Uma casa e uma indústria tem em comum suas instalações hidráulicas. Entretanto, quando falamos de instalações hidráulicas industriais, nos remetemos quase sempre a necessidade de transferência de fluidos e outros tipos de materiais líquidos ou gasosos de um determinado ponto (ou setor) para outro lugar.
O processo que faz com que isso ocorra é chamado bombeamento. De modo geral, esse processo é operado pela bomba hidráulica ou moto bomba. Esses equipamentos nada mais são do que pequenos motores que ajudam o líquido a fluir sobre as tubulações, trabalhando tanto no movimento de sucção como de ducção.
Os diversos ramos da indústria, então,precisam investir nas bombas, por um motivo muito simples. Isso porque não é necessária apenas transferir o líquido, mas também controlar vazão dos fluidos, além de diversos outros componentes hidraulicos que permitirão o controle sobre esses processos.
Bombas e válvulas
Além das bombas, é importantíssimo dentro de um sistema hidráulico a presença das válvulas.
Isso ocorre justamente pelo fato de as válvulas terem a capacidade de fazer o controle das vazões e pressões, além de agir em conjunto com a bomba ou então de maneira separada dentro de uma unidade hidraulica.
De maneira geral, as bombas são usadas para forçar a transferência de líquidos em diversos tipos de ambientes, desde os industriais e municipais, como em lugares com situações emergenciais, como enchentes.
Por outro lado, as válvulas são usadas para que ocorra o controle do fluxo, do nível e também da pressão do líquido existente no sistema.
Tanto a bomba como as válvulas possuem tipos e subtipos, sendo eles usados para líquidos de diversas viscosidades, como:
- Água;
- Esgoto;
- Químicos;
- águas residuais e outros.
Em grandes sistemas hidráulicos, como uma rede de esgoto, as bombas e as válvulas são usadas como uma interligação entre redes.
Por ter essa característica, elas acabam se tornando instalações fixas. Por isso, é de suma importância que os materiais utilizados sejam de qualidade, como a bomba centrífuga inox.
Isso porque, ao ser revestida com inox, a bomba ganha mais características anti corrosão e se torna um material de grande durabilidade e resistência ao impacto.
Essa importância ao material desses equipamentos decorre do fato de que, caso venha ocorrer uma manutenção, será necessário efetuar toda a paralisação do sistema, causando imprevistos e percalços. Consequentemente, paralisar para troca acaba se tornando prejuízo financeiro para as concessionárias de água, esgoto e indústrias no geral.
Em situações de emergência, é possível salientar que há a possibilidade de aluguel de bombas, válvulas e outros equipamentos como o cilindro hidraulico.
Tipos de bombas
Para que todos esses processos de manipulação de líquidos ocorra sem problemas, temos que salientar que existem diversos tipos de bombas, sendo cada uma especializada em um tipo de serviço.
É por esse motivo que abaixo estão algumas das bombas utilizadas pelas indústrias e outros pontos de serviço que precisam fazer a transferência de líquidos e fluidos com qualidade e eficiência. São os principais tipos:
Bombas centrífugas
Essas bombas possuem como objetivo o transporte e a transferência de fluidos por meio da sucção. Por causa disso, tem uma aplicação geral em seu uso.
Sua forma de atuar sobre o líquido permite que seja construída com diversos tipos de rotores para aplicação tanto em líquidos, como em líquidos com sólidos em suspensão.
Os rotores possuem algumas variações, podendo ser aberto ou fechado, canal ou vórtex, semiaberto ou unicaldal. O tipo mais comum é a bomba centrífuga horizontal.
Bombas de engrenagens
A bomba de engrenagem opera no meio de diversos líquidos, desde corrosivos, tóxicos até os com grande viscosidade.
Por ter uma grande aplicabilidade, são as mais usadas pela indústria, estando presente em quase 70% de toda aplicação hidráulica industrial.
Por isso que atende a diversos setores como petroquímicos, siderúrgicos, alimentícios e etc.
Bombas autoescorvantes
Esse tipo de bomba não precisa atuar de primeiro momento no líquido. Ou seja, a sucção (autoescorva) pode ocorrer em local seco por tempo indeterminado.
Sua aplicação é mais comum em lama, água oleosa, resíduos em tanques e situações emergenciais de vazamentos.
Bombas de deslocamento positivo
Esse equipamento é também conhecido como bomba volumétrica, ela bombeia o líquido por meio da impulsão. Assim, a aplicação é em baixas vazões e em líquidos de alta viscosidade.
Todos esses processos e tipos de bombas ajudam a indústria e outros setores a terem em vista os seus processos, para que seus processos se desenvolvam com altivez e com eficiência em todas as etapas.