Independente do setor industrial, a estrutura é à base do empreendimento, pois tem o dever de sustentar e proteger o ambiente. Por isso, o elemento precisa ser resistente, reforçado e funcional.

Ao longo dos anos, a tecnologia usada nos diversos tipos de telhado industrial e coberturas, evoluíram a ponto de ser uma das partes principais de qualquer edifício.

Atualmente, é possível encontrar diferentes modelos de coberturas, que podem ser mais leves, resistentes aos impactos e facilidade de instalação.

Ou seja, o elemento é fundamental para qualquer tipo de empresa, especialmente para as que fazem parte do setor fabril.

Por conta disso, separamos o melhor conteúdo, para que você tenha uma estrutura melhor para a sua indústria. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos.

Estruturas evoluídas

Acompanhando a evolução da estrutura metalica, o sistema de fixação também mostra inúmeras melhorias, permitindo que grandes telhados sejam montados sem nenhum tipo de problema com o encaixe de cada telhado.

No Brasil, por exemplo, o recomendado é utilizar as telhas metálicas, visto que é a melhor opção, pois não enferruja e não apresenta maiores desgastes.

Este tipo de telha, por sua vez, é utilizado desde a década de 50, uma vez que apresenta grande resistência frente aos acontecimentos naturais, como chuva e granizo, no caso.

Portanto, a escolha proporciona maior durabilidade e, consequentemente, menor custo com manutenção. Entretanto, ainda é viável usar as telhas mescladas com alumínio e aço.

Mas, neste caso, a melhor aplicação seria para galpões. Sendo assim, o espaço não será igualado apenas a um tipo de telhado.

Pois, é preciso designar os objetivos do galpão, antes de tudo. Abaixo, veja os principais tipos de telhados para a indústria.

Telhas simples

Conhecido com um dos melhores telhados, as telhas simples são confeccionadas a partir de aço ou até mesmo alumínio.

Neste contexto, as telhas compõem um telhado por meio de ondulações, que podem ter diferentes acabamentos.

Em suma, esse tipo de telhado pode ser usado para diferentes tipos de galpões, mas em casos mais simples mesmo.

Telhado termoacústico

Para fábricas e galpões, o sistema termoacústico pode ser montado a partir de uma estrutura de metal para telhado.

Em geral, este tipo de elemento é indicado para locais onde as máquinas emitem muitos ruídos sonoros. Por isso, o telhado precisa ser termoacústico.

Ademais, este tipo de telhado pode ser aplicado em locais que exijam silêncio, até mesmo em casas e ambientes fechados.

Neste caso, as telhas usadas possuem o interior composto por materiais termoisolantes, como poliestireno e poliuretano. Deste modo, o material e espessura são responsáveis pelo fator de contenção de ruídos.

Assim como foi mencionado há poucos, este tipo de telhado é suspenso por uma estrutura feita com vigas de aço cortadas, que garante a qualidade e autonomia durante a obra.

Telhado roll-on

Neste caso, treliças são dispostas paralelamente, servindo como o apoio da estrutura. As bobinas contínuas são desenroladas, resultando na criação de canais por toda a extensão do telhado.

Esse tipo de telhado é geralmente encontrado em prédios mas, ainda podem ser usados em galpões de fábricas, caso estes apresentem grandes estruturas.

Qual o melhor tipo de estrutura?

A escolha do melhor tipo de estrutura, bem como telhado, vai depender do objeto da indústria. Além disso, o elemento representa boa parte da resistência da edificação, assim como será responsável por inúmeras questões, como:

  • Capacidade de absorver ou refletir luz e calor;
  • Manutenção da estrutura;
  • Contenção de ruídos;
  • Entre outros.

Ainda é preciso ter saber que a escolha do telhado deve ser feita de acordo com as técnicas de um profissional.

Portanto, o recomendado é, no momento da compra de materiais, perguntar para quem entende ou até mesmo pesquisar na internet.

No ato da compra de projetos e modelos, o recomendado é escolher por um telhado pré-definido, que será usado na edificação.

Em contrapartida, se for necessário algo personalizado durante a obra, o uso do telhado pré-estabelecido é inviabilizado.

Procure por especialistas

A dica final deste artigo, consiste na procura por especialistas que possam indicar estruturas metálicas, telhados e demais equipamentos necessários para a infraestrutura da sua indústria.

Ademais, existem inúmeras variáveis que influenciam no momento da escolha de cada modelo. Ainda assim, uma escolha errada pode resultar em prejuízos e gastos desnecessários.

Portanto, a melhor maneira de escolher a estrutura exata para a construção, é buscando por quem entende do negócio, assim como mão de obra e equipamentos qualificados.