A atuação industrial impacta praticamente todos os setores, dentre eles o agropecuário e da construção civil. Mas, o que esses dois setores têm em comum? O fato de necessitarem da precisão em suas tarefas e também a necessidade de máquinas de grande porte para operarem suas atividades.
Por exemplo, dentre os procedimentos necessários na construção civil, um deles se refere à demolição de um prédio ou casa, para a partir disso, realizar uma construção.
Para realizar um procedimento como esse, é necessário ocorrer um planejamento sólido sobre as reais condições do imóvel, visando verificar que tipo de material explosivo utilizar e as condições de instalação do imóvel.
Ou seja, quem são os vizinhos, como isso pode impactar o imóvel e a saúde deles, quem vai passar na rua, se existem lojas ou centros comerciais próximos, dentre outros fatores.
Existem alguns tipos de demolição e procedimentos para tentar deixar o local mais “limpo” possível para realização da obra.
Um exemplo se refere ao arrasamento de estaca, que é conhecido como um nível para o corte da cabeça das estacas presentes em fundações. Quando uma estaca é cravada, seja ela de forma metálica ou a partir de moldagem, ela pode receber um bloco para atuar no coroamento da peça.
Com isso, torna-se necessário cortar para que ela fique no nível esperado, para receber o tipo de bloco necessário.
Como a estrutura de um local precisa ser feita corretamente e, ainda, com bastante precisão técnica, é necessário que esse procedimento seja realizado para que a cota esteja pronta para receber o material de instalação.
Nesse procedimento também existe alguns métodos de aplicação de concreto (mistura de areia, com pedras e cimento), para que ele tenha qualidade e não seja aplicado em excesso em uma peça.
A aplicação em excesso pode comprometer a qualidade da obra e afetar o desempenho do material.
Vale ressaltar que quando um local passa por demolição ou pelo procedimento de corte, é importante que a construtora responsável pela obra, vise um cuidado com o descarte ou reaproveitamento do entulho que irá ser gerado nesse material.
Como funciona o setor agrícola?
Assim como na construção civil, o setor agrícola também precisa ter seu espaço limpo para realizar a aplicação.
Seu procedimento não envolve uma demolição, mas envolve a limpeza e preparo do solo, com aplicação de adubo, sementes melhores, assim como também é necessário realizar um estudo prévio do local para verificar suas reais condições, visando não comprometer a qualidade do solo, esgotando seus recursos e muito menos perder a plantação.
A indústria é a responsável pela produção de peças para ambos os setores, como a escavadeira.
Essa máquina atua com capacidade exemplar na retirada do excesso de terra e entulhos, tanto no processo de terraplenagem (quando existe o objetivo de nivelar o terreno, retirando o excesso de terra), assim como quando existe a necessidade de realizar uma plantação.
Existem vários modelos desse tipo de máquina, que podem ser adquiridos ou locados a partir da necessidade do cliente, visando a valorização das suas características e propriedades.
Outro elemento interessante, também produzido em ambiente industrial e que pode atuar em vários segmentos é a Hélice de alumínio. Esse tipo de material é bastante leve e traz várias características ao seu favor, como:
- Apresenta uma boa mecânica
- Possui facilidade em sua montagem
- É considerado versátil e eficaz
- Possui flexibilidade
- Estética sofisticada
O melhor no uso desse material é que ele possui diversas aplicações, como estar presente no resfriamento e refrigeração tanto de condensadores como de cabeçotes, assim como presente na ventilação e, ainda, para ajudar a retirar o calor em processos de exaustão.
Locação de equipamentos
Em ambos os setores, tanto agrícola como do segmento da construção civil, é comum realizar o uso intenso de máquinas e muitas delas são locadas.
Esse procedimento é adotado por reduzir gastos, dores de cabeça com manutenção, transporte, logística de instalação para cada peça e ainda poder utilizar equipamentos mais avançados tecnologicamente, trazendo mais precisão aos movimentos.
Um exemplo é a locação de retroescavadeira, uma máquina que pode ser utilizada tanto no campo como em uma construção, apresentando bastante resistência e tendo uma longa vida útil.
Para realizar a locação dessa e outras peças, a recomendação é buscar por uma empresa que possua boas referências e credibilidade no mercado.