Desde a Revolução Industrial, a sociedade tem mudado sua forma de produzir bens.

Se antes do advento das máquinas tudo era feito de modo artesanal, atualmente é muito difícil que uma mercadoria qualquer não passe por uma máquina que ajude a moldá-la.

Pode-se fazer alterações de formato, tamanho, peso e muito mais.

Contudo, em alguns casos, é preciso contar com um equipamento que faça um trabalho muito mais delicado e detalhista, para que o resultado seja bom e o produto em questão não fique comprometido.

Nestas situações, costuma-se usar a maquina fresadora. Aprenda mais a respeito dela, suas aplicações e os modelos disponíveis a seguir:

O que é uma fresadora?

A fresadora é uma máquina industrial de alta precisão, capaz de realizar tarefas que exigem um grau maior de exatidão. Entre elas, estão:

  • Perfuração;

  • Roteamento;

  • Produção de ranhuras;

  • Moldagens;

  • Engrenagens de corte;

  • Planejamento.

Todas estas funções são exercidas por meio de um mecanismo de corte circular em alta velocidade.

Isso faz com que ela não tenha nenhum problema em desbastar, até mesmo, os materiais mais rígidos, como madeiras de lei e metais.

Para que serve uma fresadora?

Atualmente, o uso da fresadora ferramenteira se destaca por seu papel fundamental em um dos métodos mais eficientes e precisos para a fabricação de peças industriais: a usinagem.

Nela, o item em questão é praticamente esculpido a partir de um bloco de matéria-prima bruta.

Durante este procedimento, a fresadora se responsabiliza por desbastar o material, fazendo com que ele tome a forma definida no projeto.

Quais tipos de fresadoras existem?

Por mais eficiente que a usinagem seja, é preciso pesquisar a respeito dos mais diversos tipos de fresadoras antes de investir nela.

Afinal, este equipamento existe nos mais diversos modelos, sendo que cada qual tem as suas particularidades. Confira alguns deles a seguir:

Fresadora vertical

Uma das maneiras de distinguir as fresadoras é através do movimento por elas feito. Os equipamentos tradicionais costumam se dividir em dois grupos: os que se movem horizontal e verticalmente.

No caso desta última, a fresadora ferramenteira caracteristicas faz com que ela se movimente apenas para cima e para baixo, perpendicularmente ao bloco de material que sofre o desbaste.

Apesar disso, também pode se mover horizontalmente, permitindo uma maior versatilidade, exatidão e praticidade durante a fabricação do material.

Nem sempre é a ideal: pode ser preciso contar com um item que tenha um movimento distinto.

Fresadora horizontal

Como o próprio nome dá a entender, a fresadora horizontal, ao contrário da vertical, move-se com uma orientação diferenciada, visando realizar o desbaste lateral da matéria-prima em questão.

Graças à sua configuração, ela pode ser alimentada em três eixos.

Por outro lado, este tipo de fresadora exige o manejo simultâneo de uma série de controles para que funcione adequadamente. Isso, por sua vez, tende a tornar o trabalho muito lento.

Fresadora universal

Se há algumas décadas quem dependia desse equipamento muitas vezes tinha que contar com dois modelos (vertical e horizontal), atualmente há uma solução que une ambos em um único maquinário: a fresadora universal.

Como o seu próprio nome dá a entender, ela se diferencia por ser capaz de realizar as tarefas de ambas as máquinas em uma só.

Isso, por sua vez, ajuda a reduzir os custos da produção, bem como o desperdício de tempo causado pela troca de máquinas, quando é necessária.

Consequentemente, em última análise, este item contribui para tornar uma indústria mais competitiva.

Fresadora CNC

Se a usinagem já era conhecida por sua eficiência e exatidão, essas características foram exacerbadas graças ao lançamento de uma nova tecnologia no mercado: a usinagem por comando numérico computadorizado (ou CNC, como é mais conhecida).

Seu diferencial é o fato de que, em um projeto do tipo, um profissional qualificado elabora o projeto do componente em questão em um programa de computador adequado para tal.

Este, por sua vez, gera um arquivo capaz de ser lido por uma fresadora CNC – que opera de maneira praticamente automática, com poucos comandos, a parte do conteúdo de tal projeto.

Por mais que as vantagens desse método sejam muitas, é preciso ter em conta que essa maquina fresadora preço é mais elevada que os demais modelos.

Da mesma forma, é preciso contar com funcionários com qualificação acima da média.