As indústrias, independentemente dos setores, possuem uma série de serviços e ferramentas que são fundamentais para o desenvolvimento de produtos de qualidade e seguros. Esses serviços são variados, e vão desde a manutenção de compressores até as inspeções visuais e o controle de qualidade.
Os processos industriais ditam como os trabalhos serão realizados nas linhas de produção, como os insumos para outros tipos de indústria e a transformação da matéria-prima de forma eficiente trazendo qualidade, segurança e eficiência.
Por conta da tecnologia, as empresas começaram a se tornar cada vez mais automatizadas, com sistemas de automação pneumática, hidráulica e até mesmo elétrica. Essas automações permitiram uma maior produtividade, diminuição de custos e segurança para os trabalhadores.
Neste artigo abordaremos elementos que podem ser encontrados em uma indústria, como os processos de usinagem, os sistemas de exaustão e os planos elétricos industriais.
As usinagens industriais
Para que os componentes eletrônicos, de eletrodomésticos, carros e automóveis cheguem até nós é preciso que os materiais metálicos passem por um processo de moldagem. Essa metodologia é conhecida como usinagem industrial.
Essa metodologia é tão importante que as indústrias possuem setores específicos de ferramentaria e usinagem para cuidar de toda a moldagem dos materiais metálicos.
De maneira geral, a usinagem é todo o processo mecânico realizado por uma máquina-ferramenta que tem como o objetivo o desgaste de um material em via de moldá-lo.
Segundo alguns dicionários, a usinagem também pode ser definida como todo o sistema que submete um material bruto, geralmente metálico, à ação de alguma ferramenta ou máquina para ser moldado.
Para isso a empresa usinagem elabora uma série de metodologias para a moldagem como:
- Torneamento;
- Fresamento;
- Aplainamento;
- Brochamento.
Os procedimentos listados são conhecidos como metodologias tradicionais, mas, com o avanço das tecnologias, novas usinagens começaram a se desenvolver, como as usinagens a laser, as usinagens a jato d’água de pressão, entre outros.
Um dos equipamentos que auxiliam no processo de usinagem são os compressores de ar, que atuam na limpeza das peças durante a ação da moldagem, eles podem ser encontrados de diferentes tipos, como os compressores parafuso.
Por isso é fundamental que haja consulta a um profissional da engenharia para identificar qual o melhor tipo de ferramenta e metodologia de usinagem a ser empregado com sua demanda.
O filtro manga e o sistema de exaustão
O sistema de exaustão industrial é a remoção de gases presentes em uma ambiente fechado sem que ocorra a despressurização do local. Essa remoção é feita por meio de uma descompressão de vapores e gases.
Assim, esse processo traz mais qualidade ao ambiente e às pessoas que trabalham cotidianamente nesse espaço. Uma das principais vantagens do uso desse tipo de sistema é o controle de disseminação de doenças. Um dos componentes do sistema de exaustão é o filtro manga.
O filtro manga é um componente que atua na separação de partículas encontradas em diversos tipos de gases, principalmente os emitidos durante os fluxos industriais.
Então, esse tipo de filtro é uma tecnologia que precisa ser investida e conhecida, pois gera um ambiente mais seguro e ajuda no controle de emissão de poluentes.
O filtro manga trabalha com a retenção de partículas de impurezas em uma área superficial do filtro. Conforme o ar vai passando por esse filtro, as partículas de sujeira se mantém nos poros do fio do filtro.
Esses detritos, quando em certa quantidade, tornam-se também uma barreira contra sujeiras, funcionando como um filtro complementar.
Após determinado tempo, o filtro manga precisa passar por uma limpeza, para que seu desempenho continue sem problemas.
Os planos elétricos industriais
A maioria desses sistemas que abordamos até aqui são alimentados por energia elétrica. E por serem de grande potência, grande energia, é necessário que a indústria tenha um sistema elétrico potente e planejado para receber toda a carga necessária sem que ocorram curto-circuitos.
Para isso é preciso a elaboração de um plano elétrico industrial por um engenheiro elétrico. Esse profissional levará em consideração as demandas da indústria, os tipos de máquinas que serão usadas, e as potências usadas. Assim, feito o plano elétrico, basta colocar em execução para que indústria funcione no máximo desempenho.
Portanto, uma indústria eficiente é aquela que investe em diversos tipos de procedimentos e peças, para que a operação consiga produzir com segurança e muita qualidade.