Os cuidados com os alimentos processados em uma indústria alimentícia devem ser elevados, com equipamentos laboratoriais que possam diagnosticar, em diferentes níveis, a qualidade dos produtos que são comercializados e destinados ao consumidor final.

Tais cuidados devem estar relacionados desde a captação da matéria-prima, passando pelo transporte que é utilizado para chegar à fábrica e todo o procedimento de manipulação durante a fabricação e embalagem dos materiais.

Pesquisa proporciona qualidade de alimento

A refrigeração é um dos processos mais importantes dentro da indústria alimentícia. Isso porque a eliminação de vírus e bactérias acontece por meio do processo de congelamento.

A fervura da matéria-prima também é um processo importante, com o mesmo objetivo da refrigeração, que é eliminar qualquer agente contagioso dos produtos.

Para isso, são utilizados equipamentos especiais que apresentam resultados eficientes, quando devidamente aplicados nos laboratórios industriais, inclusive quanto ao uso de balança digital, por meio de estudos e pesquisas avançadas.

A determinação de elementos químicos que possam se tornar alergênicos para pessoas sensíveis a alguns ingredientes deve ser realizado durante o processo de pesquisas, para que possam ser diagnosticados e informados nas embalagens dos produtos que são destinados ao mercado consumidor final.

O crescimento da oferta de gado leiteiro no país fez aumentar, também, os laboratórios de pesquisa neste setor.

Os laboratórios equipados com analisador de leite conseguem identificar se há qualquer tipo de problema relacionado ao produto que chega das ordenhas que podem ter água adicionada para baratear o produto.

Por isso, as empresas responsáveis devem estar atentas durante todo o processo de ordenha, com fornecedores confiáveis e que tenham o registro dos animais que são utilizados para este destino.

Com uma capacidade de leitura abrangente, este tipo de equipamento pode identificar a quantidade de água, o nível de pH, quantidade de gordura em forma de nata e em forma líquida, as proteínas, presença de resíduos sólidos, a tipagem de lactose e a temperatura.

A melhor forma de trabalhar com este tipo de equipamento está na saída do fornecedor e na chegada das fábricas, que trabalham nas análises químicas e no setor de qualidade, que pode ser monitorado de forma eficiente.

O tratamento industrial, com a separação em tipagem, com os leites desnatados, semi desnatados e integrais sendo embalados de maneira separada, pode ser feito de acordo com as características apresentadas pelos produtos.

Para alcançar o nível de excelência dos produtos, trabalha-se com o sistema de pressurização nos equipamentos destinados para a triagem, protegendo o produto contra elementos indesejáveis injetando ar com filtragem, pressão e vazão de maneira controlada.

Todos os trabalhos realizados nos ambientes de estudos e pesquisas devem seguir regras sanitárias para que os produtos não sofram nenhum tipo de contaminação.

Nesse contexto, pode ser utilizado até mesmo o sistema de banho maria para laboratório na preparação de objetos de estudo, com a prática de fervura sendo realizada externamente.

Desta maneira, o aquecimento se dá de maneira lenta e uniforme, podendo ser observado a transformação do produto, com as características sendo analisadas conforme a alteração de temperatura, até chegar ao ponto de fervura.

Esse tipo de equipamento pode ser encontrado em diferentes formas, com objetivos distintos, como:

  • Banho maria com cuba redonda, para análise didática e laboratorial;
  • Banho maria de bocas, para trabalhos com evaporação;
  • Banho maria microprocessado, com motor de agitação;
  • Banho maria com rampa e patamar, com programação integrada.

Cada modelo atende diferentes necessidades em um laboratório químico na indústria alimentícia. Conforme a necessidade de análise, os equipamentos podem atender de forma específica cada etapa do trabalho de pesquisas e estudos.

Alterações em análise laboratorial

Se o produto for colocado em uma estufa e houver qualquer tipo de alteração, que não as específicas ao alimento analisado, as pesquisas deverão encontrar os agentes causadores para que possam disponibilizar o produto para o mercado consumidor.

Esse tipo de análise laboratorial pode ser feito por meio de diferentes testes, com a aplicação de objetos que são utilizados no dia a dia dos consumidores.

Para se ter uma ideia, ele pode ser feito com o uso de um conjunto de panelas destinadas para este fim, ou com a aplicação de equipamentos disponíveis em uma residência, como um fogão ou um microondas.

O importante é alcançar a qualidade, no nível mais alto, para que possa ser consumido de maneira segura, com as indicações necessárias em cada embalagem para a segurança da saúde de cada cliente.