de ponteiros é utilizá-los como alavanca durante ou após a quebra, rompimento ou demolição.
Desta forma, é gerado o desgaste da ferramenta e, consequentemente, gerar a sua quebra (eliminando a possibilidade de reparo).
Para o processo de moagem na indústria, o moinho a martelo é indispensável
Outro equipamento mecânico utilizado pela indústria, principalmente no setor agrícola e no setor da mineração, é o moinho a martelo. Trata-se de uma máquina responsável pela moagem de diversos tipos de matéria-prima e de produtos.
Dentro da câmara de moagem há o martelo ou batedores, que giram sobre um eixo em alta velocidade, regulada e controlada de acordo com a exigência.
Após essa câmara, o material que foi batido e moído, é direcionado para um filtro e, então, assim, descarregado na parte inferior da máquina.
No setor de mineração, o moinho é utilizado para quebrar em pedaços menores as rochas e os minérios e outros tipos de pedras mais resistentes. Já no setor agrícola, abrange uma série de funções.
Pode ser aplicado, por exemplo, para a moagem de grãos, na produção de suco de frutas, na trituração de sementes (como soja e amendoim).
E na desintegração de sementes oleaginosas (que são responsáveis pela produção de óleo), contribuindo para a elevação do nível de qualidade do óleo extraído.