
Os compressores, consistem em uma máquina que através do aumento de pressão, é capaz de deslocar, modificar a temperatura e a pressão de um fluído, como os gases.
Saiba mais sobre os compressores
Devido sua funcionalidade, eles não são usados apenas domesticamente, como também no sistema de geração de energia elétrica, construções civis, em hospitais, consultórios odontológicos e funilarias.
Eles são classificados em hermético, o qual o compressor e motor, ficam na mesma estrutura; em semi hermético, no qual o sistema é fechado com parafusos.
E em aberto, o qual o compressor e motor ficam em estruturas distintas. Devido sua grande funcionalidade, o mercado oferece diversos tipos de compressores, sendo alguns deles listados abaixo:
- Compressor turbo: ideal para o suprimento de ar em grande quantidade, com o intuito de dar sustento a processos de combustão;
- Compressor de palhetas: ele confina o ar, capturando através do bocal de admissão e posteriormente, conforme as palhetas giram, o compressor vai soltando o ar, sendo muito semelhante a bomba peristáltica;
- Compressor a pistão: neste modelo, o ar fica comprimido por um pistão localizado dentro de um cilindro. As desvantagens desse modelo, é que provoca o maior consumo de energia e produz mais barulho;
- Compressor de lóbulos: o ar é comprimido, enquanto os oblongos, giram em sentidos opostos;
- Compressor de parafuso rotativos: geralmente usado na indústria de refrigeração, seu funcionamento se dá através de dois rotores que giram em direções contrárias;
- Compressor de ar: ele converte os movimentos mecânicos, através da energia elétrica ou outra fonte de energia em ar comprimido.
Os compressores de ar, são subdivididos em dois tipos: em volumétricos, que possuem o mesmo funcionamento do compressor de parafuso rotativo.
E em dinâmicos, o qual o ar é comprimido a partir da força centrífuga, sendo usado por grandes indústrias devido ao alto rendimento.
É muito comum a pesquisa por “compressor chicago”. O preço desses produtos, pode variar entre três mil reais até cinquenta mil reais, variando de acordo com o modelo, potência e capacidade em litros.
Para a garantia da eficiência desse produto e evitar a danificação de peças internas, é indispensável cuidados diários, como, por exemplo, usá-los em locais limpos e frescos.
Além de fazer a verificação da mangueira, com a intenção da medida ser sempre maior que quinze metros e prescreve-se ainda, que sejam feitas drenagens nos reservatórios de água.
E que a troca de óleo seja feita regularmente. Além dessas medidas, a manutenção dos compressores, orientadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Junto com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), promove a diminuição de danos e otimização da execução dos processos.
Como o pressurizador funciona?
Uma das peças que são essenciais, é o purgador para compressor, pois ele é um equipamento com a finalidade de eliminar o ar condensado e outros gases das tubulações, que transportam ar comprimido.
Sua instalação, deve ser feita antes das válvulas redutoras de pressão e o custo médio deste material, varia entre dez e quinze reais.
Outro equipamento bastante comum usado pelas indústrias, que também interfere na pressão, é o pressurizador industrial. Ele é ideal para transferir água de um ponto para outro, além de solucionar problemas de pressão de água.
A pressurização é aplicada no saneamento básico, hotéis, hospitais, indústrias e outros locais, que necessitam da elevação da pressão para um melhor funcionamento.
Nesse processo, são exercidos três tipos de comandos. O fluxostato é o primeiro e ele consiste na ativação da bomba ou no desligamento.
O segundo comando é denominado pressostato, sendo o responsável para regular a pressão quando ela cair. Entretanto, para esse sistema é necessário que haja uma válvula de retenção.
O inversor de frequência é o terceiro controle, fazendo com que a pressão da água permaneça sempre constante, porém a bomba age com rotação variável.
Como todo dispositivo, alguns cuidados são necessários e nesse caso, entre os principais estão:
- Evitar a instalação sobre uma laje que não possua cobertura;
- Seu posicionamento deve ser longe da caixa d’água, logo embaixo da laje.
Portanto, os compressores são definidos por modificar, deslocar e aumentar a pressão de gases, com ampla funcionalidade e variação de modelos, oferecidos pelo comércio.
E por conter um custo alto, muitos consumidores optam por pesquisar e comprar compressores usados. Já o pressurizador, este possui uma aplicação semelhante.
Entretanto, ele lida com o aumento da pressão da água, sendo a principal diferença entre os compressores. Para ambos, é importante ressaltar os cuidados e as manutenções necessárias nesses equipamentos.
Estes que são fiscalizadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).