Uma indústria possui diversos tipos de operações e processos, sendo que eles são importantíssimos para o funcionamento das funções e da produção.
Um exemplo disso é a utilização de conjunto motobomba para a movimentação de líquidos de um lugar para o outro, fazendo-se então possível a feitura de diversos procedimentos.
Porém, para que a indústria consiga manter todos os seus processos funcionando é de suma importância e observância que tenha um projeto de segurança.
Que envolva tanto um seguro das máquina e equipamentos, como também um sistema de prevenção de incêndio que incluem uma série de equipamentos, por exemplo botoeira de alarme.
Esse equipamento é próprio para extinguir o fogo e outros problemas.
Ter todo um sistema de prevenção a incêndio não está somente nos equipamentos, mas também na formação de uma brigada de incêndio para que quando o foco do incêndio começar, o local já receba um primeiro tratamento, a fim de garantir a segurança das pessoas e também do patrimônio.
Principais equipamentos de combate a incêndio
Quando se fala em combate a incêndio sempre vem a mente o extintor de incêndio, a mangueira ou o hidrante, porém, esses equipamentos vão além, pois eles fazem parte de um sistema de prevenção de incêndio conhecido como sistema de detecção e alarme de incêndio.
Assim, podemos fazer uma pequena lista de equipamentos importantes para prevenir o foco de incêndio, dessa maneira temos:
- Extintores de incêndio;
- Mangueira de incêndio;
- Detector e alarme de incêndio;
- Porta corta-fogo.
Os extintores de incêndio são equipamentos de segurança mais usados na prevenção, pois são práticos e muito eficientes. Eles constituem, nada mais nada menos, que um cilindro de metal com pressão interna que contém água, pó ou espuma, que vai depender do tipo de foco de incêndio que se iniciou.
O extintor tem uma fácil manipulação, de modo a combater e eliminar os focos de incêndio, amenizando danos e também salvando vidas.
Mangueira de incêndio são usados pelas brigadas de incêndio e também pelos bombeiros, elas são dividas em três tipos, por exemplo I, II e III e são revestidos em poliéster e também om seu interior é composto de borracha sintética vulcanizada.
Já os detectores de alarme de incêndio são importantíssimos para que avisar sobre as situações de emergência. Os detectores de fumaça podem ser tanto manuais como automáticos, dessa maneira, quando há fumaça, temperatura e calor eles também são acionados.
As portas corta-fogo, estão presentes em diversos lugares, por exemplo, em saída de escadas em todos os andares, estão em estádios e portas de hotel.
Elas são fabricados em aço galvanizado, possuem um núcleo isolante térmico-acústico de alta resistência às chamas. A grande vantagem é que elas podem impedir a passagem do fogo de uma área a outra, ajudando na saída das pessoas em caso de emergência.
A bomba d’água ou então bombas hidráulicas são colocados nos motores de combustão ou elétricos, fazendo com que se conduzam a água pelo sistema de encanamentos, atuando quase sempre em parceria com hidrantes e também chuveiros elétricos. O elemento tem como objetivo central, dar força e potência a água que sai das redes fixas.
Brigadas de incêndio
Os brigadistas são um grupo de pessoas formados pelos próprios funcionários, que é altamente organizada: tendo os brigadistas, o chefe, o coordenador geral e os líderes.
Ter uma brigada de incêndio não é obrigatório como a CIPA – Comissão Interna para Proteção de Acidentes, mas são regidas por legislações estaduais, assim, cada governo possibilita de acordo com as leis e as normas locais.
Além da base na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também pelas Consolidações das Leis de Trabalho (CLT).
Os membros das brigadas de incêndio recebem um treinamento específico, tanto técnico como teórico, além de aprender sobre os primeiros socorros. Assim, eles são responsáveis por elaborar e emitir relatórios e pareceres, além de permitir na fiscalização do estado de conservação dos equipamentos de segurança.
Todos que passam pelo treinamento recebem o atestado de brigadista de incêndio, mas devem passar por um curso de reciclagem todos os anos.
Assim, tanto os equipamentos de alarme como de incêndio são importantíssimos para fazer manutenção da indústria, prevenindo acidentes. A equipe de brigadistas também é importante para que o controle de acidentes seja eficiente.