Os mais diferentes setores de trabalho precisam, muitas vezes, contar com a transferência de material entre local de descarga e o local em que o material será devidamente utilizado.

Isso ocorre no setor industrial, na área da construção civil e até mesmo em locais que estão ao alcance dos consumidores, como hipermercados, com a transferência de produtos dos depósitos diretamente para as prateleiras e nos corredores de serviço.

Veículos facilitam vida do trabalhador

Muitas vezes, o trabalho de transferência dos produtos, entre um local e outro, é realizado com equipamentos desenvolvidos especialmente para atender este tipo de trabalho.

No setor logístico, muitas empresas utilizam as empilhadeiras, que têm diversas versões disponíveis no mercado, como as movidas à diesel e as movidas à eletricidade.

Nos canteiros de obras, é comum encontrar as escavadeiras, que trabalham principalmente na fundação dos empreendimentos imobiliários, mas também podem ser utilizadas para a remoção de terra e areia.

Além disso, elas podem funcionar como um equipamento de transporte de material de construção.

Em locais em que há a disponibilidade de equipamentos “delicados”, faz-se o uso de Bobcat, que são mini carregadeiras eficientes, que podem substituir veículos como tratores e até mesmo as grandes betoneiras para a preparação de argamassa.

Este tipo de veículo é muito útil, exatamente por proporcionar uma série de serviços que podem ser realizados, com um único equipamento. Entre as vantagens, podemos destacar:

  • Tamanho reduzido, mas com robustez de máquina grande;
  • Flexibilização dos trabalhos que podem ser realizados;
  • Economia de combustível, facilitando orçamento da obra;
  • Operadores podem trabalhar de forma confortável.

Chega um momento, no entanto, que é preciso fazer a manutenção destas máquinas.

Quando feito de forma preventiva, a vida útil destes equipamentos se torna ainda mais extensa, pois os cuidados foram providenciados antes mesmo de qualquer problema acontecer.

Já quando é preciso realizar a substituição das peças para empilhadeira, o ideal é procurar distribuidores que trabalhem com a marca específica do veículo.

Marcas diferentes costumam utilizar fornecedores diferentes e até mesmo de fabricação própria para que retenham o mercado e possam oferecer um produto com a melhor qualidade possível.

O mesmo vale quando for realizar a manutenção das máquinas utilizadas dentro do canteiro de obras. Muitos equipamentos precisam passar por uma manutenção preventiva, principalmente aquelas que têm contato direto quando fazem a remoção da terra.

Nestes casos, as peças para escavadeira precisam ser reavaliadas de forma a verificar a funcionalidade, conforme os trabalhos avançam com o tempo.

Estes três equipamentos também podem ser utilizados dentro de outros empreendimentos, com diferentes funcionalidades, mas ainda assim facilitando a vida dos trabalhadores.

A logística de um local pode ser projetada para oferecer, da melhor maneira possível, a disponibilidade de acesso a produtos e serviços dentro da indústria, por exemplo.

Setores específicos beneficiados

Ainda que os setores da construção civil, industrial e de serviços sejam os maiores consumidores deste tipo de equipamentos, há outros locais que apostam na versatilidade das máquinas para contribuir na produtividade, tanto na fabricação, quanto na distribuição dos produtos oferecidos para o mercado consumidor.

Um destes lugares que se utiliza das empilhadeiras está a distribuidora de peças para bicicletas, que conta com um estoque dos mais variados produtos.

Com um crescimento impressionante nos últimos anos, o setor de mobilidade urbana por meio de bicicletas aumentou consideravelmente e é preciso disponibilizar para este mercado os mais diferentes produtos.

Os benefícios que este tipo de locomoção proporciona para o ciclista e para o meio ambiente, como forma de transporte e substituto dos automóveis, atingiu um novo patamar quando falamos em sustentabilidade, se tornando essencial.

Essas distribuidoras não fornecem apenas peças como quadros, pedais e guidões, mas também equipamentos de segurança, capacetes e roupas especiais para aqueles que pedalam, seja como um hobbie ou como meio de transporte, propriamente dito.

Nos pontos de distribuição, além de vender os equipamentos, é possível encontrar câmaras de borracha e ter à disposição um compressor para calibrar os pneus e sair pedalando.

São movimentos como este que mostram que o mercado está em franca expansão, podendo atingir grande parte da população.

Aos trabalhadores, resta se preparar, para que possam se adaptar às facilidades que o mercado de trabalho oferece, aprendendo a operar os veículos que facilitam os trabalhos de reposição e logística em todos os setores da economia.