A movimentação de cargas dentro do ambiente industrial é necessária e ocorre em diferentes momentos, empregando máquinas e ferramentas variadas, assim como mão de obra específica para cada tipo de serviço.

O emprego de novas tecnologias é uma constante nas plantas fabris há muito tempo. Sempre presente para encarar novos desafios, a cada geração de máquinas, computadores e profissionais qualificados, a logística se ajusta aos processos industriais, com diversos benefícios para todos os envolvidos, como:

  • Diminuição de desperdícios;
  • Aumento de produtividade;
  • Aproveitamento de tempo;
  • Eliminação de pontos fracos.

No setor de transporte de carga, por exemplo, há sistemas automatizados que atuam no abastecimento de linhas de produção, a partir da matéria-prima até o despacho para o setor de distribuição.

O controle operacional é realizado de maneira controlada, assegurando economia em diferentes pontos, como o próprio consumo de combustível e abastecimento de energia elétrica.

Movimentação ágil com menor esforço

As cargas precisam ser transportadas de diferentes pontos, por variadas razões, dentro de um ambiente industrial. Os projetos para montagem dos espaços de trabalho já preveem a instalação de esteira industrial em série, atuando de forma específica para cada setor, com uma versatilidade amplamente conhecida nos meios de produção.

Armazéns, áreas de carga e descarga e as próprias linhas de produção contam com este tipo de equipamento, atendendo às mais variadas necessidades de movimentação de carga, economizando tempo e diminuindo os esforços relacionados à mão de obra.

A automatização também é uma realidade dentro dos processos de logística, já que os roletes para esteira estão presentes nas estruturas das esteiras, otimizando as ações de trabalho da equipe responsável, independente do setor em que está instalada.

O projeto das esteiras é desenvolvido conforme as necessidades de uma empresa, podendo se estender por variados setores. Os roletes utilizados devem seguir as especificações técnicas, já que podem ser divididas em:

  • Guia;
  • Carga;
  • Retorno;
  • Impacto.

O modelo adequado vai proporcionar um desempenho correto da esteira transportadora, conforme o material que constitui toda a estrutura, que pode ser fabricada com plástico ou metal.

As esteiras plásticas possuem capacidade de transporte alta, mas são mais compactas. Construída de forma metálica, os produtos sobre as peças podem ter temperatura variada, além de ser mais resistentes a cargas pesadas.

Veículos adaptados para distribuição

O transporte de cargas é feito por meio de veículos adaptados para cada situação. Há as empilhadeiras elétricas e as que são movidas a energia elétrica.

Existem as paleteiras que são utilizadas em situações específicas. Até mesmo o ambiente aberto ou fechado pode refletir nos veículos utilizados no planejamento logístico integrado.

Na distribuição de cargas, é muito comum encontrar veículos adaptados, como os caminhões com caçamba basculante, de fácil movimentação e reforçado para suportar o transporte pesado em longas distâncias.

A área disponível para esse tipo de logística é preparada para atender às necessidades de trabalho. O nível do solo é plano, sem obstáculos relacionados à altura, já que a caçamba se movimenta de forma vertical.

Suficiência energética promovida por terceiros

Todo esse esquema logístico depende do funcionamento pleno e abastecimento energético das máquinas e equipamentos envolvidos em cada setor.

Por isso, é preciso complementar os serviços prestados pelas concessionárias de energia elétrica, utilizando geradores movidos a combustível fóssil.

Projetos desenvolvidos sob a responsabilidade de equipamentos sustentáveis, os geradores possuem captação de energia eólica ou solar, com um custo de investimento alto, mas com um retorno financeiro a médio e longo prazo.

Para garantir que os processos industriais funcionem de forma eficiente, a manutenção geradores deve ser realizada de forma preventiva, com lubrificação e troca de óleos específicos, além da utilização de baterias específicas para o acionamento correto quando necessário.

As empresas tem este tipo de prevenção para evitar a parada de máquinas e equipamentos durante a produção, ajustando-se também à proteção e à segurança patrimonial e dos funcionários.

Dessa forma, é comum encontrar dentro do quadro de trabalhadores uma equipe voltada para a manutenção de geradores e outros serviços relacionados aos cuidados presentes em um ambiente industrial.

Os profissionais são capacitados e treinados para atender as ocorrências para a prevenção, correção e substituição de peças quando necessário.

Assim como outros equipamentos, a tecnologia está envolvida em diferentes espaços, com ferramentas que se ajustam à revolução proporcionada pela logística industrial, principalmente quanto ao planejamento integrado, controle de tarefas e movimentação de cargas em todas as categorias.