A utilização do ferro para o setor industrial é imprescindível, pois ele está presente em todos os demais segmentos, como construção civil, automobilística, alimentos e farmacêutico.

Com isso, as possibilidades de transformação são infinitas, já que as ligas metálicas podem se transformar desde pequenas embalagens até grades de segurança, veículos terrestres e aeroespaciais.

A importância é tamanha que o ferro faz parte da história da humanidade, sendo empregado para a evolução do ser humano, transformando esse nobre material em equipamentos para caça e defesa, assim como foram empregados em construções de muitos séculos passados.

Ainda hoje, esse material é muito importante para a sociedade, a partir dos processos realizados dentro da indústria siderúrgica.

O uso do minério de ferro e sua transformação em aço permitem diversas possibilidades de misturas com materiais diferentes, originando produtos que são adequados e destinados para situações específicas.

Cortes adequados para aplicações variadas

Os perfis metálicos são utilizados para a aplicação no setor da construção civil, destinados para a edificação de imóveis, como casas, prédios e estruturas metálicas com diversos objetivos.

A partir do ferro chato, por exemplo, os profissionais que trabalham na área da serralheria podem desenvolver projetos com segurança reforçada, somando esforços com chapas de aço e construindo portas e portões residenciais e comerciais.

O próprio setor industrial utiliza chapas de aço para a construção de:

  • Veículos;
  • Eletrodomésticos;
  • Equipamentos eletrônicos;
  • Móveis domésticos e comerciais.

Apenas no setor automobilístico temos as motos, os carros, os ônibus e caminhões, para ficar nos veículos terrestres mais comuns.

O setor de agronegócios ainda recebe máquinas agrícolas, como tratores e colheitadeiras, além das pás e enxadas que são utilizadas na produção de hortas e pomares.

As estruturas metálicas de grande porte, tanto para ambientes urbanos como áreas rurais, dependem do ferro em diversos cenários. Isso porque as características do aço proporcionam diversas vantagens que justificam essa presença constante, como ser leve e com resistência extrema.

Além disso, aversatilidade de transformação do aço pode ser observada no emprego de perfil U dobrado em projetos voltados para o uso doméstico, assim como nas construções de grande porte, como estádios, arenas e ginásios esportivos.

Acabamentos da construção civil utilizam esse tipo de material em esquadrias, estruturas de vigas e colunas, além de corrimão de escadas.

As sinalizações de trânsito presentes em avenidas e estradas também recebem o material, exatamente por estarem expostos à céu aberto.

Modelos presentes no dia a dia

As inúmeras transformações do ferro e aço são reconhecidas, mas muitas vezes passam despercebidas. Por isso, vale destacar dois produtos que estão muito presentes na rotina das pessoas.

As placas de trânsito fazem parte do cenário urbano, até mesmo para os pedestres que reconhecem um sinal de “Pare” para poder atravessar uma avenida. Contudo, são tão usuais que sua estrutura e materiais já não são mais percebidos.

Muitas são fabricadas a partir de uma chapa de inox 2mm, exatamente por causa de suas características de resistência e praticidade de formatação e emprego de tintas metálicas e refletivas.

Os modelos de sinalização que dependem das chapas metálicas também estão presentes dentro dos estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares, lanchonetes e supermercados. São informações que estão presentes no dia a dia das pessoas, mas que passam despercebidas de qual material foi produzido.

Até mesmo nas horas de lazer o aço está presente. As grelhas e chapas de churrasqueiras podem ser construídas a partir de uma tela moeda inox. Isso porque esse material é resistente ao calor e confere a possibilidade de assar a carne de maneira apropriada.

Ambiente industrial permite transformação

Para chegar aos materiais empregados nos mais diferentes ambientes, dos espaços urbanos aos campos de colheita, o ferro e aço passam por transformações industriais.

Para isso, são utilizadas caldeiras que podem precisar de valvulas pneumaticas direcionais para transferir o ferro derretido para as áreas pertinentes às finalidades que são necessárias para cada uso.

A valorização do uso do ferro e aço em diferentes situações deve ser celebrada, por causa da possibilidade de reciclagem que esse tipo de material possui.

Afinal, a presença em diferentes projetos desenvolvidos pelos variados segmentos industriais confere uma redução enorme no impacto ambiental.

Ao contrário do plástico e do papel, que são dois outros elementos que podem ser reciclados, o aço não perde a qualidade quando passa por esse tipo de transformação, mesmo que seja necessário o uso de elementos filtrantes para água utilizada no ambiente industrial.

Por isso, é importante que a sociedade valorize esse material e reconheça a importância para todo o desenvolvimento da humanidade.