O transporte de cargas é extremamente importante para a economia do país e para que possamos ter acesso a todos os produtos que fazemos uso no dia a dia.

Ao ocorrer uma greve dos caminhoneiros, por exemplo, é possível perceber a enorme importância que o transporte de cargas tem para o país.

O movimento de bens e serviços proporcionados pelo transporte é fundamental para que possamos ter acesso diário aos mais variados produtos e serviços.

Mas para que esse transporte funcione de maneira satisfatória no país, é importante que os caminhões contem com algumas peças e acoplamentos que fortalecem a capacidade do caminhão. Este artigo vai te mostrar algumas dessas peças e falar um pouco mais sobre o transporte de cargas no Brasil.

Peças e acoplamentos utilizados em equipamentos de carga

Quando o assunto é transporte de cargas, existem diversas maneiras de torná-lo ainda melhor e com capacidade superior. Isso é possível por meio de algumas peças, como, por exemplo, o elemento elástico para acoplamento.

Essa peça é utilizada para absorver os impactos, choques e vibrações decorrentes das máquinas e, também, para proteger contra rupturas e trincas provocadas pelo atrito entre peças metálicas.

É extremamente recomendada para contribuir com o alinhamento perfeito entre os eixos de uma engrenagem.

Mas além dessa peça, outra utilização muito comum é o acoplamento de laminas. Trata-se de peças que são responsáveis pela ligação de eixos rotativos radiais, angulares e axiais em máquinas que possuam alto desempenho.

Também evitam o desalinhamento praticamente inevitável decorrente de torque excessivo. A vida útil do acoplamento de lâminas é bem longa, além de se tratar de uma peça extremamente resistente contra ocorrências, como variação de temperatura, corrosão, choque mecânico, etc. Também existem inúmeras vantagens na utilização dessa peça, como:

  • Facilidade de instalação e manuseio;
  • Excelente custo-benefício;
  • Maior durabilidade;
  • Alta rigidez torcional.

Mas além desse acoplamento, outro bastante utilizado é o acoplamento de engrenagem. Esta é uma peça de ligação dos eixos rotativos, que regula os alinhamentos inevitáveis, sendo esses angulares, axiais ou radiais.

O principal uso dessa peça é em equipamentos industriais, máquinas utilizadas na construção civil, equipamentos utilizados em usinas, equipamentos usados em metalúrgicas, etc. Além disso, trata-se de um item fabricado com liga metálica e que oferece um alto desempenho.

A correia dentada também é bastante utilizada porque tem a função de coordenar a abertura das válvulas, de acordo com a posição da árvore de manivelas.

Quando a correia se rompe, é importante realizar uma retificação no cabeçote, no entanto, este serviço pode exigir um pouco mais de gasto.

Em caso de rompimentos com o veículo em alta velocidade, os prejuízos podem abranger, até mesmo, os pistões. Portanto o ideal é estar sempre de olho nessa peça.

O redutor de velocidade é um dispositivo mecânico também bastante utilizado. Sua finalidade é reduzir a velocidade de um acionador, por meio de eixos de entrada e saída, rolamentos, engrenagens e carcaça.

Trata-se de um dispositivo mais comumente utilizado quando há a necessidade de adequação da rotação do acionador para uma outra rotação requerida no dispositivo a ser acionado. No entanto, quando há a redução dessa rotação, o torque é aumentado.

Por fim, mas não menos importante, o mancal de rolamento também é bastante utilizado para servir de apoio fixo aos eixos que fazem movimentos giratórios.

Muitos equipamentos e máquinas possuem mancais para assegurarem a movimentação rotativa, evitando um alto nível de atrito.

Agora que você já conhece quais são as peças e acoplamentos mais utilizados, vamos falar mais um pouco sobre a importância do transporte de cargas no próximo tópico. Confira!

A importância do transporte de cargas

O transporte de cargas não é importante apenas no Brasil, mas no mundo. Tudo o que é produzido em um local, precisa chegar até outro, isso porque, cada região, estado ou, até mesmo, país, produz algo que o outro não produz. Para que seja possível um local ter acesso ao que o outro produziu, é necessário o transporte de cargas.

Nós temos acesso a uma enorme variedade de produtos dos mais variados segmentos, porque eles foram transportados até nós e até as lojas onde os compramos.

Se o transporte de cargas for interrompido, os supermercados, as lojas, o shopping e tantos outros estabelecimentos ficarão desabastecidos e nós seremos prejudicados.

Para garantir que o transporte de produtos não pare, diversas peças são utilizadas para melhorar a condição dos equipamentos que transportam esses produtos. Sendo assim, sem essas peças, não tem transporte, tornando-as uma necessidade indispensável.