produtos

Os produtos que são amplamente utilizados e consumidos pela população passam por diversos processos dentro de um ambiente industrial.

Uma equipe voltada para o setor de desenvolvimento realizam diversos testes e pesquisas com os materiais responsáveis pela formação de novas mercadorias que chegam ao mercado rotineiramente.

Para isso, é preciso que as fábricas tenham um espaço adequado, com profissionais técnicos e qualificados, com equipamentos apropriados para cada situação, nos mais diferentes segmentos industriais, como de alimentos, farmacológicos, veiculares e da construção civil.

Para isso, são utilizados métodos variados em cada projeto, com a disponibilidade de:

  • Equipamentos e ferramentas;
  • Processos de manufatura;
  • Profissionais especializados;
  • Matéria-prima;
  • Volume, tamanho e distância.

Os segmentos são variados, assim como os produtos que chegam nas mãos dos consumidores ou nas estruturas voltadas para a comodidade da população, como casas, apartamentos, carros, motos e transportes públicos.

Espaço adequado para cada teste

As fábricas e indústrias reproduzem de forma precisa e apropriada as condições em que os produtos são utilizados.

No setor de alimentos, por exemplo, determinados ingredientes são utilizados para que seja diagnosticado a presença de elementos químicos que podem provocar, por exemplo, alergia a pessoas sensíveis.

Por isso, é muito importante que os fabricantes tenham um laboratório de analises clinicas em sua estrutura, totalmente equipado e com todas as especificações garantidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, garantindo a segurança dos profissionais e para fiscalizar se os produtos atendem a legislação que rege a categoria.

Os testes realizados com veículos, por exemplo, precisam verificar se os motores e escapamentos estão apropriados de acordo com a legislação ambiental e a emissão de gases poluentes em um nível adequado.

Os espaços criados para realizar os testes são feitos em ambientes fechados, mas com um sistema de exaustão que capta os gases emitidos, conforme o combustível utilizado, o tempo de funcionamento e a distância a ser percorrida.

Laboratórios farmacêuticos também contam com este tipo de sistema, para que os gases emitidos na produção de remédios seja realizado dentro dos parâmetros determinados pelos agentes fiscalizadores.

Sem isso, a saúde dos profissionais estaria em risco, o que é prejudicial para as empresas que trabalham nesse setor.

Construção é beneficiada com materiais resistentes

Os materiais utilizados no setor da construção civil devem apresentar resistência em suas aplicações, do mais simples prego até os elementos utilizados para decoração e acabamento.

O aço aplicado em estruturas metálicas e de sustentação, como colunas e vigas, passam pelo ensaio de dureza brinell, que determina a qualidade do material que será utilizado nas construções de imóveis, como casas, apartamentos, prédios e edifícios.

A indústria automobilística também é beneficiada com este tipo de teste, pois garante a qualidade da lataria dos veículos e dos metais utilizados na construção de motores e outros equipamentos presentes na estrutura veicular.

O teste realizado dentro do laboratório exames empregado neste tipo de material serve para determinar a resistência mecânica e os efeitos que podem ser obtidos em situações mecânicas ou térmicas, assim como o desgaste na composição com outros elementos, como é o caso do concreto no setor da construção civil.

Equipamentos simples e complexos são necessários

Cada caso é específico quanto ao tipo de equipamento utilizado dentro de um laboratório de teste no setor industrial. Muitos cenários precisam ser observados, conforme a utilidade e o objetivo final de cada produto.

Para determinar o volume líquido, por exemplo, uma proveta de vidro 1000ml pode ser o suficiente para determinar elementos químicos em um teste na fabricação de produtos farmacêuticos. Isso porque utiliza a medida universal determinada por um conjunto de cientistas, e revisado periodicamente.

Outros casos podem ser mais específicos, como a verificação da estrutura molecular de um material ferroso utilizado na construção civil. Para isso, a presença de um microscopio eletronico vai ser mais eficiente do que uma pipeta ou um propagador de chamas controlada.

Um produto alimentício que chega à mesa do consumidor ou um carro que é conduzido por motoristas habilitados passam por diversas etapas de testes, com processos específicos para verificação de cada ingrediente ou item que faz parte do todo.

Os órgãos fiscalizadores acompanham e são informados sobre o desenvolvimento dos produtos, propondo faixas de referência e parâmetros de segurança para que os produtos sejam liberados para o mercado consumidor, justificando toda a importância dos laboratórios industriais e todas as fases de testes, qualquer que seja o número de vezes em que um produto vai passar.