O setor industrial é composto por vários sistemas integrados para funcionar. Seu funcionamento depende de uma harmonia entre setores, sistemas elétricos, tubulações, maquinário, funcionários e hidráulica.
Inclusive, a hidráulica é um dos setores mais importantes no quesito de desempenho industrial e dos equipamentos presentes.
Isso porque ela é um elemento, que inicialmente é estudado na física, e que visa a análise ou se refere a forma como os líquidos ou fluidos se comportam tanto em movimento como em repouso.
Ainda, é por conta da hidráulica que ocorre a conversão de energia, transporte e regulação do fluido, quando ele está exposto a diversas variáveis. Existem alguns fatores que podem alterar o estado do liquido ou seu comportamento. Esses fatores são:
- A pressão exercida sobre ele;
- A vazão, ou seja, sua quantidade ao percorrer uma tubulação, por exemplo;
- A que temperatura ele está submetido;
- E qual é a viscosidade do liquido.
Um elemento interessante a se citar é a água. Ela se apresenta em estado líquido, mas quando está a 0º C ela fica em estado sólido, congelada. Já a 100° C, ela sofre ebulição e evapora.
Ou seja, esse é um exemplo que demonstra o quanto a temperatura pode influenciar num sistema hidráulico e como é importante estar atento a essas variáveis e conhecer as propriedades dos fluidos que estão sendo trabalhados dentro do setor industrial.
Dentro de um maquinário industrial, por exemplo, existe uma unidade hidraulica que será responsável pelo transporte de fluidos dentro da máquina.
Por exemplo, muitas máquinas precisam de lubrificação para funcionar e dependem da chegada de um óleo em uma de suas divisões. É a partir daí que a hidráulica funciona, direcionando esse liquido de forma correta.
E, o mais interessante é que esse setor não está presente somente na indústria, mas no cotidiano, por exemplo em automóveis, no transporte público, nas empresas, elevadores, dentre outros.
E, quais são os equipamentos hidráulicos que atuam dentro da indústria?
Praticamente todos os Equipamentos Hidráulicos dentro da indústria demandam da hidráulica para funcionar. E, existem alguns equipamentos que são específicos desse setor e estão acoplados em variadas máquinas.
O mais comum é o filtro de óleo, que atua protegendo o sistema hidráulico de outros contaminantes que estão presentes dentro do óleo. Isso faz com que o sistema tenha uma vida útil prolongada e uma durabilidade maior.
Além disso, existem os comandos dentro da hidráulica, que guiam ou direcionam o fluxo do fluido para os locais corretos dentro do maquinário, que geralmente são os cilindros e os motores.
Outro elemento interessante são as válvulas, pois, existem vários modelos e tipos delas, cada uma para uma especificidade dentro do sistema. Elas podem atuar na pressão, na vazão e até como um regulador de temperatura.
Além desses materiais existem outros como bombas, controladores de pressão (instrumentos de medição), dentre outros exemplos. Sem esses equipamentos, os maquinários da indústria como tratores, empilhadeiras e outros, não funcionariam.
Esse artigo ressaltará equipamentos que ajudam a compor o sistema hidráulico. Confira.
A utilização da Bomba centrífuga monoestágio
As bombas hidráulicas são materiais muito presentes dentro do sistema hidráulico, apresentando-se em variados modelos. Um deles é a Bomba centrífuga monoestágio, que é utilizada para produzir a pressão que movimenta os líquidos dentro do sistema.
Essa bomba hidráulica é formada por vários elementos e integrada por um sistema de engrenagem, que ajuda no bombeamento do óleo. Essas bombas podem ser utilizadas em vários setores além da indústria, por exemplo, na irrigação, na construção civil e em engenharias, como a naval.
No caso da bomba monoestágio, ela possui apenas um motor que realiza a operação, sendo considerada versátil e muito útil dentro do sistema.
E o cilindro hidráulico?
O cilindro hidraulico é um material muito importante, pois, ajuda na transformação de força, ou seja, transforma potência e energia em força para o funcionamento da máquina. Esse material é tão importante que também é conhecido como um motor hidráulico que atua de forma linear.
O óleo recebe uma pressão vinda de uma bomba e o cilindro atua nesse processo para o funcionamento correto do sistema. Além disso, o cilindro é composto por êmbolo, materiais de vedação, um anel raspador, dentre outros.
Vale ressaltar a importância de realizar a manutenção desse material, por meio da Recuperação de cilindros hidráulicos. Por conta da sua importância, é fundamental verificar seu funcionamento visando detectar problemas técnicos com uma rápida resolução.