Toda indústria trabalha com máquinas equipamentos que podem ocasionar graves acidentes quando não passam por uma manutenção adequada, ou quando são operadas por profissionais que não estão preparados para trabalhar com determinado maquinário.
A responsabilidade sobre estes funcionamentos deve partir dos superiores, desde a diretoria, passando pelo setor de Recursos Humanos, até a observação dos supervisores de piso, que estão diretamente ligados aos operadores que trabalham no dia a dia das máquinas.
Responsabilidade sobre as máquinas
Para operar uma maquina de solda, por exemplo, é preciso que o funcionário tenha realizado um curso específico para aquele aparelho. Sem isso, ele pode se prejudicar, colocando a saúde em risco e, até mesmo, colocando a vida dos outros em perigo.
Por isso, é preciso que todos estejam aptos para a operação de cada equipamento de maneira correta, seguindo normas técnicas de segurança, além do uso de equipamentos de proteção individual.
O mesmo acontece com as ferramentas gerais, que são de uso coletivo e precisam ser usadas a todo momento dentro de uma indústria.
Elas precisam ser guardadas em lugares específicos, para que sejam encontradas quando seu uso for necessário. Em casos que as ferramentas não estão em seus devidos lugares, pode ocorrer o fato destas ficarem presas em máquinas e prejudicarem o andamento do processo na fabricação de produtos.
Por isso, o uso de caixas de ferramentas e cintas específicas para carregá-las pode ser uma ótima solução para que tudo fique em ordem dentro do ambiente de trabalho.
As máquinas industriais precisam ter trabalhadores responsáveis, que saibam operar de maneira correta, e reconheçam quando alguma coisa estiver fora do padrão.
Nestes casos, mecânicos poderão ser acionados para que identifiquem o problema e solucionem, sem que prejudique a linha de montagem ao qual está inserido todo o processo de fabricação dos produtos de cada empresa.
A responsabilidade sobras as máquinas está, não apenas na resolução de problemas, mas também na manutenção preventiva, aumentando a vida útil das máquinas. Estes ajustes podem ser realizados observando alguns pontos:
- Lubrificação constante das máquinas para proteção;
- Verificar as movimentações constantes entre os sistemas;
- O uso de produtos corretos para cada máquina;
- Limpeza após o uso, eliminando riscos de contaminação.
Detalhes que precisam de atenção
Alguns detalhes precisam ter total atenção quando tratamos de máquinas na área industrial. Muitas vezes, um simples aperto em um parafuso solto pode ser a solução para a trepidação constante em uma máquina de uso contínuo.
Outras vezes, é preciso ir mais a fundo, precisando anexar vedações que ajudam no melhor funcionamento das máquinas.
O uso da fita fibra de vidro é um dos casos que permite a vedação tubular. Por suas caraterísticas de suporte térmico, este produto pode ser aplicado em diversos equipamentos industriais.
Seu uso também pode ser realizado em fios elétricos, mesmo dentro da indústria, garantindo o isolamento contra as alterações climáticas e mantendo firme a ligação entre pontos de emenda.
O cilindro e rosca para extrusora é utilizado na fabricação de termoplástico, por isso suas características são definidas a partir do momento em que será definido qual o tipo que será fabricado.
Cada indústria pode trabalhar com diversos tipos de materiais, formas e tamanhos, ampliando sua aplicabilidade dentro do mercado de plásticos.
Atendendo aos apelos pela recuperação do meio ambiente, as indústrias estão pesquisando novos materiais que possam ser adaptados à rosca para extrusora.
A preocupação é com a decomposição do material plástico junto à natureza. As pesquisas têm avançado bastante, oferecendo ao mercado novos produtos biodegradáveis e mantendo a mesma qualidade e uso, como canudos e copos.
Denominado a cada um sua responsabilidade sobre as máquinas que funcionam dentro de uma indústria, fica muito mais fácil identificar os problemas e encontrar as soluções.
É importante observar que a automação facilitou a industrialização de diversos produtos e serviços, levando a humanidade a um novo patamar na cadeia de negócios.
Isso também se reflete na fabricação de produtos antes prejudiciais ao meio ambiente e, consequentemente, para a humanidade. Com as novas tecnologias e estudos sobre novos materiais que podem ser simpáticos à natureza, o desenvolvimento das máquinas dentro da indústria pode passar por uma nova revolução.
São pequenos detalhes que devem ser observados com cuidado e consideração por aqueles que estão buscando fazer a diferença.