No segmento industrial, as empresas lidam diariamente com uma grande quantidade de demanda e para conseguir atender os prazos que são estipulados pelos clientes é necessário ter um maquinário eficiente e prático, para que os funcionários possam executar as suas funções com segurança e rapidez.
Ter equipamentos e ferramentas potentes não é a única medida que as empresas precisam tomar para ter sucesso com os prazos, é muito importante investir em itens de transporte, para levar os produtos até o estoque ou local que ficarão até serem levados para o seu destino final.
Equipamentos que ajudam no transporte
O mercado de equipamentos que são destinados ao transporte de peças, materiais e produtos é muito amplo, já que, os instrumentos possuem muitos modelos, tamanhos, pesos e formatos diferentes.
Procurar informações sobre o funcionamento das máquinas que possam realizar o transporte na empresa é muito importante antes de realizar uma aquisição, pois, é necessário que o equipamento realize a movimentação dos produtos de forma prática, rápida e seja segura para o funcionário não correr riscos durante o manuseio.
Uma talha elétrica, por exemplo, consiste em levantar objetos pesados ou cargas de difícil locomoção. É uma maneira de conseguir movimentar os itens produzidos pelos funcionários ou peças que são usadas nos processos produtivos.
Esse equipamento funciona através da eletricidade e é usado para movimentar levantando ou abaixando itens importantes em diversos segmentos: oficinas, armazéns, estaleiros e ajuda até em processos de manutenções e limpezas de grandes ambientes nas empresas.
Grande parte dos modelos de talhas elétricas possuem um sistema de segurança que evita deslizamento de carga e acidentes inesperados no local de produção e transporte.
Plataforma elevatória é um equipamento muito usado no setor industrial e da construção civil e pode ser encontrada nos modelos tesoura ou articulada.
O principal objetivo da plataforma é possibilitar a realização de serviços, proporcionando ao funcionário acesso aos locais de difícil alcance, por exemplo, em alturas ou locais que tenham obstáculos que impossibilitam a realização dos serviços.
Consegue transportar máquinas, ferramentas, mais de uma pessoa e pode substituir andaimes com qualidade, garantindo a segurança dos colaboradores e dos itens que são colocados no espaço da plataforma aérea.
Um equipamento que facilita muito o transporte numa indústria é a ponte rolante, que é usada em içamentos, basicamente em elevação de cargas pesadas e produtos que não podem ser movimentados pelos funcionários.
É composto por vigas de aço resistentes, carro e uma talha que pode ser manual ou elétrica, dependendo da possibilidade de investimento da empresa.
As pontes rolantes podem ser fixas ou móveis, opção que ajuda muito no transporte, pois, independente do local em que os produtos precisam ser movimentados, a ponte consegue auxiliar no transporte.
Com o tempo e a frequência de uso, a ponte precisará de manutenções para não perder a sua capacidade de funcionamento.
Fazer a troca do trilho para ponte rolante é uma forma de evitar problemas que comprometam a movimentação do equipamento. Os trilhos são feitos de perfis de aço que servem como uma via-férrea que forma um caminho de rolamento e permite que a ponte possa fazer o transporte dos produtos.
Os trilhos são fixos e rodas metálicas auxiliam na movimentação. Para realizar a manutenção desse equipamento é muito importante procurar empresas especializadas nesse serviço, para conseguir realizar o reparo no trilho para a ponte rolante voltar a funcionar rapidamente e com eficiência.
A esteira transportadora é uma máquina constituída por duas ou mais polias que movimentam a superfície onde são colocados produtos, peças e materiais que são usados nos processos produtivos na indústria. É muito usada no setor de mineração.
A parte onde são colocados os itens para o transporte é feita de borracha, ponto interessante, porque não danifica o item durante a movimentação.
Investimento em segurança
Investir na contratação de profissionais de segurança do trabalho ajuda a evitar problemas com os funcionários em relação a acidentes e problemas de saúde, que podem acontecer, caso a empresa não realize investimentos em equipamentos de segurança a ações que ajudem a garantir boas condições de serviço aos funcionários.
Os benefícios que as empresas terão ao priorizar a segurança do trabalho são:
- Organização da produção;
- Redução de gastos com o funcionário;
- Aumento na credibilidade com os colaboradores;
- Diminuição no número de acidentes.
O Aumento da produtividade, a prevenção de processos burocráticos e prejuízos financeiros, são outros benefícios da segurança.
Portanto, contratar profissionais especializados em segurança do trabalho é uma forma de garantir que os colaboradores e os serviços de transportes aconteçam com segurança, qualidade e rapidez, assegurando assim o sucesso para as empresas do setor industrial.