Equipamentos para finalização e acabamento, seja de uma obra ou de uma peça em cerâmica ou mesmo uma joia, são primordiais para que a peça ou a construção alcancem o objetivo para o qual foram projetados.
Lixas, maquinas para polimentos de peças veiculares, para polimento de joias entre outros são indispensáveis para que o produto adquira brilho e acabamento especial para encantar os olhos dos consumidores.
Para que isso aconteça, no entanto, são necessários diversos maquinários especiais, que vão variar de acordo com cada tipo de peça ou necessidade.
As limas diamantadas são peças muito importante que tem ampla utilidade na indústria e em outros setores. Veja mais acerca disso nos tópicos a seguir.
Diferentes aplicações de desbastadores
A Lima diamantada é um tipo indicado para ajustes e desbastes e de peças, com a finalidade de que ela alcance uniformização. Essa ferramenta possui alta durabilidade e resistência. Além disso, sua composição é o segredo de sua durabilidade.
Essa lima é fabricada a partir do pó de diamante, conferindo a ferramenta a capacidade de uso mesmo em materiais muito resistentes tal como metais. Essa ferramenta também é usada nos seguintes setores:
- Plástico;
- Ourivesaria;
- Ferramentas;
- Eletrônicos.
Os principais materiais em que a lima diamantada é utilizada são os aços temperados e aços ligas, materiais cerâmicos, grafites e pedras sintéticas, plásticos com reforço resistente, vidros e também ferrites.
É possível adquirir esse produto em lojas virtuais e nas físicas. Mas, antes de adquirir é interessante contar com profissionais especializados para garantir o uso do modelo certo para a sua necessidade. Isso porque a peça possui densidades e tamanhos diferentes.
O diamante comercializado como pedra preciosa de alto valor é o material mais duro produzido na natureza.
Pelo seu alto grau de dureza, o diamante não pode ser nem mesmo riscado por outro componente que não seja o próprio diamante. A maior reserva do mundo para extração da pedra do mundo se encontra na Russia.
Desbastador veicular
Um dressador de rebolo é outra peça bastante importante para desbaste, porém ela possui uma função específica.
O processo de dressagem é o responsável pela correção da topografia do rebolo muito utilizada em retífica de motores.
Assim, o rebolo é muito utilizado para retificar motores. A necessidade de utilizar um rebolo acontece no momento em que os componentes internos do motor do veículo sofrem desgaste pelo longo uso, gerando folga entre o pistão e o cilindro, ou quando o cabeçote empena.
A retifica do motor pode ser feita somente na parte de baixo, local em que ocorre a retífica das camisas dos cilindros, dos pistões, das bielas e do eixo de manivela ou virabrequim.
Na parte de cima, a retífica é feita em cabeçote, valvula e guias ou todo o conjunto. Em uma situação normal, a retífica é feita a partir de 200 mil quilômetros rodados, ou se apresentar problemas.
Outro equipamento muito importante de uso na indústria para purificação e eliminação de excessos, é o purgador tipo boia.
Esse equipamento, em uma definição simples, seria um filtro para sistemas de vapor, normalmente utilizados em tanques serpentinados.
Isso porque nesses tanques as serpentinas são responsáveis pelo equilíbrio térmico na troca de fluidos e também em cilindros secadores, etc.
Cilindros secadores são amplamente utilizados em fábricas de papel, na fase de secagem do produto. Durante a sua produção, a temperatura e pressão da máquina precisam estar equilibradas para que o processo ocorra da maneira correta a alcançar o ponto ideal do produto.
A indústria, em suas ramificações, lança mão de inúmeros equipamentos para adaptação de algum processo que precisa ser alterado ou para otimização. São inúmeras as tecnologias apresentadas todos os anos para que a indústria sirva-se dos equipamentos necessário para que supram as necessidade da produção.
Todos os anos os desafios na indústria são os mesmos: atender a demanda econômica e social da nação, auxiliar na produção de renda do país, movimentar a economia e vencer seus desafios internos que incluem a segurança, crescimento e a otimização dos processos. Tudo isso deve ocorrer de forma a garantir a ampliação do seu mercado de atuação.
Por isso, tecnologia é tão primordial para esse setor, como para outros setores da economia, pois o desenvolvimento de instrumentos, maquinários e técnicas de produção otimizadas e melhoradas ajudam as indústrias a crescerem, trazendo evolução e desenvolvimento para o país e melhorando a vida dos cidadãos.