A indústria, assim como a sociedade, vem se desenvolvendo com o passar dos anos. Com isso, hoje ela já está em sua quarta revolução, também conhecida como indústria 4.0, tendo como principal característica a automação, internet das coisas, sistema de armazenamento em nuvem e sistema cyber-físico, que faz com que ela seja inteligente, em outras palavras, que realize a maioria das atividades automaticamente.

Com diferentes projetos e produtos em desenvolvimento, as indústrias possuem algumas semelhanças estruturais entre si, conhecer quais são elas e seus benefícios permite a criação de uma fábrica moderna, produtiva e segura. Com uma indústria moderna e que proporcione o desenvolvimento da sociedade em que está inserida.

ERP Industrial

ERP para indústrias é um sistema de software que integra diferentes setores e procedimentos realizados dentro da indústria. Fundamental para automatizar processos administrativos, financeiros, gestão de pessoas e operacional, por meio de sua aplicação é possível controlar a movimentação dos insumos produtivos, emitir notas fiscais e manter o fluxo de caixa em dia.

O sistema atende a todo tipo de gestão, independentemente do porte da organização. Com o software para indústria o gerenciamento de toda companhia é facilidade e visão não fragmentada, mas sim global, incluindo todos os detalhes importantes de cada processo. As principais vantagens do ERP industrial são:

  • Integração produtiva;
  • Gestão de equipe;
  • Prevenção de problemas;
  • Redução de custos;
  • Melhoria na comunicação;
  • Visão estratégica;
  • Aumento da produtividade.

Desenvolvido de forma personalizada o ERP atende a todas as necessidades de cada fábrica, mas para contribuir com um bom desenvolvimento há algumas funcionalidades que não podem deixar de ser contempladas, sendo elas:

  • Gêmeos digital;
  • Just in time;
  • Atualizações;
  • Suporte especializado;
  • Controle de estoque;
  • Emissão de nota fiscal.

O gêmeo digital consiste em uma cópia digital do produto, dessa forma é possível simular a produção de acordo com o capital humano, maquinário e insumos disponíveis, evitando erros e inadequações ao montar os produtos.

O just in time tem como propósito oferecer uma produção ideal que não crie estoques e armazenamentos de produtos, com entregas dentro do prazo.

As atualizações e suporte especializado são negociados com a empresa que produz, mas servem para deixar o software sempre atual e, em caso de duvidas ou problemas, os profissionais especializados possam atuar e sanar os problemas.

O controle de estoque contribui para os processos de compra e redução de custos e a emissão de nota fiscal evita processos burocráticos obrigatórios.

Painéis elétricos

A eletricidade é necessária para qualquer tipo de edificação atual, nas indústrias elas são imprescindíveis, visto que por elas é possível que todo sistema interno funcione, a montagem de paineis é fundamental dentro do projeto elétrico , pois nele fica centralizada toda a distribuição da energia.

Composto por disjuntores, contadores, sinaleiros, relés e chaves comutadores, seguindo a regulamentação técnica o equipamento pode ser seguro e eficiente.

Para garantir a segurança dos circuitos, os painéis elétricos precisam ser construídos com materiais que sejam resistentes a esforços mecânicos, elétricos e térmicos.

Além disso, os paineis eletricos montados precisam ser resistentes aos processos de corrosão e umidade, pois eles são os responsáveis por comandarem todo o funcionamento das instalações elétricas no ambientes. Dependendo do porte da fábrica é necessário a construção de mais de uma painel.

Segurança contra Incêndio

Um dos maiores riscos dentro das fábricas são os incêndios, devido à alta quantidade de máquinas e processos realizados, por isso, a fim de minimizar esses riscos, é necessário desenvolver um projeto de incendio completo, atendendo a todos os departamentos que compõem as indústrias.

Além dos equipamentos tradicionais como hidrantes, extintores de incêndios, saídas e luzes de emergência, dentro das fábricas há setores que demandam um sistema específico, por isso o projeto precisa ser desenvolvido por um profissional da área.

Em alguns locais é necessário a inclusão de um sistema de alarme de incêndio para detectar pequenos focos e ter uma ação mais efetiva.

Processos de manutenção

Por fim há os processos de manutenção que são comuns e necessários a todas as indústrias. A equipe de manutenção se torna responsável por categorizar e classificar todas as máquinas e processos que precisam ser monitorados e controlados.

Dentre os processos, há os mais simples e os mais complexos e todos precisam ser realizados, como a manutenção de servo motor para que as máquinas funcionem regularmente sem problemas, paralisações ou danos.