Para compreender mais sobre como funcionam as conexões pneumáticas, primeiramente, é muito importante saber o que são os sistemas pneumáticos.
Afinal, as conexões são partes fundamentais dessas estruturas, que atuam por meio de emprego do ar comprimido, que atua sob a movimentação dos pistões, ou eixo, devido à força empregada.
Entre as vantagens de usar esses sistemas, estão os seguintes pontos:
- Não é nocivo ao meio ambiente;
- Fácil armazenamento;
- Não possuem riscos de faísca em atmosferas explosivas;
- Apresenta facilidade de obtenção.
Por outro lado, como qualquer tipo de sistema, há também os lados apontados como negativos.
Um ponto que recebe destaque, é que o ar apresenta a umidade, devido ao vapor, que pode se condensar ao longo da linha pneumática, porém, dependendo da situação de temperatura e pressão ao longo da linha.
Caso não exista um sistema adequado para retirar a água, é possível que corrosões acometam severamente as tubulações, que normalmente são de cobre, aço liga e latão.
É neste ponto que as conexões pneumáticas podem ser compreendidas de uma maneira mais clara. Afinal, são peças utilizadas para conectar seções de mangueiras e tubos neste sistema apresentado.
Conheça mais características das conexões pneumáticas
As conexões pneumáticas são categorizadas de acordo com o tipo de conexão realizado e, consequentemente, na função desempenhada.
Normalmente não exigem preparação específica do tubo, pois podem dispensar ferramentas no momento de montagem, que, geralmente, é classificado como simples.
Além disso, podem ser encontradas em diferentes materiais, como em metal e plástico. Entre as opções encontradas de metal, estão materiais como latão, alumínio, aço e aço inoxidável.
Já no caso dos polímeros sintéticos, comumente são usadas fluororresinas como fluoreto de polivinilideno e politetrafluoretileno.
Ao abordar as diferenças entre esses tipos de materiais, grande parte dos pontos estão relacionados a resistência.
No caso dos metais, apresentam grande resistência contra a corrosão, naturalmente, o nível varia entre eles. O cenário dos polímeros tem maior relação com a resistência a altas temperaturas e ozônio.
Há ainda as conexões de compósitos, uma alternativa que consiste nas combinações de materiais, por exemplo, grafite e carbono. Assim como os polímeros, apresentam grande resistência química.
O que é atuador pneumático?
O atuador pneumático, basicamente, converte o ar comprimido em trabalho mecânico. Eles são categorizados em dois tipos: lineares e rotativos, de acordo com os movimentos que realizam. Entre os atuadores lineares estão elementos como:
- Atuador de simples ação retorno por mola;
- Atuador de dupla ação sem amortecimento;
- Atuador de dupla ação com amortecimento ajustável ou fixo;
- Atuador sem haste;
- Atuador de impacto.
Comumente, ao procurar por atuador retorno por mola ou algum outro tipo de atuador, as informações apresentadas podem ter termos diferentes, como “cilindro” ao invés de “atuador”.
As maneiras de atuação entre tais cilindros, naturalmente, são distintas.
Por exemplo, no primeiro caso, que é o cilindro de simples ação, ele consiste em um pistão com uma mola, quando a pressão é reduzida, a mola volta ao pistão.
Já o cilindro de dupla ação, atua por meio do ar comprimido nos dois sentidos, porém, aponta-se que a força de avanço seja maior do que a de retorno.
No que diz respeito aos atuadores rotativos, atuam alterando o movimento linear do cilindro de dupla ação, em um movimento rotativo que apresenta ângulo limitado de rotação.
Diferentemente de outros tipos, podem ser usados em condições mais exigentes. Além disso, apresenta fácil manutenção devido à sua construção simples.
Qual é a função do registro de esfera?
No caso de aplicações pneumáticas, o registro de esfera desempenha um importante papel para os fluxos, já que é capaz de abrir ou fechar.
Neste cenário, comumente recebem o nome de válvulas pneumáticas, pois influenciam o fluxo do ar comprimido.
Existem diferentes tipos, que podem ser direcionamentos ao bloqueio do fluxo de ar, direcionamento, influência na pressão ou vazão do ar. Podem ser aplicados em conexoes pneumaticas latao, alumínio, aço, liga, entre outras.
No entanto, os registros também são comumente usados em outros sistemas, como os hidráulicos e também servem para gerar impacto no fluxo, neste caso, de água, já que geralmente são usados para bloquear ou liberar a passagem.
O mais utilizado é o registro de esfera pvc, em diferentes áreas, como a indústria, comércio e sistemas residenciais.