Uma indústria tem diversos processos que são importantes para o desenvolvimento das produções e das operações. Para que as máquinas das indústrias possam funcionar de maneira eficiente, elas utilizam um conjunto de peças chamadas de engrenagens.
As engrenagens são importantes para que as máquinas consigam realizar os movimentos. Assim, é de suma importância verificar qual o tipo mais adequado para fazer o projeto. As engrenagens são produzidas pelo processo de usinagem que permitem que elas se formem de maneira adequada.
Quando se opta pela engrenagem correta, a máquina em que essa engrenagem está começará a usar menos energia para realizar um trabalho pesado, de forma que a tarefa também será feita de forma mais ágil.
Por isso, é de suma importância contar com as engrenagens para o setor industrial, seja para criação de correia dentada ou outros tipos.
Qual o objetivo das engrenagens?
As engrenagens, de forma geral, tem como objetivo fazer com que o movimento de um eixo rotativo a outro ocorra de maneira que haja uma configuração de rotação motora por meio de dois cilindros.
Assim, eles podem se tocar internamente e também externamente (como em um rolamento).
Com isso, a rotação sempre se dá por um eixo rotativo e um trilho, que ajuda a transformar um movimento que era de rotação em translação.
De maneira geral, as engrenagens ajudam a transmitir toda a potência que está em uma engrenagem para outra, tendo como objetivo a movimentação das peças da máquina, aumentando ou diminuindo sua intensidade.
No entanto, para que isso aconteça, existem inúmeros tipos de engrenagens que podem ser usadas, tanto para máquinas comuns como para equipamentos específicos, como a motobomba de engrenagem.
Tipos de engrenagens
Existem diversos tipos de engrenagens, cada uma adequada a um tipo de processo industrial, são elas:
1. Engrenagens cilíndricas de dentes retos
Essa engrenagem tem como objetivo ajudar a fazer variações na força e também na velocidade das rotações de eixos. Isso ocorre a partir de uma mudança no raio da engrenagem.
Sua característica é a de dentes retos, que ajudam na engrenagem e que são instalados nos eixos paralelos.
São fáceis de instalar e são uma das mais usadas no mercado. Exatamente por isso, ela possui diversas aplicações, sendo usados em:
- Motores;
- Relógios;
- Máquinas de lavar;
- Fabricação de trens e outros itens.
2. Engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais
Essas engrenagens possuem dentes helicoidais, ou seja, dentes inclinados.
Desse modo, seus dentes não são alinhados e nem paralelos ao eixo, ao contrário disso, são inclinados permitindo a formação de um ângulo entre o eixo e também o segmento dos dentes.
Essa engrenagem é importante porque se engatam pouco a pouco, ao invés de toda a face ao mesmo tempo.
O resultado é que gera um impacto menor e, consequentemente, gera uma operação mais silenciosa se comparada aos de dentes retos.
É mais comum nas indústrias automobilísticas, principalmente nas caixas de marcha, nas indústrias siderúrgicas, ferroviária, sempre sendo empregadas para ligação com grandes cargas e controles de velocidade.
3. Engrenagens planetárias
As engrenagens planetárias, de um modo geral, são um modelo que fazem parte de um conjunto de engrenagens que são usadas para a transmissão do torque do motor as demais partes da máquina.
Com isso, esse processo causa uma mudança na velocidade das máquinas.
O processo é formado por três tipos principais engrenagens. Uma delas é a engrenagem solar, a engrenagem anelar e também o conjunto porta planetária. Cada um deles tendo um papel específico dentro do conjunto.
Desse modo, a engrenagem planetária é formada por um eixo pinhão que faz o movimento giratório. O eixo é apoiado pelos mancais que, quando unidas em outras engrenagens, formam o que é chamado de conjunto planetário.
3. Engrenagens cônicas de dentes retos
Essa engrenagem tem um tipo de formato cônico e pode ser inclinada.
Para se ter uma ideia de sua importância, é possível dizer que, com ela, pode-se evitar emperramentos e também desencaixe.
A grande vantagem dessa engrenagem é que com ela é possível fazer uma mudança de direção (giro) e também de força. Assim, ocorre a transmissão de energia entre eixos com inúmeros ângulos diferentes.
Essa engrenagem não consegue suportar grandes velocidades e grandes cargas, por seus dentes não serem paralelos.
Dessa maneira, percebemos que as engrenagens são importantíssimas para o desenvolvimento das máquinas e dos processos e assim por diante.