Dentro de um ambiente industrial, é fundamental que hajam processos de organização e uma estrutura adequada. Não basta que as montagens eletricas industriais sejam feitas de maneira correta.
É preciso, também, que haja manutenções frequentes dentro do setor industrial. Inclusive, isso serve para manter a própria segurança dos funcionários. Vamos saber mais sobre o assunto à seguir.
A importância da manutenção industrial
Diminuir problemas e aumentar a vida útil das máquinas industriais. Esse é o objetivo principal da manutenção industrial. E isso envolve diversas atividades: desde análise de equipamentos até empresas de pintura industrial.
Dessa forma, a manutenção é um fator imprescindível para que as atividades da indústria sejam feitas de forma correta. Aliás, é um tipo de ação que faz diferença até mesmo no assunto competitivo.
Ou seja, quando os equipamentos e processos passam por manutenção, sua excelência é garantida por mais tempo, fazendo com que isso seja um diferencial em comparação aos concorrentes.
Colocar a manutenção no cronograma de uma indústria é uma estratégia de planejamento. Para isso, é necessário realizar, de tempos em tempos, a manutenção preventiva dos equipamentos e processos, como o quadro de distribuição industrial.
O intuito dessa manutenção, como o próprio nome já diz, é prevenir problemas e falhas.
Há, também, a manutenção preditiva, mais complexa, tecnológica e detalhada. Isso porque sua função é realizar uma análise rotineira dos equipamentos.
Um deles é o quadro QTA, que é um painel elétrico que tem a função de garantir que os aparelhos eletrônicos continuem funcionando mesmo com a queda de energia.
Por ser um equipamento extremamente importante, a manutenção preditiva é a mais indicada. Por fim, há, também, a manutenção corretiva, que atua diretamente quando há falhas.
Por exemplo: em estruturas com infiltrações e rachaduras, é necessário realizar a manutenção corretiva para eliminar o problema e, depois, realizar as pinturas industriais e prediais.
Fundamental para o sistema de automação
O sistema de automação industrial tem o objetivo de agilizar a produção e as tarefas do dia a dia. Ou seja, é uma forma de fazer com que alguns trabalhos manuais, que demorariam mais tempo para serem feitos, sejam realizados por máquinas.
Alguns dos benefícios da automação são:
- Aumento de produtividade;
- Aumento de precisão;
- Economia de tempo;
- Produto final de maior qualidade;
- Maior segurança dos funcionários;
- Monitoramento facilitado.
Sendo assim, a manutenção é fundamental para que esses sistemas funcionem de maneira adequada e continuem facilitando o trabalho e a produção das indústrias.
Além disso, como as máquinas de automação não são simples e nem baratas, a manutenção garante que funcionem, também, por mais tempo.
Manutenção é igual a segurança
A manutenção é uma forma de segurança do dia a dia do gestor industrial e, principalmente, do trabalhador. Isso porque, com a manutenção, acidentes de percurso e problemas mais graves são evitados. Assim, todos os que estão envolvidos nisso são poupados.
Inclusive, durante a manutenção, é necessário que itens de segurança sejam empregados pelos trabalhadores que estão realizando essa atividade.
Até porque, quanto mais segura for a forma de fazer a manutenção, mais seguro será também o ambiente monitorado.
Dessa forma, por ser uma ação de risco, a manutenção precisa ser levada a sério tanto pelos colaboradores quanto pelo dono da indústria. Isso significa que é preciso entregar todos os meios necessários para garantir a segurança do local.
Uma das formas de garantir isso é ter ferramentas de segurança. Equipamentos de proteção individual e coletivo, blitz de segurança periódica, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Análise Preliminar de Risco (APR) são apenas algumas dessas ferramentas.
A responsabilidade de empregar todas elas é do gestor, para que o ambiente permaneça seguro e os colaboradores não corram riscos. Eliminar ou eliminar acidentes é possível. A manutenção, portanto, é uma das formas de realizar essa ação.
Como vimos ao longo do texto, manter um costume de manutenção periódica garante que o local esteja em bom estado tanto para que o produto saia com qualidade quanto para que os trabalhadores se sintam tranquilos.
Isso faz toda a diferença em um ambiente de trabalho. Sem contar que, com a manutenção em dia, gastos com ajustes de erros e defeitos também são minimizados. Ou seja, a manutenção acaba sendo uma ação que garante, também, a economia.