A indústria é um setor muito importante para o desenvolvimento da sociedade e da economia do país. O trabalho que as indústrias desempenham todos os dias tem como objetivo criar produtos e serviços que tornam a vida das pessoas mais fácil.
Existem muitos segmentos diferentes entre si e que possuem o papel de criar mercadorias que são destinadas ao comércio, local essencial na relação empresa/cliente.
Os produtos que são vendidos nas lojas aumentam os lucros dos comerciantes, que passam a investir mais no seu negócio. Para chegar aos estabelecimentos existe um longo processo, no qual as empresas são fundamentais na criação das mercadorias.
Nas companhias industriais, ter uma equipe de colaboradores capacitada, máquinas e equipamentos eficientes e matéria-prima de excelência são os passos para o sucesso com reconhecimento no mundo empresarial e do público.
A importância do plástico na sociedade
O plástico é uma matéria-prima muito importante na vida das pessoas, pois boa parte dos produtos que são consumidos e itens que são produzidos na indústria, possuem a composição em plásticos.
A industria de plasticos tem um papel muito fundamental na produção de diversas peças que são usadas em muitas empresas, no cotidiano das pessoas, na construção, etc.
Cada peça plástica produzida possui uma função diferente e pode ajudar muito no ambiente de trabalho ou residencial.
O processo de criação dos produtos feitos em plástico possui várias etapas. O plástico em si é feito com um processo químico, a polimerização é uma técnica que faz a união dos monômeros, que depois de um tempo se transformam em polímeros (naturais ou sintéticos).
Os compostos e polímeros, com o tempo, transformam-se em plásticos.
As empresas que atuam no segmento de produção de itens com essa matéria-prima iniciam o processo de fabricação de moldes plásticos, ou seja, os projetos com os tamanhos e que tipo de função essa peça terá.
Os moldes são fundamentais para que a peça em plásticos seja fabricada com perfeição. Nos projetos de injeção de plástico, os moldes são usados para atender as demandas de:
- Brinquedos;
- Utensílios domésticos;
- Peças industriais;
- Embalagens.
Muitas das peças feitas nas empresas de plásticos usam os moldes.
As vantagens da utilização desses itens são: possibilidade de desenhar a peça conforme as necessidades do cliente, maior precisão durante a injeção, flexibilidade nos projetos e a criação de peças mais duráveis e excelente qualidade.
A fabricação de moldes possui várias etapas e precisa de equipamentos e ferramentas adequadas. A delicadeza desse procedimento exige a contratação de um projetista especializado, que pode ajudar a empresa a ter um bom resultado.
Como são feitos os moldes e a injeção de plásticos
Na ferramentaria de moldes, as empresas realizam investimentos em:
- Tornos;
- Fresadoras;
- Retificadoras;
- Máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado);
- Impressoras 3D.
Os processos de criação dos moldes são feitos de acordo com as normas e padrões rígidos, que ajudam a agregar segurança e qualidade nos serviços. Seguindo as regras, as empresas conseguem produzir peças com excelente durabilidade, com um custo acessível.
Com as ferramenta e os moldes criados, o procedimento de injeção pode ser iniciado.
A injeção de termoplásticos é uma técnica que torna o polímero viscoso, criando a possibilidade de ser moldado em altas e baixas temperaturas.
Nessa etapa de produção de peças plásticas, o funcionário faz o aquecimento do plástico em uma máquina injetora, que possui um bico de injeção que é posicionado acima da fôrma, onde o material é injetado, criando o formato da peça.
As máquinas usadas na injeção dos termoplásticos possuem uma alta força de fechamento, chegando até 300 toneladas. Os tipos de termoplásticos que são produzidos com esse maquinário são:
- Polietileno;
- Poliestireno comum;
- Polipropileno;
- Poliamida;
- PVC (Policloreto de Vinila);
- Poliacetal.
Pensar nas questões ambientais durante a produção de mercadorias é muito importante para ajuda na diminuição dos impactos ambientais. Esse conceito pode ser aplicado na criação de plásticos.
O plastico biodegradavel é feito com derivados de matéria-prima provenientes das fontes renováveis.
Esse plástico possui alta durabilidade, pode ser reciclado e pode substituir as resinas feitas com materiais não renováveis, como o petróleo.
Adotar esse tipo de plástico ajuda o meio ambiente e as pessoas que trabalham com reciclagem, porque, ao ser descartado corretamente, pode se tornar um novo produto, por exemplo, uma placa de plastico e, assim, ajudar os indivíduos nas suas necessidades.