Os metais possuem uma importância fundamental na sociedade, estando presente em diversos segmentos dentro da indústria e no cotidiano das pessoas, desde um simples talher para facilitar a alimentação, como no transporte (metrô, carro, ônibus, moto, avião).
Desde que os metais foram descobertos pelas civilizações anteriores, seu uso cresceu e foi aperfeiçoado, estando dentro ativamente dos processos industriais, nas máquinas, rolamentos e em muitos produtos.
Um dos principais metais é o ferro, elemento altamente resistente que é aperfeiçoado por meio de ligas metálicas (união de mais de um tipo de metal ou união de um metal com outros minérios).
Desde que a indústria começou a trabalhar com as ligas metálicas, é possível obter um material mais resistente, durável e com bastante qualidade técnica.
Mas, dentro da indústria, desde o processo de extração até o manuseio do metal, propriamente, são necessárias técnicas de segurança, assim como a participação de uma equipe qualificada.
Usabilidade do metal
O metal está presente no cotidiano, facilitando diversos processos, otimizando o tempo e aumentando a qualidade de vida das pessoas. Seu uso dentro da indústria passa de forma principal por dois setores: metalúrgico e usinagem.
Ambos trabalham com metais, mas em frentes diferenciadas. Por exemplo, a metalurgia trabalhará com o metal desde sua extração em rochas, seu tratamento, aquecimento e empregabilidade.
Já no caso da usinagem, ela moldará o metal para que ele consiga ter formas. Isso ocorre por meio da fundição do metal ou da fabricação de uma chapa metálica.
O metal está presente não somente em eletrodomésticos, moveis ou veículos, mas também contribui para a distribuição de energia, tecnologia e avanço do meio digital (por meio da transmissão em cabos).
Um dos materiais que podem destacar é o Barramento trifásico, que é uma peça elétrica utilizada para a condução de energia dentro de quadros de distribuição e comando.
Por exemplo, esse material pode estar presente em: cabines de energia, em interligações dentro da casa ou indústria, em painéis que fornecem energia elétrica, dentre outros detalhes.
A usabilidade desse material se torna importante por ele ser muito versátil, flexível, atendendo as necessidades técnicas do cliente.
Além disso, dentre as vantagens do uso desse material, podemos citar que ele realiza a distribuição de energia elétrica de forma eficiente, segura, evitando sobrecargas elétricas dentro de um circuito.
Ainda, podemos destacar que esse material é extremamente durável, resistente à corrosão, a elevadas temperaturas, além de ser um equipamento considerado barato no mercado.
]Sua fabricação dentro do setor industrial depende também de normas e especificações dos órgãos regulamentadores, para garantir a segurança no processo.
Os metais podem ser utilizados também na construção civil, com o uso da Cantoneira de ferro. Esse material é bastante utilizado no ramo da construção por atuar como apoio em bases de vigas, que ajudam na sustentação da obra.
Ainda, esse material pode ser visto em torres de transmissão de energia elétrica, em máquinas do segmento agrícola e ainda, em serralherias.
Esse material apresenta também bastante resistência, qualidade e versatilidade, atuando de forma eficiente e segura na garantia da construção estrutural de um imóvel. Seu custo-benefício também atrai construtores, assim como sua durabilidade.
A importância do aço
O aço é uma liga metálica composta por ferro e outros minérios. Dentre as suas características podemos citar que o aço é:
- Resistente;
- Não corrói;
- É durável;
- Pode ser utilizado em diversos segmentos;
- Não enferruja;
- Apresenta fácil limpeza.
Como esse material é mais resistente, ele apresenta uma vida útil maior, representando um ótimo investimento para o cliente, além da garantir de que está adquirindo um produto com qualidade.
Já que o aço apresenta tantas características especiais, ele está presente em diversos objetos e materiais. Geralmente, no ambiente industrial são produzidas chapas metálicas que são encaminhadas ao setor de usinagem para ganhar forma.
As chapas cada vez mais são trabalhadas e aperfeiçoadas, sendo que um dos seus modelos existentes se refere ao uso da Chapa de aço antiderrapante.
Esse tipo de chapa facilita a locomoção de pessoas, evitando que as mesmas escorreguem e caiam. O uso dessa chapa é bastante versátil, podendo ser aplicada em variadas escadas, rampas, em pisos industriais, dentre outros.
Ainda, esse tipo de chapa pode ser utilizada como piso em diversos locais, onde o objetivo é proporcionar maior segurança às pessoas.