indústrias

O segmento industrial é um importante polo de produção, sendo um dos principais responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento econômico de uma Cidade, Estado, principalmente, de um país.

No Brasil, existem inúmeras indústrias espalhadas por todas as regiões, sendo que a região mais importante para a produção industrial é a Sudeste. O Estado de São Paulo encabeça a lista dos estados que mais possuem indústria no país, muito acima dos outros Estados.

Nesse texto falaremos, essencialmente, das indústrias que trabalham com materiais metálicos, apresentaremos também alguns processos que são fundamentais na produção de peças de metal, ferramentas que são utilizadas, bem como materiais que auxiliam na proteção dos trabalhadores e do ambiente industrial como um todo.

Sistema elétrico

Para introduzir nossas explanações, é preciso informar que todo o trabalho realizado na indústria depende da montagem de um projeto eletrico.

Esse projeto deve conter todas as etapas, pontos de distribuição de energia, itens de destino, fiação e cabeamento que fazem o transporte energético, entre outras.

Toda a indústria funciona a base de eletricidade, por isso é essencial que esse projeto seja extremamente detalhado e executado de maneira perfeita, para que não haja falhas que prejudiquem tanto a produção e as estruturas das máquinas como, principalmente, a saúde dos trabalhadores.

Processos com materiais metálicos

A indústria de metal é um relevante polo industrial para todo o país. Nesse setor são produzidos diversos tipos de materiais, moldados com metais diversos, com a intenção de criar peças que são muito utilizadas em outros segmentos econômicos, como o do comércio e o da construção civil, por exemplo.

Para a confecção de alguns modelos de peças, podem ser usadas diferentes matérias-primas metálicas, tais como:

  • Bronze;
  • Cobre;
  • Ferro;
  • Aço;
  • Alumínio.

Como mencionado, o Estado de São Paulo representa a região com a maior concentração de indústrias do país. As indústrias de metal estão espalhadas por diversas cidades do estado, principalmente, nas cidades mais urbanizadas, desenvolvidas e próximas à capital.

Nelas, são desenvolvidas diferentes estratégias e ações que usufruem de máquinas de última geração e profissionais qualificados, o que permite a criação de inúmeras peças metálicas diariamente.

Podemos citar como exemplo a realização de corte e dobra de chapas em Osasco, trabalho bastante importante para esse setor industrial, que visa a confecção de acabamentos metálicos por meio de técnicas e máquinas específicas, como a usinagem, que será aprofundada no próximo parágrafo.

Atividades de usinagem

A usinagem é um processo que consiste na realização de cortes de uma matéria-prima de metal, utilizando-se de máquinas próprias para esse tipo de processo. Para que seja confeccionada uma peça, existe um molde pré-fabricado que serve de modelo.

As máquinas que efetuam a usinagem são chamadas de centro de usinagem. Ao longo da história, esse tipo de máquina foi sendo modificada, principalmente, pela busca da otimização da produção.

Portanto, os acabamentos que compunham um centro de usinagem se aprimoraram, fundamentalmente na forma de programação e aplicação do equipamento.

Os tornos, que são estruturas essenciais para esse conjunto, deixaram de ser mecânicos e passaram a ser computadorizados, permitindo que todo o processo realizado por um centro de usinagem seja controlado por comandos de softwares, o que possibilitou uma produção mais eficaz, em maior escala e mais acelerada.

Aplicações em outras áreas e dentro das próprias industrias

As peças produzidas nesse ou outros tipos de processos nas indústrias de metal são bem diversas. Existem muitos itens metálicos que são fabricados para o consumo externo ou para o abastecimento de outras áreas, como a construção civil.

Peças metálicas são importantes itens de composição para estruturas como telhas, paredes e, também, são itens auxiliares para a realização de uma obra, como um Locação de Andaime de Ferro.

Um andaime é uma estrutura usada para ajudar os trabalhadores de uma obra a alcançar maiores alturas e garante a proteção necessária para os trabalhadores nesses espaços.

A composição pode ser feita de diferentes materiais, mas um acabamento de ferro é uma ótima opção, por conta de sua resistência e segurança.

Outro destino de peças metálicas fabricadas nas indústrias é dentro das próprias fábricas. Muitos itens são fabricados e usados para a construção de máquinas importantes para a linha produtiva industrial, como a caldeira a vapor.

Essa é uma máquina essencial para a produção de vapor que será usado como fonte energética de outras máquinas. Sua composição é feita, principalmente, por revestimentos de metal, o que garante uma boa resistência às fortes temperaturas.

Para dar um melhor acabamento às estruturas de metais, é possível a realização de pinturas na sua superfície. Para isso, existem ferramentas específicas que proporcionam o tingimento de forma adequada, como a tinta eletrostática.

Esse tipo de tinta só consegue se fixar nas estruturas de metais por possuírem pólos elétricos opostos aos metais, e por isso se difere de outros tipos de tinta.