Precisa otimizar os processos de logística e carregamento de produtos na sua indústria? Transportadores industriais têm muitos projetos e usos diferentes para isso. Os tipos de transportadores mais comuns são a correia transportadora, transportadores de rolos e rolos motorizados.
Esses equipamentos podem ser classificados como transportadores de piso (montados no chão) ou transportadores aéreos.
basicamente eles são usados para mover os produtos de um local para o outro, criar buffers e entregar produtos em sequência em um processo de produção, envase ou distribuição.
Os tipos mais comuns de esteira transportadora, utilizados na indústria, no comércio e no varejo, são:
- Transportador de correia;
- Transportador de rolos por gravidade;
- Transportador de corrente;
- Transportador de ripas;
- Transportador de rolamentos;
- Transportador de roletes;
- Transportador de rolos motorizado;
- Transportador de ripas;
- Transportador sob (para baixo);
- Sistemas de trole de vigas;
- Transportador aéreo;
- Transportador de potência livre;
- Transportador invertido;
- Plataforma elevatória.
Por que usar transportadores traz benefícios?
Engenheiros de produção incluem transportadores em suas instalações de produção por uma variedade de razões, como pode ser observado a seguir:
- Para transportar produtos que são muito pesados para serem levantados manualmente o que preserva a saúde ocupacional dos trabalhadores;
- Para mover simultaneamente um produto enquanto os operadores estão trabalhando nele, como um transportador de montagem final em uma fábrica de automóveis;
- Movem produtos do ponto A para o ponto B (para evitar perda de tempo de caminhada, ou para reduzir movimentos de empilhadeiras, plataforma articulada elétrica etc);
- Apresentar produtos a um robô para processamento ou para receber produtos de um robô que tenha sido processado;
- Para armazenar produtos entre processos ou na etapa final do processo;
- Para criar um buffer ou banco de acumulação (ou seja, um sistema de armazenamento flexível em que a quantidade de produtos armazenados possa ser menor ou maior, conforme necessário, para equilibrar o fluxo do processo);
- Para evitar danos aos trabalhadores devido a movimentos repetitivos e para evitar danos aos produtos causados pelo movimento;
- Para sequenciar ou re-sequenciar produtos entre processos.
Os transportadores, enfim, são um dos tipos mais flexíveis de equipamentos industriais e, quando corretamente especificados e instalados, podem melhorar drasticamente a produtividade, eficiência e segurança do trabalho.
Como escolher o tipo certo de transportador?
É preciso, inicialmente, conhecer as informações básicas do produto. É útil entender o papel produtivo que seu transportador desempenha.
Neste caso, podem ser avaliadas questões como a necessidade de mover as partes, armazená-las, sequenciá-las ou fornecer uma superfície de trabalho na qual elas serão trabalhadas.
Dependendo desses fatores, pode-se selecionar os vários tipos de transportadores disponíveis e ver quais deles podem fazer o trabalho e fornecer os melhores benefícios.
Em seguida vem as restrições. Embora os transportadores possam acrescentar muita produtividade, eles também podem atrapalhar outras operações, de modo que o espaço que ocupam precisa ser cuidadosamente considerado.
Isso fornece a entrada para o próximo ponto de decisão — local em que o transportador vai operar (piso ou estilo suspenso).
Os transportadores às vezes são categorizados como transportadores de piso ou transportadores aéreos, já que esse é um ponto de decisão importante.
Basicamente, os transportadores aéreos podem ter muitas formas diferentes, mas todos compartilham o benefício de que o transportador em si é montado acima da peça que está se movendo e, portanto, usam um espaço de produção que não é ocupado com outros equipamentos.
Isso pode permitir que o espaço da instalação se torne produtivo, como usá-lo para um buffer ou banco de armazenamento.
Se houver mais espaço disponível, os transportadores de piso podem ser mais adequados. Estes incluem transportadores de correia, transportadores de roletes por gravidade, transportadores de roda de skate e transportadores de ripas.
Considere, ainda, como o carregamento e descarregamento do transportador deve ser feito. Alguns processos exigem um posicionamento preciso da peça com uma talha manual (como para o carregamento ou descarregamento do robô).
Lembre-se, ainda, que a velocidade necessária e o investimento disponível podem direcionar a escolha para sistemas transportadores mais simples e mais acessíveis ou exigir linhas de transporte automatizadas mais sofisticadas.
Portanto, faça uma intensa pesquisa sobre os equipamentos oferecidos pelo mercado, conheça suas especificidades técnicas e quais dessas esteiras atendem as suas expectativas econômicas e necessidades de negócios.
Procure uma equipe de engenharia que possua uma profunda especialização no projeto, construção e instalação de equipamentos transportadores em fábricas de diversas regiões.
O processo começa com a garantia de que o tipo de equipamento transportador é apropriado para o produto, as condições operacionais e os volumes de produção. Pense nisso e bons negócios!