Um circuito potente, seguro e confiável exige materiais eletricos de primeira qualidade. Isso vale para fios, chaves, perfilado e  resistências e todos os demais componentes necessários ao funcionamento da estrutura.

Da mesma maneira, é fundamental que ela esteja sempre protegida de elementos externos.

Afinal, além da sua exposição poder causar incêndios e choques elétricos (principalmente no caso do cabo de cobre nu), seu revestimento plástico e em cores vivas tende a prejudicar a decoração do ambiente em questão.

A boa notícia é que há um item que pode resolver ambos os problemas de uma só vez.

Aprenda mais a respeito deste item, seu uso, instalação e fabricação a seguir:

O que é o perfilado?

O perfilado, também conhecido como eletrocalha, é um item metálico cuja função é cobrir trechos da fiação elétrica que, por algum motivo, não puderam ficar embutidas nas paredes.

Logo, se não fosse por este item, ela ficaria exposta.

Por conta disso, trata-se de um item cujo uso é muito comum em espaço de grande extensão, com instalações elétricas de porte igualmente grande, ou em lugares onde as características da iluminação mudam com frequência.

Neste rol, entram locais como museus, shoppings e salões de festas.

Para que serve?

Na prática, o perfilado permite que qualquer cabo eletrico possa ficar fora da parede – onde, normalmente, é posicionado durante a construção do edifício – para ficar do lado de fora.

Afinal, haverá uma camada de metal sobre ele, protegendo tanto as instalações elétricas quanto as pessoas que circulam pelo espaço.

Isto, por sua vez, traz uma série de vantagens. A primeira é que, como os fios estão sempre acessíveis, averiguar defeitos e repará-los é muito mais fácil.

Além disso, é possível instalar e remover itens como lâmpadas e tomadas com muito mais facilidade – afinal, não é preciso quebrar a parede para expor a fiação.

Da mesma forma, como o perfilado está sempre exposto, ele se converte em um elemento decorativo.

Por conta disso, ele costuma ser usado para proporcionar um ar mais moderno aos ambientes onde está instalado, o que é muito útil em decorações de inspiração industrial e contemporânea.

É possível escolher entre diversos modelos, como:

  • Perfilado prateado, branco ou preto;

  • Perfilado de aço inox;

  • Perfilado em metal galvanizado;

  • Perfilado pintado;

  • Perfilado perfurado.

Quando a seleção é feita da maneira correta, ele passa a compor a decoração, trabalhando a favor dela e proporcionando um charme a mais para o ambiente.

Também vale ressaltar que, quando se escolhe o perfilado de modelo perfurado, o item permite a ventilação da fiação durante 100% do tempo.

Consequentemente, há um risco muito menor de superaquecimento e de todos os problemas por eles causados.

Como o perfilado é fabricado?

Devido ao seu formato muito particular, que lembra uma calha, o item tem que ser fabricado de uma maneira específica, por meio de um procedimento chamado extrusão.

Nele, o material usado na fabricação (normalmente um metal de alta resistência, como o aço D2) é fundido e inserido sob pressão em um molde que tem o formato do perfil em questão.

Isso faz com que ele assuma rapidamente as características do molde, além de formar uma lâmina extremamente fina.

Vale ressaltar que, como qualquer outro processo industrial, a extrusão tem seus riscos. Portanto, ela jamais deve ficar nas mãos de amadores.

Além disso, é fundamental que o molde usado no procedimento seja de qualidade e feito sob medida para o modelo de perfilado em questão.

Como o perfilado é instalado?

Além de eficiente e de poder se transformar em um elemento decorativo, o perfilado é um item extremamente fácil de instalar.

Contudo, antes de chegar a esta fase, é preciso fazer um planejamento dos locais que receberão esta estrutura – e, da mesma forma, a quantidade que será necessário para cobri-la.

Após a aquisição, o  perfil é instalado nas paredes com a ajuda de um item chamado gancho curto para perfilado.

Como o seu próprio nome diz, trata-se de uma espécie de gancho que é parafusado na estrutura mais próxima (parede ou teto), com o objetivo de proporcionar o apoio necessário à manutenção do perfilado em seu devido lugar.

Caso seja necessário fazer algum procedimento diretamente na fiação, tudo o que o responsável tem que fazer é desencaixar o perfilado do gancho, deixando a fiação exposta.