A indústria é um setor muito importante para a sociedade, porque as atividades desempenhadas nas empresas desse ramo resultam em mercadorias que são comercializadas nas lojas e geram lucros para as companhias e o comércio.
A criação dos produtos em uma empresa, acontece com a presença de uma equipe de colaboradores experientes e a utilização de um maquinário potente.
As máquinas e os equipamentos usados na indústria podem variar de acordo com o trabalho de cada empresa, por isso, considerar o tipo de produto que será produzido é importante no momento de escolher quais itens comprar para equipar a linha de produção da companhia.
Um maquinário potente ajuda muito na produtividade da firma, proporcionando economia de tempo, agilidade na produção, redução de mão de obra, além disso, evita o desperdício de matéria-prima, retrabalho e falhas humanas.
A necessidade da movimentação de cargas
Algumas empresas possuem uma esteira rolante para ajudar os funcionários a terem a matéria-prima ao alcance das mãos e assim realizar as suas tarefas relacionadas à produção.
Um ponto interessante das esteiras é que elas evitam que a pessoa fique se movimentando o tempo todo e gerando atrasos no trabalho.
O setor da logística é um dos que necessitam muito de equipamentos de movimentação para que os funcionários consigam organizar o estoque e os pedidos de entrega dos clientes de maneira simples e rápida.
As máquinas e itens que são específicos para movimentar cargas são excelentes para ajudar no aproveitamento do espaço físico de almoxarifados e estoques, além de dar mais segurança nas operações de transporte.
A empilhadeira é um equipamento que faz parte do serviço da parte logística das empresas, porque é altamente eficiente no carregamento e descarregamento de mercadorias.
Ela possibilita movimentar cargas que variam de 1.000 até 16.000 kg com muita facilidade e sem necessitar de grande esforço humano.
Existem muitos modelos de empilhadeiras no mercado:
- Manuais;
- Combustão;
- Elétricas;
- Portuárias.
A empilhadeira elétrica é um equipamento muito versátil e pode ser uma ótima opção para depósitos, frigoríficos e armazéns. Ela opera muito bem em locais estreitos, graças à sua torre de elevação. Os benefícios desse tipo de empilhadeira são:
- Economia de combustível;
- Vida útil longa;
- Pouco ruído;
- Segurança;
- Menor necessidade de manutenções;
- Sustentabilidade.
Com tantos benefícios, pesquisar em empresas e lojas especializadas por esse tipo de equipamento é uma forma de conseguir encontrar uma empilhadeira preço acessível de qualidade e ótimo desempenho, que pode ajudar muito na movimentação de carga e organização do estoque da sua empresa.
As cargas, para serem movimentadas com segurança, precisam ser acomodadas em um palete, estrutura de madeira que possui espaços para que sejam encaixadas os garfos de uma empilhadeira, paleteira ou transpaleteira.
Esses equipamentos são específicos para movimentar e ajudar as empresas em atividades de carregar e descarregar mercadorias e produtos.
Uma paleteira é conhecida no setor industrial como porta-palete, porque auxilia no transporte de cargas de maneira simples e segura, graças às suas rodas, garfos e alavanca.
A paleteira hidraulica é um modelo que não depende exclusivamente da força humana. Ela não levanta objetos em grandes alturas, serve apenas para o transporte de mercadorias sobre o piso dos ambientes da empresa.
Investir na capacitação do funcionário que será o responsável pelas operações na qual esse modelo de paleteira será usado é muito importante para evitar problemas com o equipamento e atrasos nas atividades da companhia.
Um modelo muito presente na logística das firmas e estabelecimentos é a paleteira manual, que exige a presença de um funcionário para movimentá-la e assim levar as mercadorias até o local determinado.
Cuidados importantes com os equipamentos de movimentação
Para conseguir usar as máquinas com qualidade, segurança e conseguir otimizar tempo nos serviços de carga de descarga, é muito importante que as empresas priorizem um serviço de manutenção de empilhadeira com profissionais especializados, que conseguem detectar qual o problema que o equipamento tem e ajudar a solucioná-lo.
Os técnicos de manutenção verificam:
- Pressão dos pneus;
- Estado de conservação das correias;
- Nível de água da bateria;
- Nível do fluido de freio;
- Nível de óleo do sistema de transmissão e do motor;
- Limpeza.
Com base nas análises desses componentes, os profissionais conseguem verificar o que está acontecendo com a empilhadeira e resolver o problema. Uma troca de peças empilhadeira, por exemplo, é o procedimento mais comum no trabalho de manutenção.
Isto posto, pesquisar as opções de equipamentos de movimentação disponíveis no mercado é uma ótima maneira de conseguir equipar o setor logístico da sua empresa e conquistar excelentes ganhos para o seu negócio.