As indústrias utilizam diversos equipamentos e peças em sua linha de produção. Tais itens vão desde pequenas peças para compor maquinários maiores, até grandes produtos que ajudam na produção em larga escala e otimização do setor.

Além disso, se utilizam também de certos processos químicos para fortalecer as peças e gerar um produto mais firme e que responda de forma mais eficiente a demanda e a aplicação que ela terá.

Durante este artigo vamos abordar diversos equipamentos que são utilizados e empregados na indústria para aumentar a sua produtividade e ter um processo ainda mais escalável e que atenda as expectativas de um público que tem ficado cada dia mais exigente. Então mantenha-se atento no artigo até o final para entender diversas curiosidades desses ramos.

O processo de galvanização

Desde que o processo de cobrir uma peça com zinco (chamado de galvanização) foi descoberto. A partir daí, foi possível usufruir dos benefícios de peças com menos chances de corroer com o tempo e sofrer menos com as intempéries.

Esse processo é aplicado em diversos tipos de produtos, vamos entender melhor a aplicação de alguns deles.

Telha galvanizada

Dentre todos os produtos que passam por esse processo, a telha galvanizada é, com certeza, a que se popularizou mais rápido.

Isso se deve aos diversos tipos de benefícios que essa telha proporciona, pois é um produto que fica exposto a intempéries e, com a proteção de zinco, esse produto tem uma proteção extra, demandando menos manutenções e etc.

Além disso, esse processo não necessita de um tipo específico de material ou de forma, dando liberdade para a indústria realizar o procedimento de galvanização em todo tipo de telha, atendendo a demanda de qualidade e também a demanda estética que os clientes gostam.

Aço galvanizado

O aço galvanizado é outro material muito popular por entregar todos os benefícios do aço com a galvanização.

Esse procedimento feito no aço deixa o material muito propício a ser implementado em construções, principalmente nas partes basilares como fundações e vigas, empregadas geralmente na construção civil.

Esses materiais tornam a fundação muito mais preparada para receber o restante da construção, podendo aguentar qualquer tipo de estrutura que vir acima, dando muito mais firmeza e credibilidade para a construção.

Além desses materiais, existem muitos outros que passam pelo processo de galvanização e que são muito dissuadidos nas indústrias, por exemplo:

  • Chapas;

  • Tubos;

  • Treliças;

  • Dobradiças.

Como vimos, o processo de galvanização cria uma barreira de proteção extra que ajuda o produto a ter mais tempo de vida útil e ser empregado nas mais diversas aplicações.

Além dos itens abordados nos tópicos anteriores, vamos dar atenção e uma outra peça que não é galvanizada mas passa por um processo que o deixa com características semelhantes.

Latão

Esse material normalmente é utilizado para criar o tubo de latão, e o processo de fabricação é feito, basicamente, superaquecendo o cobre para que facilite a inserção de diversos materiais que irão fortalecer a sua liga, como zinco, outros metais e até mesmo pequenas quantidade de aço inox.

Esse processo gera um material muito resistente e barato, perfeito para aplicar em indústrias que necessitam reduzir os gastos sem perder a qualidade no material entregue aos clientes.

Locais de manipulação e jateamento

A partir de agora vamos dar uma atenção ao local em que esses produtos são manipulados e um método específico de manipulação.

O mais comum é que todos esses processos ocorram em um galpão industrial que tenha todos os maquinários necessários, tanto para a produção quanto para a proteção de todas as pessoas envolvidas com as etapas da produção.

Esses galpões normalmente possuem grandes áreas internas abertas que proporcionam liberdade para as peças e para a movimentação do pessoal, além disso, as paredes e o teto são construídos em materiais resistentes à corrosão e ao contato com material abrasivo.

Normalmente, é fácil encontrar um galpão para alugar em campinas e região que esteja preparado para receber todo o material necessário para uma fábrica que irá manipular os materiais abordados até o momento.

Jateamento abrasivo

Esse método é utilizado para dar formas rugosas a uma superfície ou até mesmo remover algum contaminante que esteja atrapalhando a utilização, é comumente utilizada em peças que passam por processos químicos ou que terão utilização nos galpões.

O jateamento abrasivo normalmente é feito via ar comprimido, mas pode funcionar por outros meios de dispersão de ar ou fluidos a alta velocidade em uma superfície.