As tubulações possuem uma grande presença nos mais diversos ramos industriais. Na maioria delas, os tubos têm como função a distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e outros líquidos. É possível citar, dentre os setores que se utilizam desses itens para a produção, as indústrias:

  • Petroquímicas;

  • Farmacêuticas;

  • Alimentícias;

  • Entre outras.

As tubulações podem ser divididas, basicamente, em dois agrupamentos: sem costura e com costura. A diferença está no processo de fabricação e nas aplicações cabíveis a cada material.

Os tubos sem costura são usados como componentes de transmissão e cilindros hidráulicos, dos quais não se pode ter solda, como oleodutos ou ferramentas de perfuração.

O processo é dividido em três etapas: laminação, extrusão e fundição. Já os tubos com costuras são produzidos por meio de solda e possuem duas formas de usabilidade: longitudinal e espiral.

Para entender as variáveis que em torno da produção de tubulações, é preciso conhecer melhor os tipos disponíveis no mercado.

Tubos

São inúmeros os modelos, as aplicações e as diferenças em diversos tipos de tudo disponíveis. A qualidade do tubo de aço inox, por exemplo, é reconhecida cada vez mais.

Dentre os benefícios da utilização desse material, é possível reconhecer sua versatilidade, já que o aço pode ser dobrado, prensado, curvado e trabalhado das mais diversas maneiras para atender da melhor forma a necessidade do projeto para o qual está sendo pensado.

Composto por inúmeros elementos, o aço inox pode ser definido como uma liga de ferro. Esse material é considerado resistente à oxidação atmosférica, pois o cromo, ao ter contato com o oxigênio, é responsável por criar uma película na superfície, protegendo esse material da ferrugem.

Enquanto isso, o Tubo DIN 2440, produzido seguindo as normas de qualidade, pode ser encontrado na cor preta ou galvanizado, biseladas e com roscas do tipo BSP ou NPT. Esse tipo de tubo se apresenta como uma excelente opção para diversos fins estruturais e para a condução de fluidos de baixa temperatura.

Esses são tubos produzidos com costura e tem uma resistência considerada baixa, mas possui ótima usabilidade como condutor de gases e líquidos.

Uma de suas principais vantagens diz respeito ao custo-benefício, porque é considerado um material de baixo custo, com durabilidade satisfatória.

Quando galvanizados, sua vida útil pode ser até mesmo prolongada. Além disso, a necessidade de manutenção é rara, pode ser considerada – em alguns momento – nula.

Também é importante citar o tubo ferro como importante item para a indústria. Afinal, o ferro fundido é uma liga formada por três elementos.

São eles: o ferro, o carbono e o silício. Largamente utilizado em sistemas de saneamento básico, assim como em complexos hidráulicos, esse tipo de tubo pode ser usado em sistemas de água bruta, potável e irrigação.

Por tolerar altas pressões, o material apresenta ótima ductilidade, permitindo grande absorção de esforços e movimentos do terreno em mecanismos de canalização.

Uma vantagem importante desse material é que ele possui boa resistência mecânica, ainda que em terrenos em más condições. Ele apresenta qualidade de segurança elevada, oferecendo garantias ao sistema de canalização – seja na instalação ou durante o funcionamento.

Processos e maquinário

Para que os tubos sejam produzidos e configurados da melhor forma para o uso pretendido, é fundamental destacar alguns pontos ao longo do processo. A calandragem é um deles.

Essa ação é responsável por curvar ou desempenar chapas de aço e metal. As máquinas responsáveis por tal ato possuem alto nível de modernidade e reduzem, com isso, a mão de obra e a manutenção na fabricação das peças.

Com o equipamento, é possível realizar curvamentos de tubos em alta precisão. Esses tubos podem ser tanto redondos, quadrados, retangulares, em alumínio, cobre, latão, entre outros. A Calandra para tubos se apresenta como uma forte aliada no processo industrial.

Muito utilizada em instalação e manutenção de tubulações petroquímicas, hidráulicas, elétricas etc., a curvadora de tubos é um equipamento que consiste, basicamente, em curvar tubos a frio, com alto desempenho e precisão.

O maquinário é geralmente muito utilizado em serviços de construção civil e montagem industrial, seja por construtoras ou empreiteiras.

Para quem já está em busca de “Curvadora de tubos preço”, é possível encontrar curvadoras hidráulicas, manual e elétrica, recomendadas de acordo com a necessidade de cada projeto.

É fundamental notar a importância dos tubos para a indústria. Entender um pouco mais sobre sua produção, os materiais utilizados em sua fabricação e possibilidades de aplicação.