Muitas são as tecnologias presentes no mercado, colocando a cada dia um novo conceito sobre determinado assunto, desta maneira, é comum que se instale sistemas de cabeamento, interligando redes de computadores.
O problema, é que isso geralmente é feito de maneira improvisada, sem que haja o mínimo de observação as técnicas essenciais.
Assim, essa estruturação de maneira errada, chega a representar 70% de todos os transtornos que acontecem nas redes de computadores.
Desta forma, os vários modelos de sistemas, usam diversos tipos de cabeamento, assim seria mais fácil usar o cabeamento estruturado, que tem um padrão para conexões e cabos.
Ou seja, quando um novo equipamento é adicionado, esse sistema consegue suportar, não necessitando de uma nova instalação para isso.
Com baixa tensão no uso de dados, o cabeamento estruturado possui ainda pouca tensão, em controle predial de imagem e comunicação de voz.
Isso faz com que atenda os mais variados modelos de instalação por um longo período. O diferencial deste sistema, é que não exige modificação física.
Desta forma, proporciona aos locais onde são instalados, uma tomada universal onde possa ser conectado aos seguintes equipamentos:
- Computador;
- Rede local;
- Fax;
- Telefone;
- Sensores;
- Entre outros.
Esse modelo tem o objetivo de padronizar o cabeamento de residências e edifícios comerciais, não importando quais as aplicações que serão utilizadas neles.
Cabeamento de rede
A maioria das empresas do país, além de não investir em cabeamento estruturado, ainda não possuem projeto para expansão do parque tecnológico. Mas, você sabe o que é cabeamento estruturado?
Bem, uma empresa de cabeamento estruturado, faz o tráfego de todos os sinais elétricos, seja vídeo, dados de telefonia ou áudio.
O interessante, é que o cabeamento fica independente ao design do ambiente, uma vez que baseia-se na padronização de meios de transmissão e interfaces.
Além de poder fazer mudanças de maneira rápida, com o cabeamento estruturado é possível realizar implementações e manutenções de maneira eficiente.
Esse projeto é tão funcional, que para realizar qualquer alteração, é necessário seguir um padrão elaborado para administrar, além disso, toda mudança deve ser documentada.
Assim, evita-se erros em relação às tomadas, usuários e cabos. O sistema é instalado, por baixo de canaletas, dutos e pisos.
Evitando que pessoas pisem em cabos e desligue acidentalmente os dispositivos. Quando bem estruturado, o cabeamento pode durar até dez anos.
Cabo de rede
Para quem não sabe, o cabo de rede é o meio mais utilizado para envio e recebimento de dados entre computadores. Algumas redes utilizam apenas um modelo de cabeamento.
No entanto, outras redes podem usar diversos tipos. As empresas, geralmente, utilizam três deles. Há o de fibra óptica, que possui alta capacidade para receber e enviar informações.
Possuindo um núcleo de vidro ou fibras de sílica. Esse modelo usa sinal de luz, conseguindo manter um pacote de dados que trafegam por longas distâncias, sem a necessidade de ampliadores de sinal ou repetidores.
O diferencial apresentado pela rede de fibra óptica, é que são imunes a interferências eletromagnéticas, além disso, quase não há necessidade de manutenção.
Outro modelo, é o cabo de par trançado, sendo um dos mais usados no mundo. Seu núcleo pode tanto ser feito por um conjunto de fios elétricos de cabo de cobre ou aço coberto por cobre.
Assim, eles são recobertos por plástico isolante e entrelaçados como uma trança. É por isso, que são tão resistentes, sendo utilizados em execuções longas como no cabeamento estruturado.
Existe ainda, o cabo coaxial, que possui um único fio metálico condutor de sinais eletrônicos, sendo usado para sinais televisivos e também para ligação de dados via internet.
No entanto, esse tipo costuma ter instalação mais complexa, porém, barra rapidamente interferências eletromagnéticas pois, possui estrutura de plástico e proteção metálica.
Cabo multivias
O cabo multivias é muito usado em cabeamento, sendo responsável por fazer o comando de operações.
Ele tanto pode ser fabricado com o intuito de ser resistente à tração, como flexível, com diferentes bitolas e cores em um mesmo cabo.
Bem, o cabeamento estruturado é a melhor maneira de padronizar os sistemas de cabeamento. Pois, você provavelmente não precisará fazer manutenções, não terá falhas no sistema e nem correrá o risco de perder dados.
E se necessitar fazer qualquer alteração, isso poderá ser feito facilmente. No entanto, lembre-se de contratar uma empresa especializada, que possua os materiais elétricos necessários.