métodos

Uma compreensão dos benefícios de cada forma de exame não destrutivo pode ajudá-lo a escolher o melhor método para sua aplicação.

O primeiro passo para garantir a qualidade da solda é determinar o grau exigido pela aplicação. Um padrão deve ser estabelecido com base nos requisitos de serviço.

Os padrões projetados para transmitir a qualidade da solda podem diferir de trabalho para trabalho, mas o uso de técnicas de soldagem apropriadas pode garantir que os padrões aplicáveis ​​estão sendo atendidos.

Qualquer que seja o padrão de qualidade, todas as soldas devem ser inspecionadas, mesmo que a inspeção envolva nada mais do que o soldador cuidando de seu próprio trabalho após cada passagem de solda.

Uma superfície de solda de boa aparência é muitas vezes considerada indicativa de alta qualidade de solda. No entanto, a aparência da superfície por si só não garante um bom acabamento ou qualidade interna.

Os métodos de inspeção de exame não destrutivo permitem verificar continuamente a conformidade com os padrões, examinando a superfície e a subsuperfície da solda e do material base circundante.

Alguns métodos são comumente usados ​​para examinar soldas acabadas: visual, penetrante líquido, partícula magnética, ultrassom e radiográfica (raios-X).

O crescente uso da informatização com alguns métodos fornece aprimoramento adicional da imagem e permite visualização em tempo real ou quase em tempo real, inspeções comparativas e recursos de arquivamento.

Uma revisão de cada método ajudará a decidir qual processo ou combinação de processos usar para um trabalho específico e a realizar o exame com mais eficiência.

Vantagens do ensaio não destrutivo

As vantagens do ensaio não destrutivo por ultrassom para inspeção de solda são:

  • Defeitos internos podem ser detectados e dimensionados;
  • Amostras grossas não demoram mais tempo para serem examinadas;
  • É necessário acesso a apenas um lado do componente;
  • Não há risco de radiação no exame ultrassônico;
  • Defeitos volumétricos e do tipo fissura podem ser detectados.

Vantagens da inspeção ultrassônica

A inspeção ultrassônica é um método para detectar descontinuidades, como em um Motor de tração escavadeira sob manutenção, por exemplo, direcionando um feixe sonoro de alta frequência através da placa de base e soldando em um caminho previsível.

Quando o caminho da placa do feixe sonoro atinge uma interrupção na continuidade do material, parte do som é refletida de volta. O som é coletado pelo instrumento, amplificado e exibido como um transe vertical em uma tela de vídeo.

Detecções de superfície e subsuperfície em metais podem ser detectadas, localizadas e medidas por inspeção ultrassônica, incluindo falhas muito pequenas para serem detectadas por outros métodos.

A unidade ultrassônica contém um cristal de quartzo ou outro material piezoelétrico encapsulado em um transdutor ou sonda. Quando uma voltagem é aplicada, o cristal vibra rapidamente.

Como um transdutor ultrassônico é mantido contra o metal a ser inspecionado, ele transmite vibrações mecânicas da mesma frequência que o cristal através de um material de dístico no metal base e na solda.

Essas ondas vibracionais são propagadas através do material até atingirem uma descontinuidade ou alteração na densidade. Nesses pontos, parte da energia vibracional é refletida de volta.

Como a corrente que causa a vibração é desligada e ligada de 60 a 1000 vezes por segundo, o cristal de quartzo age intermitentemente como um receptor para captar as vibrações refletidas. Isso causa pressão no cristal e gera uma corrente elétrica.

Alimentado a uma tela de vídeo, essa corrente produz deflexões verticais na linha de base horizontal. O padrão resultante na face do tubo representa o sinal refletido e a descontinuidade.

O equipamento ultrassônico portátil compacto está disponível para inspeção em campo e é comumente usado em trabalhos estruturais e de pontes, nos quais uma retroescavadeira está trabalhando.

Métodos para testes ultrassônicos

Os testes ultrassônicos são menos adequados do que outros métodos, no entanto, para determinar a porosidade nas soldas, porque os poros redondos de gás respondem aos testes ultrassônicos como uma série de refletores de ponto único.

Isso resulta em respostas de baixa amplitude que são facilmente confundidas com “ruído de linha de base” inerente aos parâmetros de teste. No entanto, é o método de teste preferido para detectar descontinuidades e laminação do tipo mais simples.

O equipamento ultrassônico portátil está disponível com operação digital e controles por microprocessador. Esses instrumentos podem ter memória interna e podem fornecer cópias impressas ou monitoramento e gravação de vídeo.

Eles podem ter interface com computadores por meio de clp com ihm, o que permite análises, documentação e arquivamento adicionais, assim como com dados radiográficos.

O exame ultrassônico requer interpretação especializada de pessoal altamente qualificado e amplamente treinado.