Uma indústria tem diversos processos, equipamentos e máquinas, de modo a garantir que a operação e a produção tenham eficiência, aumentando os lucros.

Porém, para que esses processos sejam garantidos é preciso que existam sistemas de controle e de precisão para que então as máquinas consigam se relacionar com um desempenho mais produtivo.

Assim, existem o que chamamos de equipamentos de medição, que realizam o controle de processos, sempre relacionando diversos sistemas, como por exemplo:

  • Uso dos recursos;
  • Medição de desempenho;
  • Levantamento de dados;
  • Elaboração de relatórios.

Tudo isso só é possível porque os equipamentos de medição são usados por profissionais e técnicos para que a indústria garanta a precisão de suas máquinas.

Além disso, os equipamentos de medição e controle de processos permitem o levantamento e registro de dados e a conversão de variáveis, para depois então fazer a transmissão ou então controle dos dados recolhidos para algum fim necessário.

Os instrumentos de medição dos procedimentos industriais servem para medir características físicas, por exemplo:

  • Medidores de fluxo;
  • Medidores de pressão;
  • Medidor de umidade;
  • Medidor de vazão;
  • Entre outros.

Equipamentos de medição: apontamentos

Como foi dito, os equipamentos são importantíssimos para controlar os mais diversos procedimentos industriais, porém, além dos equipamentos de medição, muitas outras ferramentas são usadas em conjunto para que se obtenha os dados de forma mais rápida e também assertiva.

A colocação de um sistema de medição, como uma balança ou outro equipamento, deve ser sempre bem planejada, para que ela possa exercer de forma ideal as funções de controle e monitoramento de toda a unidade industrial.

Esses dispositivos de medição são colocados em muitos tipos de máquinas, por exemplo, em bombas, fornos, refrigeradores, compressores, condicionadores de ar e outros tipos de máquinas industriais.

Os instrumentos de medição são, de maneira geral, nada mais é que uma ferramenta para medir quantidades físicas por meio de uma medida, seja ela em amperes, kelvin ou quilos, de forma a gerar dados significativos e então informações corretas.

Todas essas unidades de metrologia são definidas pelo Sistema Internacional de Pesos e Medidas (SI). Seguir esses padrões garantem que qualquer equipamento que seja usado como medidor de campo magnético ou amperímetro tenha validação técnica.

Tipos de equipamentos de medição

Existem então muitos tipos de equipamentos de medição que são importantes para os processo industriais de modo que garantam a produção e a operação fluida de todos os sistemas.

Abaixo falaremos de alguns principais tipos de sistemas de equipamentos de medição, por exemplo:

Medidores de temperatura

A temperatura é uma grandeza muito importante para a indústria, isso porque é preciso medir o ganho ou a perda de calor de alguma máquina, fazendo com que ela seja calibrada e garantindo então grandes resultados nos produtos e também na preservação entre si.

Isso porque, a variação de temperatura de determinada região ou corpo afeta de forma direta a expansão ou a retração de variados elementos sejam eles líquidos, sólidos ou gasosos. Assim, com o aumento da temperatura ou o decaimento dela os corpos agem de forma diferente.

Dessa maneira, os coeficientes de expansão ou dilatação, calor, transferência de calor e calor específico são essenciais para que as máquinas mantenham sua eficiência energética. Existem medições, tanto analógicos como digitais, favorecendo a medição correta desses tipos de processos.

Paquímetro

O paquímetro mede dimensões por meio de uma régua com graduações e um encosto físico. Existem dois tipos de paquímetros, o digital e também o mecânico, sendo muito precisos.

As dimensões que são medidas por esse equipamento são dimensões lineares internas e também externas de pequenas peças, por exemplo, parafusos, porcas e tubos.

Relógios apalpadores

São equipamentos que visam a medição das chamadas excentricidade das peças, o paralelismo entre as faces, além de permitir a medição das centragens e alinhamento das peças.

Assim, consegue também fazer medições internas e detalhes de difícil acesso.

Medidores de vazão

Os medidores de vazão são importantes para medir quanto tempo determinado corpo, líquido ou gasoso passa por um ponto dentro de um espaço e tempo, assim é importante para medição do volume que passa em uma tubulação.

Vimos então que existem diversos tipos de equipamentos, por exemplo, o medidor de condutividade e temperatura, e outros que são de suma importância para o controle dos processos.