A máquina de pintura eletrostática é o equipamento utilizado para fazer a lacagem, ou seja, uma pintura que reveste ferro, container, alumínio e demais metais através da aplicação de uma película em tinta em pó, disponível no mercado em diferentes cores.
A peça recebe o pó químico que possui uma carga elétrica oposta à peça, ou seja, isso permite que ele se fixe naquele metal. Depois disso, a peça é levada até uma estufa que aquece a tinta.
Por meio da pintura eletrostática, a peça permanece flexível, além de possuir uma pintura. O processo que envolve esse tipo de pintura começa dentro de uma cabine de pintura a pó.
Nesse momento, ela se derrete e depois se solidifica, resultando em uma película com características como bom acabamento, uniformidade e alta resistência.
Além da questão estética, para realizar as pinturas de materiais ferrosos é importante levar em consideração fatores como corrosão, temperatura e resistência mecânica.
Pois, normalmente, as peças de metais são usadas em diferentes ambientes, estando sujeito à impactos, a ações de agentes corrosivos, expostas a umidade, chuva, raios solares, entre outros aspectos. Sendo assim, a pintura precisa auxiliar na durabilidade da peça.
Esse tipo de pintura é realizada por meio de uma pistola para pintura. O uso desse equipamento resulta em uma economia da tinta, pois ele consegue controlar a quantidade de produto que é aplicado.
Além disso, o processo é realizado de forma mais ágil e eficaz, e a secagem também é mais rápida. Como a pistola consegue
Ao utilizar pistolas de pintura eletrostáticas de qualidade comprovada, em marcas destaque no mercado, que tenham distribuidores confiáveis, é possível obter uma economia considerável do uso de tinta, já que ele é controlado.
Além disso, o tempo de aplicação diminui em quase 50% e o tempo de cura, ou seja, secagem, também é mais rápido.
Como as pistolas já fazem o lançamento da tinta diretamente na superfície a ser pintada, a fixação é maior do que quando a tinta é passada por meio de um pincel, por exemplo.
Além da tinta utilizada na pintura eletrostática ser ecológica, outras vantagens que esse procedimento apresenta são:
- Alta proteção da superfície
- Bom acabamento
- Durabilidade
- Resistência a impactos
- Cobertura uniforme das peças
- Resistência à corrosão, aos raios solares e a altas temperaturas
- Flexibilidade
- Boa aderência
Outros tipos de pintura
Além da pintura eletrostática, existem no mercado diversas formas de se fazer uma pintura, como, por exemplo a pintura airless e a pintura com compressor.
A pintura com Airless é realizada por meio de uma maquina de pintura airless, que é um pulverizador específico de alta pressão que fica conectado diretamente na lata de tinta. Um bico ou pistola instalada na ponta da mangueira dessa máquina é responsável por expelir a tinta.
Nesse processo, não há ar no meio da transferência da tinta para o objeto pintado. Sendo assim, não ocorre desperdício de tinta, além de não haver formação de névoa.
Esse é um dos motivos que caracteriza a pintura airless como sendo uma opção econômica e que oferece uma alta qualidade do serviço. A pintura airless pode ser feita em diversas superfícies, como:
- Portas
- Janelas
- Paredes
- Teto
- Portões de metal
- Madeira
A pintura por compressor de ar é aquela que vemos na maioria dos casos, pois grande parte dos pintores ainda utiliza essa técnica. Durante esse procedimento, há um desperdício de cerca de vinte por cento de tinta, o que não ocorre na pintura airless.
Para que serve um container
O container é um equipamento muito usado nos canteiros de obras, servindo com instalações de funções administrativas, estrutura de escritório, banheiros, vestiários, entre outras, dependendo da necessidade de uma determinada obra.
Eles podem variar conforme a sua medida, como por exemplo, um container 40 hc.
Porém, todos eles são muito resistentes, independentemente da sua função em obras, como transporte ou até como elemento arquitetônico.
Um container dura, em média, vinte anos, dependendo dos fatores externos aos quais ele é submetido e também do tipo e peso da carga que ele transportou.
No caso da arquitetura, o container, podendo ser um container de 20, é usado como uma solução de baixo custo e, principalmente, por aqueles clientes que se preocupam com a sustentabilidade, pois para instalar um container, não há a necessidade de fazer serviços de terraplanagem e fundação, por exemplo.