As peças industriais necessitam estar sempre em perfeito estado, para que o funcionamento da fábrica possa acontecer. Por isso, as revisões de checagem são indispensáveis e devem ser feitas com frequência.

O cuidado com as peças e equipamentos vai muito além do conserto de possíveis defeitos, inclui a limpeza e se certificar de que a máquina opera no máximo de seu potencial.

Você conhece o banho de ouro técnico?

O ouro é um metal valioso, muito popular em todo o mundo, que desde tempos muito antigos chama a atenção por sua beleza.

No entanto, há muitos outros aspectos do ouro que são positivos além da beleza. O banho de ouro é muito conhecido por ser usado na fabricação de semijoias.

E é uma técnica muito antiga, usada pelas civilizações desde antes de Cristo. O que muitos desconhecem, porém, é que peças industriais podem ser banhadas a ouro.

Isso acontece porque, esse metal precioso confere às peças maior condutividade elétrica, soldabilidade e durabilidade, possuindo um alto índice de resistência ao desgaste causado pelo tempo.

Pensando por esse lado, banhar peças faz mais sentido do que banhar joias, por possuir diversas vantagens funcionais e não apenas estéticas. As indústrias que se valem do banho de ouro para peças são:

  • Elétrica;
  • Eletroeletrônica;
  • De comunicações;
  • Aeronáutica.

Nesses casos, o ouro é chamado de técnico e conta com ligas de outros metais na sua composição. Contar com o material, garante menos preocupação com a manutenção das máquinas e alavanca a qualidade dos processos.

Saiba mais sobre o jateamento de peças

Esse processo implica em utilizar compressores de ar, para criar um jato de alguma substância sobre alguma superfície. A técnica é usada em diversas áreas e a industrial é uma delas.

O jateamento industrial também é chamado de jateamento abrasivo e é responsável por erodir determinada superfície, na maior parte das vezes, com o objetivo de preparar para a aplicação de pintura anticorrosiva.

Esse procedimento é feito em estruturas metálicas, essenciais para processos industriais ou em peças. O ima empresa de jateamento industrial, conta com compressores de ar.

Poderosos para realizar esse procedimento e com material anticorrosivo para a pintura, o mais comum sendo o óxido de alumínio. Assim, eliminam-se ferrugem, contaminantes, trincas e rachaduras, proporcionando uma superfície lisa ou rugosa perfeita.

Quais equipamentos podem ser jateados? Itens metálicos, que podem ser feitos de aço, ferro ou mesmo de alumínio se beneficiam bastante desse tipo de pintura.

Sua vida útil aumenta em muito tempo e o acabamento é um diferencial positivo. No geral, há outros tipos de jateamento.

Estes que não são objetivam levar mais durabilidade e nivelar a textura, como é o jateamento de vidro, muito usado para fazer box de banheiro fosco.
Descubra as aplicações da resina

A resina usada no segmento industrial, serve para endurecer peças e equipamentos. De fabricação sintética, ela é frequentemente usada para proteger circuitos elétricos, fabricar tubos e canos e para elaborar fibras.

Por exemplo, a resina de poliester transparente fica muito resistente, quando misturada com fibras de vidro, tendo o poder de tornar peças e equipamentos mais duráveis e bem conservados.

Há diferentes tipos disponíveis para esse tipo de uso:

  • Ortoftálica;
  • Tereftálica;
  • Isoftálica;
  • Bisfenólica;
  • Ester-vinílicas.

O que todos esses tipos, possuem em comum é que a resina liquida endurece, apenas quando em contato com o catalisador.

E essa propriedade é o que a torna tão útil para diversos setores industriais. O manuseio da resina é livre e permite a colocação das camadas necessárias.

Até que se adicione os aceleradores e, então, ela se torna gelatinosa e endurece. Esses três serviços, implicam em aplicar camadas sobre os equipamentos ou peças: de ouro, de material anticorrosivo ou de resina.

Isso mostra que a principal preocupação dentro do segmento industrial, é a qualidade dos materiais e que há diversos cuidados opcionais, para quem procura evitar possíveis defeitos ou quedas de desempenho.

Procure por empresas que trabalhem com as tecnologias mais recentes e que contem com um time de profissionais especializados no ramo de confiança.

Alguns dos processos citados, podem acabar danificando os materiais se mal executados. Por muitas vezes, é preciso se preocupar com altas ou baixas temperaturas.

Com diferentes níveis de pressão e tantos outros fatores, que demandam medidas preventivas diferentes. A dica é sempre estar bem informado sobre os serviços oferecidos pelo mercado.

E sobre as suas vantagens e desvantagens. Investir na prevenção é sempre mais aconselhável do que lidar com problemas.