Diferente de uma cozinha convencional, a cozinha industrial se faz fundamental para que seu empreendimento tenha sucesso.

Por questões como higiene, melhor atendimento e logística de produção, o modelo garante maior credibilidade e é encontrada em setores como restaurantes, hotéis, escolas, hospitais e lanchonetes, atendendo melhor à demanda que deve ser produzida em grande quantidade.

Com a devida adequação e itens específicos, a produção se torna mais agilizada e seus utensílios garantem uma cocção mais rápida e em maior quantidade.

Para a construção de tal, é preciso contratar o serviço de engenheiros e arquitetos especializados em cozinha industrial.

Isso porque, ao saber as devidas proporções e localizações estratégicas para cada equipamento, esses profissionais podem deixá-la o mais funcional possível.

Um piso antiderrapante, em cor clara e impermeável garante maior segurança que um assoalho de cozinha convencional, por exemplo.

Ter essa atenção se faz vital, já que o fluxo de pessoas trabalhando no mesmo local acaba sendo muito maior. Assim, é possível garantir maior segurança ao estabelecimento.

Também é preciso estar atento para uma melhor higienização das paredes. Isso porque elas também devem ser laváveis e possuir cantos arredondados, afim de ser usada como forma seladora, não acumulando fungos e umidade.

Outro item importante é que portas e janelas contem com redes de inseto como forma de proteção à pragas.

O ambiente deve ser uniformemente iluminado, com luminárias protegidas para que a temperatura do ambiente não seja alterada.

Itens necessários

Sacos para embalar a vácuo, batedeiras e balcões refrigerados são itens mais específicos e necessários, dependendo do intuito do projeto.

Portanto, é necessário saber diferenciar a cozinha de cada ramo alimentício, já que cada um possui uma dinâmica própria.

Entretanto, itens básicos para a montagem de qualquer cozinha industrial são:

  • Fornos e fogões;
  • Refrigeradores
  • Panelas grandes;
  • Coifas;
  • Armários;

É necessário se atentar também ao modelo de forno que será utilizado, já que este possui diversas variações de acordo com o intuito de cada ambiente.

O forno combinado, por exemplo, possui algumas prateleiras afim de preparar alimentos que necessitam de diferentes temperaturas para o cozimento.

Enquanto isso, o forno turbo possui uma ventoinha forçando a uniforme circulação do ar no interior do aparelho.

Invista em utensílios de aço inox

Prateleiras para cozinha e estante inox cozinha industrial são ótimas pedidas. Isso ocorre porque elas fazem uso de armários para o armazenamento de alimentos secos, perecíveis e não perecíveis, além do armazenamento de utensílios e outros equipamentos.

Podendo ser encontradas prontas ou encomendadas sob medida, as prateleiras possuem algumas variações, seja de tamanho ou planos, com rodas ou sem, dependendo da necessidade de seu estabelecimento.

Independente da quantidade de planos (espaços entre uma prateleira ou outra), eles possuem acabamento liso e dobras mecânicas reforçadas.

Montadas sobre pés tubulares e acabamentos termoplasmáticos, a outra opção é a escolha por planos gradeados, que diferentemente do liso, possui plano vazado.

Coifas, forno de convecção e salamandra auxiliam no ganho de tempo e preparo dos alimentos, além de evitar que as fragrâncias dos alimentos preparados se misturem. Vale frisar que é essencial que haja estações de preparo dos pratos.

De aparência moderna e elegante, a mesa de inox para cozinha industrial é altamente resistente a fissuras, imune a ferrugens e oxidação, corrosão e variações de temperatura.

Sua superfície lisa impede que a sujeira e outros microorganismos penetrem em suas saliências, impedindo a contaminação de alimentos e auxiliando na prevenção de doenças como possíveis intoxicações alimentares.

Com manutenção esporádica e de baixo custo, é altamente resistente à objetos pesados, também é livre de oxidação, tendo sua vida útil muito mais duradoura.

Com diversos modelos e utilidades, é necessário estudar suas opções para ter certeza de qual irá se adaptar melhor ao local de trabalho.

Caso seja necessário fazer o deslocamento dos equipamentos, mesas com rodas (ou também conhecidas como rodízios) devem ser consideradas.

Outra característica interessante é que esse modelo possuem travas de segurança para que não haja movimentos indesejáveis durante seu manuseio.

As mesas com cuba costumam ter entre 40 e 50 centímetros de espessura, têm lavatórios como diferencial, podendo ou não possuir uma bancada acoplada.

Também é possível optar por uma mesa com tampo liso ou espelhado na parte traseira, afim de prevenir o contato de alimentos e outros materiais entrem em contato com a área traseira da mesa.

A prateleira inferior é uma boa opção para auxiliar na necessidade de armazenamento de utensílios utilizados com frequência como misturadores e panelas, além de ajudar no equilíbrio e sustentação da mesa.