O mundo da indústria é um local muito diversificado. Nele podemos aprender diariamente, pois é um meio que possui diversos ramos e segmentos muito diferenciados, que se unem uns aos outros. Justamente por isso, por essa coletividade, que ele tem o tamanho que possui hoje em dia.
Um de seus principais assuntos que está presente em todos os locais é a hidraulica. Ela é um sistema que fornece um tipo de energia por meio de diversos fluídos que são trabalhados sob pressão. A maioria desses fluídos são água ou outros componentes que serão descartados após o uso.
Esse sistema é muito complexo e é composto por diversos tipos de aparelhos, componentes e peças que serão falados no artigo a seguir.
Há diversas partes que compõem esse sistema e todas elas tem seu uso específico. Justamente por isso serão faladas um pouco mais.
Então, para que você possa entender mais sobre esse universo e saber como funcionam todas as tubulações e todo o sistema hidráulico de um ambiente, principalmente industrial, acompanhe este texto, pois ele explicará alguns pontos importantes. Leia e confira.
Sistema hidráulico
Primeiramente iremos explicar sobre o seu corpo e suas características.
A hidráulica é composta por alguns aspectos e itens importantes, como o motor, que é um dispositivo elétrico que ajuda na movimentação de todo o sistema. Além disso, há o reservatório, que é um tanque que ajuda armazenar e facilitar a manutenção dos fluídos e fazer com que eles sejam transmitidos em um circuito.
Outro item importante é bomba, que é usada para converter a energia mecânica para energia hidráulica. Isso porque ela faz com que os fluídos e todos os outros componentes sejam empurrados para o sistema em si. Já o atuador hidráulico converte fluído em energia.
Além disso, há diversas válvulas essenciais para o funcionamento do sistema, das quais falaremos a seguir.
Cada uma tem elementos diversos e diferenciados, importantes para cada feito. Então, siga lendo para entender mais sobre todo esse meio que costuma ser complexo.
Atuada
Primeiramente falaremos da válvula atuada, é conhecida também como On-off e é destinada para o controle de fluxo e operação, possuindo duas posições para fazer isso. São elas aberta ou a fechada.
Alguns vantagens da atuada são:
- Rapidez no trabalho;
- Peças e trabalhos completos;
- Desobrigação de operação humano;
- Automação de toda uma linha de trabalho;
- Independência e qualidade.
Para que seu funcionamento seja possível, é necessário que ela seja usada juntamente com um kit de montagem e seu atuador pneumático.
A partir disso, o atuador é utilizado como uma dupla ação e consegue ter um retorno por mola como se fosse uma simples ação. Após isso, o funcionamento como válvula será totalmente pleno.
Manifold
Há também uma válvula chama manifold 2 vias, é um componente totalmente eficiente para vedação e medição de pressão em todos os processos industriais relacionados à hidráulica.
Seu uso é voltado para sistemas de redistribuição de vapores, de água, ar e gases em geral.
Esse tipo de válvula manifold 2 vias é projetado para trabalhar com todos os modelos de transmissores de leitura tanto nacionais quanto importados, para que seja possível criar uma proteção de equipamentos de linha relacionados à produção.
Assim como todas as linhas faladas, ela é confeccionada a partir de normas regulamentadoras e, por isso, possuem grande qualidade, resistência e proteção.
Isso faz com que a vedação proteja a tubulação e proporcione uma construção diferenciada no ambiente .
Dessa forma, é possível ter um sistema normalizado e muito complexo, feito com materiais de segurança e inteligência para protegê-los de uma forma tranquila e diminuir cada vez mais erros, falhas e manutenções que ocorreriam com outros tipos de materiais.
Válvula solenoide
Por fim, esse texto finalizará falando sobre a Valvula 3 2 vias, conhecida também como solenoide.
Na prática, ela é uma válvula pneumática e funciona por meio de ar comprimido e pode ser encontrada em diferentes tipos de adequações e necessidades para um sistema de distribuição.
Nesse caso, ela trabalha com capacidade de controle direcionais e é possível ter três vias de trabalho e duas posições de comando. Ou seja, ela possibilita acionamento e redirecionamento e vedação a partir de todas essas vias.
Basicamente, todas as válvulas possuem um tipo de conexão e, com todo esse conjunto funcionando perfeitamente, é possível ter um sistema hidráulico que nunca falhe e dificilmente precise de manutenção.
Com isso, é possível fazer com que a indústria possa atuar tranquilamente e aumentar sua capacidade de produção cada vez mais.