industriais

Grande parte de todos os equipamentos e ferramentas que temos em nosso cotidiano foram feitos por meio de processos industriais.

Deste modo podemos compreender que a indústria e um elemento-chave para o desenvolvimento das sociedades, afinal, elas produzem produtos que são comprados e comprados, girando a famosa roda da economia.

Seus processos são variados, alguns incluem o uso de cilindro de simples ação outros são mais reservados, são controlados e pensados friamente nos escritórios, permitem maior qualidade e também mais segurança.

Um desses processos conhecemos bem na contemporaneidade que é o uso de tecnologias para melhorar a eficiência, nós chamamos de automação industrial.

A automação industrial permite que muitos sistemas e máquinas que empregam cilindros pneumaticos trabalhem com mais segurança e mais comodidade.

Afinal, quanto mais segurança e mais eficiência uma fábrica tem, maior sua capacidade de produção e de aumentar seus lucros.

Neste artigo abordaremos alguns elementos que estão presentes na indústria, como alguns tipos de equipamentos e também de metodologias, que permitem que a fábrica tenha um bom desempenho e que possa ter sucesso em sua empreitada.

As bombas industriais e seus usos

É muito comum entendermos e pensarmos a indústria como algo fechado, entretanto, seus processos são múltiplos e envolvem uma série de questões e procedimentos e soluções.

Alguns desses processos dizem respeito ao deslocamento de certos elementos, como gases, líquidos e até pequenos sólidos.

Para que esse deslocamento seja eficiente são usados as famigeradas bombas industriais que podem ser de diversos tipos desde a bomba submersa agua suja usada para retirar água do poço para filtrá-la, até bombas que ajudam no deslocamento de componentes tóxicos.

Portanto, as bomba são imprescindíveis dentro da indústria. Esses equipamentos trabalham por meio de um motor ou turbina que por meio do trabalho mecânico transforma em energia.

É esse processo que permite que o deslocamento do fluido seja feito. Existem alguns tipos de bombas que trataremos aqui e que antes da compra de empilhadeira para o seu negócio é preciso conhecer.

1. As bombas de engrenagem

As bombas de engrenagem são as mais utilizadas por conta da sua versatilidade na aplicação. Podem ser usados em diversos tipos de produtos como líquidos corrosivos, tóxicos, de baixa, média ou alta viscosidade.

Por conta da sua versatilidade está presente em muitos tipos de indústria como:

  • Petroquímica;
  • Têxtil;
  • Alimentícia;
  • Metalúrgica.

2. As bombas centrífugas

Esses tipos de equipamentos possuem uma capacidade de aplicação mais restritiva ficando mais com o deslocamento de fluidos mais limpos e que possuam uma densidade próxima da água e que tenha pouca agressividade química.

No entanto, ela é muito usada devido sua grande capacidade de estabelecer uma conexão instantânea na tubulação e gerar grandes deslocamentos durante sua operação.

3. As bombas pneumáticas

As bombas pneumáticas são usadas em muitos tipos de processos, principalmente, em questões sanitárias onde o bombeamento é muito complicado.

Esses equipamentos são muito versáteis, porém, é muito usado em locais de difícil acesso e que demandam grande força. Entretanto, alguns tipos de indústrias gostam muito de utilizar esse equipamento.

Deste modo, compreendemos que as bombas são fundamentais para as indústrias, porém, para que essas bombas funcionem adequadamente e as máquinas também é preciso uma verificação constante.

Esse procedimento é conhecido como manutenção industrial e possui muitas vertentes, da calibração de transdutor de pressão até troca de peças e revisões periódicas. No tópico abaixo falaremos sobre essas manutenções.

As manutenções industriais

Um processo muito necessário em uma indústria é fazer com que seus equipamentos e máquinas funcionem por mais tempo. Isso permite maior custo-benefício, principalmente, redução de despesas com a compra de equipamentos que, geralmente, são caros.

Essa metodologia é conhecida como manutenção industrial e entrou como parte estratégica para gerenciamento de ativos da empresa.

A partir do momento em que tenho uma máquina bem cuidada que durará um bom tempo eu tenho mais possibilidades de lucro aumentando minha competitividade no mercado.

O uso da tecnologia é aliada das manutenções, principalmente, as chamadas manutenções preditivas que por meio de um monitoramento constante com uso de câmeras, sensores e alarmes problemas são detectados antes de serem vistos na revisão das chamadas manutenções preventivas.

Desse modo, ao unir manutenção e uso de bombas industriais temos a criação de uma indústria que atende muitos requisitos e que são essenciais para a sociedade.