Dê uma olhada em sua casa: seu talheres são de aço inox? Você tem um corrimão em aço inox na sala? Assim, você logo perceberá que a cozinha é o cômodo no qual o aço inoxidável domina o cenário; assim como acontece no ambiente industrial alimentício.

Por que será que isso acontece? A explicação é simples: não há material melhor que o aço inoxidável para contato com alimentos. Ele é higiênico, resistente, não corroe e não contamina os alimentos.

Superfície sólida garante higiene

A principal razão para isso é a camada lisa, protetora e sólida de óxido de cromo.

Isso garante que os equipamentos de aços inoxidáveis, como Tanque de aço inox, ​​sejam resistentes à corrosão. Especificamente, isso significa que o material de base não corroe quando entra em contato com alimentos (por exemplo, ácidos de frutas) e outras influências ambientais (como oxigênio e detergentes).

Além disso, o aço inoxidável é muito fácil de limpar, por isso os germes e as bactérias não têm onde atacar e a higiene aumenta significativamente.

Outra vantagem em termos de higiene é o efeito do aço inoxidável nos alimentos. Afinal, ele não deixa substâncias nocivas ou partículas e, portanto, não contamina ou altera os alimentos.

Isso faz com que o aço inoxidável seja a escolha número um para garantir que os altos padrões de higiene na indústria de alimentos e bebidas sejam respeitados.

A maioria dos contêineres, tubo inox e equipamentos de contato com alimentos em aços inoxidáveis ​​é fabricada a partir de aços inoxidáveis ​ tipo 304 ou 316.

O aço inoxidável 17% cromo-ferrítico (tipo 430) também é amplamente usado para aplicações como respingos, caixas e gabinetes de equipamentos, nos quais os requisitos de resistência à corrosão não são tão exigentes.

O elemento de liga mais importante dos aços inoxidáveis ​​é o cromo. O níquel também é adicionado ao cromo no aço inoxidável amplamente utilizado 1.4301, também coloquialmente conhecido como aço VA ou V2A.

Em seus talheres, muitas vezes você pode ver números como 18/10 ou 18/0. Esses números representam as proporções de cromo e níquel. 18/10 significa que este material contém em média 18% de cromo e 10% de níquel. Em contrapartida, o 18/0 é isento de níquel e tem um teor de crómio de 18%.

Não há limites geralmente aceitos em termos de teor de liga ao escolher o tipo certo de aço inoxidável para contato com alimentos.

A escolha do aço certo é, portanto, dependente das condições ambientais. A Barra chata inox ​​austeníticos (1.4301, 1.4404) são muito adequados para a maioria das aplicações na indústria alimentícia.

Afinal, nesse local há uma chance maior de corrosão, como com alto teor de sal (decapagem etc.), pode ser necessário recorrer a aços duplex. Apenas o 1.4305 com liga de enxofre não deve ser usado com alimentos.

Aplicações do aço inox na cozinha industrial

Desde o tanque de inox até o corrimão da escada, tudo é em aço inox devido suas especificidades. Ele é utilizado ainda em:

  • Recipientes;
  • Talheres;
  • Utensílios;
  • Bancadas;
  • Tigelas.

Por ser muito higiênico e não conter ranhuras que poderiam acumular germes e bactérias, seu uso é obrigatório por normas da Vigilância Sanitária.

Nesse contexto, até mesmo os grandes fornos industriais são de aço inox.

Riscos de corrosão para aços inoxidáveis ​​no processamento de alimentos

Caso o grau de aço inoxidável seja especificado corretamente para a aplicação, não deve encontrar corrosão.

O acabamento e a condição da superfície são muito importantes para o sucesso da aplicação dos aços inoxidáveis. Superfícies lisas não apenas promovem boa limpeza, mas também reduzem o risco de corrosão.

A corrosão por pite é caracterizada por poços profundos locais em superfícies livres.

A corrosão em fendas ocorre em fendas estreitas contendo soluções ou em recursos reentrantes nítidos em uma estrutura. Exemplos de locais potenciais para a corrosão sob fresta estão sob arruelas, flanges e depósitos de solo ou crescimentos na superfície do aço inoxidável.

A limpeza eficaz é essencial para manter a integridade do processo e prevenir a corrosão do aço inoxidável. A escolha do método de limpeza e a frequência da sua aplicação depende da natureza do processo, do alimento a ser processado, dos depósitos formados, dos requisitos de higiene, etc.

Os métodos de limpeza indicados para equipamentos de aço inoxidável são:

  • Água e vapor;
  • Esfrega mecânica;
  • Pó de limpeza e detergentes;
  • Soluções alcalinas;
  • Solventes orgânicos;
  • Ácido nítrico.

O equipamento de aço inoxidável geralmente contém juntas ou outros componentes que podem absorver ou reter fluidos. Estes líquidos podem ser concentrados por evaporação e pode ocorrer corrosão.

Enfim, o equipamento deve ser desmontado ocasionalmente para limpeza completa. Se o equipamento desmontado exibir corrosão (corrosão em fresta normalmente), as superfícies corroídas devem ser limpas., mesmo que seja um corrimão inox.