A usinagem de matéria-prima em um bem de consumo é uma característica do ser humano, que aprendeu, há muito tempo atrás, a trabalhar com ferramentas e objetos para proveito em diferentes cenários.
Quando falamos em muito tempo, é desde os tempos das cavernas, em que a pedra se tornou uma arma para caça e as cavernas recebiam alguma melhoria para conforto dos moradores.
Em milhares de anos, a evolução foi acontecendo de forma natural, com uma característica peculiar que perdura até os dias atuais.
O desbastamento de recursos naturais, como o ferro, por meio da usinagem, transformando em produtos com acabamento refinado, sendo possível a criação de milhares de peças, das menores porcas e parafusos até chapas que permitem a construção de um ônibus espacial.
Oficinas recebem equipamentos apropriados
A possibilidade de reunir diferentes ferramentas em um único espaço permite a profissionais capacitados trabalhar em vários projetos, atendendo diversos segmentos do setor industrial.
A partir de um centro de usinagem pequeno é possível utilizar uma máquina capaz de atender a uma demanda de serviços necessários para diversas finalidades.
A tecnologia ajuda bastante, tendo em vista que os computadores e programas invadiram os espaços de tal forma que é impossível fugir disso nos dias atuais.
A usinagem tem máquinas CNC, ou seja, movidas por controle numérico computadorizado, com um grau de precisão muito alto, permitindo a execução de trabalhos sobre a matéria-prima sem a troca de peças e outras ferramentas.
Entre as tarefas possíveis, podemos destacar:
- Fresamento;
- Perfuração;
- Desbastamento;
- Achatamento.
As plantas fabris contam com uma oficina que utiliza um centro de usinagem que reúne em um único equipamento todas as ferramentas necessárias para a produção de peças e moldagem de modelos exclusivos, com tamanhos e pesos variados.
Os projetos apresentados contam com uma precisão milimétrica, mesmo quando é necessário a produção de lotes para uma grande demanda.
Todos são acompanhados por operadores que garantem a homogeneidade dos itens, para encaixe e perfeição entre diferentes elementos.
Investimento em equipamentos de precisão
As empresas que investem em oficinas de usinagem começam a partir do torneamento CNC, um serviço possível com um torno adequado, que permite que os cortes sobre a matéria-prima sejam realizados de maneira regular e contínua, removendo o cavaco até alcançar o resultado desejado.
As dimensões e características são obtidas de acordo com um modelo estabelecido por meio de um projeto principal.
Com os projetos automatizados, a precisão dos trabalhos está presente em cortes realizados por máquinas e ferramentas afiadas, conforme a atuação do controle realizado por meio da computação.
A disposição de capital para investimento em máquinas e equipamentos modernos permite a aplicação de dispositivo de usinagem CNC com placas pneumáticas, podendo alcançar tornos sofisticados com composição de eletroeletrônicos e sistemas hidráulicos para uma linha de produção automatizada.
É importante ressaltar que esse dispositivo permite uma usinagem precisa, com fixação das máquinas utilizadas por meio de uma referência em constante contato com as peças, mantendo a pressão necessária para não haver nenhum tipo de movimento entre os pontos de apoio.
Acabamento fino em produtos metalizados
A usinagem transforma matéria-prima em um produto finalizado, mas as peças podem recebem um acabamento fino, como um polimento cristalizado para se destacar junto com toda a composição de um bem de consumo, como um veículo.
Os carros esportivos, por exemplo, são formados por chapas de aço que passaram por um serviço de usinagem em diversas partes e peças do veículo.
A pintura recebe esse polimento para se destacar em conjunto com o brilho de frisos, porcas e parafusos que foram tratados com um banho de galvanoplastia niquelação.
O tratamento destinado a pequenas peças se destacam na composição final de um veículo. A aplicação de níquel reflete em maior resistência das peças, mesmo as destinadas a trabalhos em condições extremas, como fixação de rodas e partes do motor.
Isso protege contra a corrosão, além de empregar beleza no acabamento final.
As peças e produtos fabricados em uma oficina de usinagem precisam atender às exigências propostas pelo projeto inicial, com todo o funcionamento ocorrendo de forma adequada.
Isso deve refletir em viabilidades técnicas do maquinário, com um custo adequado e manutenção da qualidade.
Para atender a diferentes demandas, as ferramentas e dispositivos devem ser variados, de acordo com a criatividade e necessidade de solução a ser apresentada pelos projetistas.
A padronização é recorrente, com adaptações simplificadas de peças similares, como tamanho e peso, mas com o mesmo formato.
Desde os tempos das cavernas até a conquista do espaço em um futuro garantido, a usinagem e as possibilidades de transformação estarão presentes, permitindo a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento da humanidade.