Uma indústria possui diversos sistemas, processos e ferramentas, que podem ter diversas aplicações, em variados segmentos. A presença mais marcante é das escovas industriais nos processos de limpeza de superfícies, e também agindo para dar acabamento, como se fosse um pincel.

Mas para escolher uma escova industrial que atenda aos requisitos básicos é difícil, por isso que é preciso atentar-se para cada característica, afim de que ela possa agir com eficácia em sua função que consiste em:

  • Remoção de rebarbas;
  • Limpeza;
  • Acabamento;
  • Retificação;
  • Perfuração.

As escovas industriais devem sempre manter-se aos critérios rígidos de produção, para que a matéria-prima a ser utilizada não seja desperdiçada e que seu produto venha ficar bonito e agradável.

Modelos de escovas industriais

Existem variados modelos de escovas disponíveis no mercado. Para que você conheça um pouco sobre elas, nós separamos algumas. Acompanhe:

Escovas rotativas

São ideais para realizar higienização, a escova rotativa entra até nos lugares que tenham acesso dificultado. Esse tipo de escova é muito flexível, possuindo modelos com hastes, tanto fixas como removíveis.

As de modelo com hastes fixas são práticas, porém, não é possível reciclá-las, já que havendo o desgaste é necessário jogá-la fora. O modelo com hastes removíveis é reciclada, já que se pode trocar a escova quando haver o desgaste.

A composição das escovas industriais são várias, podendo ser feitas de diferentes materiais como por exemplo:

  • Aço carbonado;
  • Aço inox;
  • Latão;
  • Nylon.

Há também algumas escovas rotativas chamadas onduladas, são elas:

  • Emborrachadas;
  • Rotativas circular reforçada;
  • Rotativa reforçada trançada.

Escovas cilíndricas

As escovas cilíndricas são aquelas cuja espessura é maior do que o diâmetro interno. Possuem três tipos básicos dessa escova industrial:

  • Escova cilíndrica tufada: onde os tufos são grampeados na base;
  • Escova cilíndrica por anéis: estão em bloco e compõe um cilindro que então é acoplado no eixo;
  • Escova cilíndrica por fita helicoidal: possuem um formato helicoidal em um eixo rotativo.

Tipos de fios

As escovas também podem ser encontradas especificando os tipos de fios, por exemplo, a escova de nylon recebe esse nome porquê seus fios são feitos de nylon ou de nylon abrasivo.

Mas também os fios podem ser encontrados em fios de crina, fios de aço inox e fios de aço latonado.

Outros tipos de escovas

Existem outros tipos de escovas também usadas na indústria. Acompanhe a seguir alguns modelos:

Escova de fita

A escova de fita possui dois sentidos, sendo uma no formato helicoidal e outra no formato reto.

As escovas em fita reta possuem uma grande semelhança com uma régua, e seus fios são colocados paralelos na largura da fita. Suas funções são a vedação dos espaços, composição das esteiras para limpar, selecionar ou conduzir peças e objetos.

Já as escovas em posição helicoidal são dispostas em uma escova cilíndrica e suas fitas são dispostas de modo que os espaços correspondam a necessidade em questão. Há também o modelo em que a fita helicoidal é voltada para dentro.

A escova de fita pode ser encontrado com fios em aço carbono, aço inox, aço latonado, nylon, nylon abrasivo e crina.

Escova tubular

São escovas para limpeza de paredes de tubulações, terminais hidráulicos, cristais, garrafas, lavagem de engradados de água e dentre outros. Os fios são colocados em ordem helicoidal sempre com relação ao tipo da torção do arame central.

São tipos de escova tubular encontrados:

Escova tubular de torção simples

São aqueles modelos em que possuem dois arames centrais entre os fios. É o modelo mais usado no mercado.

Escova de torção dupla

São escovas com torção de quatro arames, fazendo com que os fios fiquem mais concentrados.

Complementa o trabalho da torção simples.

Escova tubular de torção dupla entrelaçada

Essa escova possui um enredado de quatro arames centrais, fazendo com que os fios se entrelacem tornando a distribuição deles mais homogênea.

São usados para que a limpeza das paredes dos tubos sejam uniformes e completas.

Escova de latão

São escovas circulares podendo ser acopladas a máquinas e dão acabamento em peças metálicas e outros tipos como madeira, borracha e pintura. A escova de latão ainda elimina rebarbas, ajuda no polimento de peças e outras coisas.

Assim vimos que as escovas industriais são importantíssimas para o desenvolvimento de peças e também para limpeza de locais escondidos, tornando os sistemas e processos mais bem higienizados.